Duelo de nomes - Joaquim vs Valentim

em 31/05/19



Benjamim e Valentim estão há anos nas minhas listas de recomendações e foram alvo de um dos primeiros duelos aqui no blog. Na altura, Valentim era mais popular - o que, de certa forma, me parecia normal. Valentim vinha no seguimento da popularidade de Martim e estava em consonância com a maior popularidade de Vicente e Lourenço - e achei mesmo que os acompanharia na cavalgada ranking acima, mas não aconteceu com a mesma expressão. Na lista mais recente, Valentim surge na 47.ª posição, tendo sido escolhido para cerca de 150 meninos. 
Hoje, olho para Joaquim com a mesma expectativa com que encarava então Valentim: é um nome que segue as pisadas dos nomes mais usados nas gerações mais recentes, já está nos radares dos pais e vai ao encontro daquilo que eu acredito ser a nova tendência dos nomes masculinos. Porém, creio que Joaquim passou por uma fase complicada, tendo até sido encarado como um nome grosseiro e não sei até que ponto isso poderá atrasar o seu regresso em pleno às maternidades. Neste aspecto, creio que o seu percurso se assemelha um pouco ao de Sebastião... mas esse duelo fica para depois! 
O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:


11 comentários:

  1. Valentim.

    Pra mim Joaquim é nome de velhote.

    ResponderEliminar
  2. Joaquim não gosto muito, apesar de achar bastante elegante. Já de Valentim gosto imenso! Especialmente como segundo nome. Acho que dá uns compostos bastante interessantes!

    ResponderEliminar
  3. Joaquim não me agrada. Não é pelo tom grosseiro (eu não acho que seja) é mais pelo facto dos diminutivos (Quim, Quinzinho, Quinzito).
    Valentim já gosto mas não adoro. Referiu Sebastião e esse nome é lindo. Adoro-o.

    ResponderEliminar
  4. Felipa que maldade rs, não posso escolher nenhum dos nomes sou apaixonada por Joaquim e tenho uma paixão escondida por Valentim. Sinto muito impossível decidir.

    ResponderEliminar
  5. Valentim. Joaquim é daqueles nomes, que nem com beijinhos, eu consigo gostar. Acho até pesado para uma criança.

    ResponderEliminar
  6. Gosto de ambos, são nomes "originais" hoje em dia, mas ao mesmo tempo não podiam ser mais intemporais.

    ResponderEliminar
  7. Esta foi fácil! Valentim é dos meus nomes preferidos de sempre para menino!

    ResponderEliminar
  8. A actriz Helena Costa vai ser mãe de gémeas, cujos nomes já revelou: Maria do Mar e Mercedes.

    ResponderEliminar
  9. Não consigo gostar de Joaquim. Andei na escola com uma Ana Joaquina e todos lhe chamavamos Quina. Era inevitável. Ela habituou se. Eu acabo por não conseguir desassociar Quim a Joaquim e Quina a Joaquina. Por isso prefiro Valentim. Até pq consideramos Valentina pro nome da nossa filha na altura

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)