Nestor - OK ou KO?

em 26/09/19


O que é que acham de Nestor, nome presente na mitologia grega e que significa "o que retorna auspiciosamente"? Esta pergunta talvez faça mais sentido para o público brasileiro, bastante apreciador de Vítor, que nos últimos 20 anos tem usado bastante o nome Heitor, que está absolutamente rendido a Artur, e que agora vê Noah surgir em força. Tenho visto várias vezes Heitor associado a Lavínia e, em teoria, acho que Nestor ainda soa melhor; Helena & Nestor e Vitória & Nestor também me agradam, mas não sei se Nestor soará de forma tão fresca, uma vez que se usou no Brasil sobretudo na década de 50 e poderá parecer datado! Orientem-me! 
Eu estudei com um Nestor e também com um Trevor mas, se a memória não me atraiçoa, ambos tinham nascido fora de Portugal e são raríssimos por cá. 

11 comentários:

  1. Já conheci alguns "Nestor" em Portugal, todos com idade para cima dos 50 anos, Heitor a mesma coisa. Tenho dúvidas que se tornem populares, ambos os nomes são famosos por causa da guerra de Tróia, pessoalmente prefiro que Ulisses e Penélope sejam mais utilizados.

    ResponderEliminar
  2. Concordo que seria um nome mais facilmente usável no Brasil.

    Não o acho feio, penso que até combina bem com muitos outros nomes. Mas não me imagino a usá-lo.

    Prefiro Heitor e Artur.

    ResponderEliminar
  3. Acho OK :) Nunca pensei muito em Nestor, mas acho-o querido e humilde, e gosto disso num nome.

    De Vítor não gosto. Heitor também acho ok, mas já não me transmite a parte de "querido e humilde". No meu ranking pessoal, Nestor está acima dos outros dois :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido! Não me fascinou de forma alguma mas pode ser só de ser novo...

    ResponderEliminar
  5. A primeira vez que ouvi Nestor foi na novela Alma e Coração (SIC), personagem do actor Manuel Cavaco. Inevitavelmente, associo o nome à imagem que tenho do actor — parece-me simpático, afectuoso, humilde.
    Não gosto de Heitor. Acho que Vítor ainda soa muito datado, só conheço Vitor's acima dos 30 anos. E vá, no norte é sempre Bítor, o que me afasta sempre de nomes começados por V.
    Finalmente, não me parece que considerasse Nestor para um filho, tal como não consideraria Vítor e muito menos Heitor. Mas não desgosto de Nestor, acho que tem potencial.
    Ah! Gosto muito de Artur.

    ResponderEliminar
  6. Nestor ? Realmente só associo as novelas brasileiras. Nunca conheci nenhum. Nem pensava que era um nome português. Não sei se gosto. Vítor tenho um tio e um primo todos acima dos 50 anos. Mas estudei com um Vítor Hugo.

    ResponderEliminar
  7. Todos nomes feios mas Nestor consegue ser o pior.

    ResponderEliminar
  8. Nestor aqui no Brasil é muito datado! E a maioria das pessoas torce o nariz pra esse nome...

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho um primo emprestado com esse nome, deve ter os seus 40 e poucos anos. Mas não gosto mesmo nada do nome. Faz-me lembrar Nestum.

    ResponderEliminar
  10. O meu marido tem um tio Nestor que na verdade é António (ou Manuel, na verdade não sei pq ele é o tio Nestor) porque não permitiram aos pais registar Nestor (o senhor terá à volta de 60 anos). Pessoalmente gosto do nome, soa-me bastante português (apesar de não o ser) e ao mesmo tempo fora do comum.

    ResponderEliminar
  11. Nestor é OK para mim.
    É uma alternativa "fora da caixa" para quem procura nomear uma criança com um nome curto, forte e marcante.
    Apreciar nomes é uma mistura de cultura, hábitos, preconceitos e modas... Nestor não é diferente! Num país com milhões de pessoas com nomes de origem grega, Nestor seria apenas mais um.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)