Quando percebi que estávamos a deixar para trás os nomes medievais, senti alguma tristeza por todos os nomes que tanto me agradaram e que não chegaram a cativar os portugueses mas sinto um entusiasmo renovado enquanto tento identificar os nomes que podem vir a agradar aos portugueses ao longo da próxima década. Já temos falado de alguns e hoje regresso uma vez mais a Elisa e Lúcia, dois nomes bastante delicados que também se enquadram no grupo de nomes que já são olhados como certezas.
De momento, Elisa encontra-se no top 100, de onde não se tem afastado muito nos últimos vinte anos; Lúcia não está muito abaixo e estão apenas separados por dez registos, mas depois de algumas décadas de sucesso [208 registos em 1990], Lúcia perdeu popularidade e está desde 2010 abaixo dos cinquenta registos anuais.
Gosto mais de Lúcia.
ResponderEliminarGosto muito de ambos. Nem sei qual escolher!
ResponderEliminarElisa, sem dúvida para mim!
ResponderEliminarO meu preferido é Lúcia mas gosto muito mais da versão luzia, que é um dos meus nomes preferidos e também é muito pouco comum.
ResponderEliminarMinha doce Elisa!
ResponderEliminarNão gosto mesmo nada de Elisa..
ResponderEliminarVoto em Lúcia.
Adoro Elisa! É daqueles nomes que considero perfeitos e penso que pode vir uma opção um dia que tenha uma filha. Foi uma escolha fácil. Lúcia não me diz muito.
ResponderEliminarPrefiro Elisa, gosto muito :)
ResponderEliminarElisa, sem dúvida!
ResponderEliminarNão consegui votar :p
Muito obrigada pelo alerta, programei mal o encerramento da sondagem, mas agora já funciona! :D
EliminarSem pestanejar, prefiro Elisa ;)
ResponderEliminarCarla
Sem a menor dúvida, Elisa. Não gosto de Lúcia. Está muito associado aos pastorinhos de Fátima e também não me agrada a sonoridade. Elisa é muito doce, muito mais do que Alice ou Emília, nomes com os quais partilha algumas parecenças formais.
ResponderEliminarPrefiro Lúcia, mas fica a curiosidade: o que é que faz a Filipa pensar que estamos a deixar para trás os nomes medievais?
ResponderEliminarTambém fiquei curiosa em relação ao mesmo assunto.
EliminarSeria interessante explorar que nomes medievais poderiam regressar à lista dos mais escolhidos pelos portugueses... Quais serão os nomes que, no seu ponto de vista, têm maior potencial para tal?
Sinto que agora os portugueses estão mais voltados para nomes vintage, que eu costumo colocar na categoria de "nomes simples". Nota-se sobretudo nas meninas, com destaque para Clara, Alice e Olívia; nos meninos não é tão visível, mas há um interesse cada vez maior em Benjamim, Xavier e Matias. Estes nomes também podiam ser encontrados nos tempos medievais e de certa forma também surgem em força porque não destoam muito do que era usado até aqui, mas os pais que os escolhem não já não estão focados nos nomes aristocráticos.
EliminarAlguns nomes medievais que eu gostaria de ter visto mais:
Branca
Domingas
Eugénia
Guiomar
Iria
Jacinta
Luzia
Máxima
Mercês
Úrsula
Jerónimo
Lopo
Romão
Sancho
Silvestre
Zarco
Gosto muito da sua lista, eu adicionaria:
EliminarEsperança, Laila, Esmeralda, Lucrécia, Lorena, Moor
Gusmão, Melchior, Roque, Tomé, Leão
Elisa!!
ResponderEliminarConheci uma Elisa irmã de uma Aurora. Um par engraçado, não?
ResponderEliminarvoto em Elisa, acho um nome muito musical. Lúcia acho datado, prefiro Luciana.
ResponderEliminarGosto mais de Elisa :)
ResponderEliminarNão gosto muito de Lúcia sozinho, mas amo o composto Carmem Lúcia ^^
Votei em Lúcia.
ResponderEliminarGosto muito deste nome não só pela sua origem e significado mas também porque está intimamente relacionado com a cultura e religião portuguesas. Para além disso aprecio a sonoridade do nome e é possível idealizar nomes compostos muito bonitos com o mesmo.
O facto de não ser uma escolha comum nos dias actuais é outro dado a favor: mais exclusivo.