Anos luz: Mariana & Ana Maria

em 08/08/19


Tenho imensas tias, quase todas têm Maria no nome e por isso fica de fora destas contas, mas o nome mais repetido naquelas que me são próximas é Mariana. Creio que é um nome muito consensual, que se foi impondo como uma alternativa mais moderna a Maria, e não espanta que nos últimos vinte anos tenha conseguido substituir Joana nas preferências dos portugueses. Para terem uma ideia da sua popularidade, está no top 10 desde 1994 e só no ano passado é que baixou do patamar dos mil registos anuais. Mariana é já um clássico contemporâneo, sendo um nome transversal. Longo, delicado e muito feminino, é mais que certo que Mariana não vai deixar de se ouvir num futuro próximo. 
E se Mariana se mantém tão jovial e cheio de vitalidade, Ana Maria parece condenado à extinção. É exagero, ainda foram registadas cerca de 50 em 2014 mas, por comparação, parece demasiado antiquado. Pessoalmente, gosto muito mais de Ana do que de Maria - e juro que não é por ser o meu nome. Hoje então, face à popularidade de Maria, sinto-me sempre tentada a perguntar aos pais se ponderaram usar Ana, mas depois lembro-me que a probabilidade de este ser o nome da mãe ou de uma tia é gigante e rendo-me às evidências de que é uma batalha perdida. Mas sou a primeira a admitir que, apesar de ser quase a mesma coisa, Mariana & Ana Maria não têm nada a ver. Não o acho feio, longe disso, há tanto nome feio em circulação, mas parece-me pouco apelativo, quase monástico. É, estão a anos luz. 

14 comentários:

  1. Discordo completamente! :) Gosto muito de Ana Maria, acho uma combinação muito clássica, usável, longe de estar fora de moda um certo clássico com frescura, até.
    Já Mariana, sinceramente, e apesar de ser moderno, na verdade para mim já me soa muito gasto de tanto uso :p aliás, para isso prefiro Joana - mas aqui sou muito suspeita :p

    ResponderEliminar
  2. Neste caso gosto dos dois nomes.
    Mariana é bonito mas Ana Maria também!
    Aliás, entre os dois até prefiro o último!

    E entre Mariana e Joana...... mil vezes Joana =p

    ResponderEliminar
  3. Para mim é exactamente o contrário... Adoro Ana Maria, acho tão bonito, uma combinação clássica mas também incomum... Só Ana, não gosto, só Maria é muito batido, mas juntar os dois fica perfeito... Já Mariana, acho datado,talvez por ter conhecido tantas na minha geração. Mas gosto também muito de Maria Ana :)

    ResponderEliminar
  4. Tb acho Ana Maria mais ultrapassado. Quanto a Mariana acho-o super jovial e apesar de estar ultra usado, não consigo deixar de o adorar.

    Consigo imaginar uma Mariana bebé, criança, adolescente, adulta e idosa. Aliás tive uma senhoria exactamente com esse nome (tem 90 anos).

    No entanto, Ana Maria já acho um nome de quarentona. Já me soa estranho numa bebé, criança e adolescente.

    O meu voto será Mariana 😍

    ResponderEliminar
  5. Nunca gostei de Mariana. Já Ana Maria simpatizo embora não lhe dê muita importância devido ao nome Ana, que não gosto mesmo mesmo nada.

    ResponderEliminar
  6. Acho Ana Maria muito bonito, não fosse o nome da minha mãe lol.

    E Maria Ana? Tinha uma colega de turma que tinha esse nome, agora tá na casa dos 30.

    ResponderEliminar
  7. Gosto de Ana Maria e Gosto mais ainda de Anamaria, um nome só e aglutinado!

    ResponderEliminar
  8. Não gosto nem de Ana nem de Maria por isso Ana Maria, Anamaria, Maria Ana ou Mariana igual. Esses nomes são mais batidos que o pimba do Emanuel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São nomes clássicos e com tradição portuguesa, ao contrário de vários "nomes da moda".

      Eliminar
  9. Gosto bastante do meu nome, se bem que acho que a sua popularidade influenciou o meu gosto por nomes menos vulgares...
    Ana Maria é uma opção tão descomplicada, clássica e consensual como Mariana - para não dizer bonita. Acho que ninguém se vai arrepender de ter uma filha com qualquer um destes nomes.

    Tenho saudades de nomes clássicos e tradicionais... Devido à natureza do meu trabalho, estou em contacto com muitas pessoas- especialmente jovens- todos os dias, e estes pais cá fora parecem estar em plena competição para ver quem escolhe o nome mais invulgar de todos... Com resultados frequentemente curiosos...

    ResponderEliminar
  10. Mariana tem o meu voto. Gosto muito. Acho-o intemporal mas sempte moderno. Ana Maria, não me cativa tanto.

    Carla

    ResponderEliminar
  11. Ambos os nomes estão presentes na minha família. Eu própria estive para me chamar Mariana. Ambos os nomes são bonitos e agradáveis, o meu voto fica em Ana Maria porque considero mais elegante.

    ResponderEliminar
  12. O meu segundo nome é Mariana (nome duma das bisavós) e a minha irmã (16 anos depois) ficou com o nome Ana Maria. Era o nome duma irmã da minha mãe que faleceu aos 6 meses. E tal como você as minhas tias tb são todas Maria, Maria Celeste, Maria Madalena e a minha mãe Maria Isabel. Um excesso de Marias na família portanto. Eu não queria que a pequena se chamasse assim pura e simplesmente por ser um nome de um bebé falecido. O meu primeiro nome é Eva, o meu irmão como segundo tem Noé (Fernando Noé não deve haver nenhum em Portugal inteiro) por isso eu puxava a braza a sardinha para ser também com um nome de 3 letras (acho que queria Iva). A minha mãe para me tentar agradar queria meter o nome dela como Anamaria. Assim era quase como o meu MariAna. Eu estava toda entusiasmada. Mas já se sabe que com as regras não deixaram ficar com essa grafia. Ficou então Ana Maria. Todos chamamos de Ana.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)