Duelo de nomes - Lopo vs Tristão

em 09/08/19


Esta semana andei muito embrenhada nos nomes medivais, quer aqui nos Pedidos & Sugestões, quer nos contactos privados por email e Lopo foi um dos nomes repetidamente mencionados. Sou apaixonada por Lopo e não imaginam a satisfação que sinto ao vê-lo nas listas dos futuros pais, mesmo sabendo que possivelmente será um dos primeiros a ser eliminado. Tenho consciência de que é um nome muito diferente, muito raro e por isso não espero que venha a popularizar-se, mas quem sabe se, daqui a uns anos, não faço um post a rejubilar pelos seus vinte registos... :) 
Entretanto, partilharam na lista de Filhos dos famosos portugueses que o músico Bernardo Fachada, mais conhecido por B Fachada, é pai de três meninos chamados Sancho, Óscar e Tristão. Sinceramente, sigo as redes sociais das personalidades erradas. Alguém que tem um filho chamado Tristão é digno de toda a minha veneração. Tristão está na minha lista de favoritos de todo o sempre, acho-o simplesmente maravilhoso! 

É por momentos destes que vale a pena continuar a publicar os nascimentos dos filhos das celebridades: pelo Viriato da Filipa Gomes, do Romeu da Capicua, da Amália da Laura Ferreira, da Paz da Inês Mendes da Silva, da Isabela do Filipe Pinto, da Aura da Luísa Barbosa e também da Blaya, da Rosa da Luísa Sobral... 

E é neste contexto que, chegada ao fim da semana, tinha mesmo de fazer o duelo improvável entre Lopo & Tristão... Estou tão indecisa que acho que vou votar com dois IP's... O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem: 


21 comentários:

  1. Entre os dois prefiro Tristão.
    Lopo acho mais difícil de pronunciar e de ser entendido. Conheço um rapaz com esse nome e é rara a pessoa que acerta no nome dele à primeira.

    ResponderEliminar
  2. Acho ambos bonitos, mas prefiro Lopo, também gosto muito de nomes medievais.

    ResponderEliminar
  3. Uau, difícil e estranho decidir. Não tenho familiaridade com nenhum dos nomes, mas para os meus ouvidos Lopo soa como "vento suave" ou o uivar de um belo lobo RS.

    ResponderEliminar
  4. Tristão é lindo! Também gosto de Tristana.

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui os nomes de 4 irmãos:

    Ana Maria, Maria do Rosário, Luis Manuel & José António.

    Desafio:
    - que idades pensam que estes irmãos têm?

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto muito de Lopo porque sinto sempre que causa alguma estranheza nas pessoas e que frequentemente não entendem o nome. Eu não daria a um filho, mas acho bonito quando conheço pessoas que o deram aos seus filhos :) Já Tristão daria perfeitamente, gosto imenso e só tenho pena que pareça 'triste' :)

    Também adoro Cosme, Damião e Roque :D

    ResponderEliminar
  7. Para mim "Tristão" remete para alguém "muito triste"... Não consigo simpatizar. Lopo sem a menor dúvida.

    ResponderEliminar
  8. Ah queria saber os nomes dos filhos do B Fachada há imenso tempo mas nunca tinha conseguido descobrir! Muito bons! Tristão é interessante e já gostei bastante mas agora parece-me mais “um grande triste” do que um nome associado ao mar... Por isso não o usaria. Contudo, acho a combinação Sancho, Óscar e Tristão muito boa: invulgares e até “esquisitos” e semelhança de sons (“ch” e “r”). Quanto ao duelo, voto Lopo pela associação negativa a Tristão que mencionei acima e por, apesar de pessoalmente não me ver a usá-lo, o nome Lopo ter um som agradável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também felicito o B Fachada pela escolha dos nomes. Contudo, acho que Óscar não combina em nada com Sancho e Tristão, ambos nomes que remetem para a Idade Média - Sancho na Península Ibérica e Tristão na Bretanha com a lenda de Tristão e Isolda. Pessoalmente teria mantido a temática medieval, mas cada um é que sabe.

      Eliminar
  9. Tristão... acho um nome romântico.

    ResponderEliminar
  10. Lopo, sempre! Já é um favorito há anos... Vejo-me perfeitamente com um filho chamado Lopo, mas, sempre que menciono isso, as reacções são pouco positivas...

    ResponderEliminar
  11. Não adoro nenhum dos dois nomes, são mais invulgares e não deixam de ser interessantes.
    Se não estou em erro, o sobrinho da Ana Gomes, do blog A amiga da Barbie, chama-se Tristão, penso que seja o filho do irmão dela.

    ResponderEliminar
  12. Não consigo perceber como é que alguém é capaz de chamar Tristão a um filho! Não é por demais evidente que é um infeliz adjectivo no grau aumentativo? Tristinho, Triste e Tristão!
    Se o duelo fosse entre Tristão e Deprimidão ainda se percebia, agora assim... qualquer nome é melhor que Tristão!

    ResponderEliminar
  13. Prefiro Tristão, mesmo remetendo para o triste não é Lopo que me convence.

    ResponderEliminar
  14. Tão triste, Tristão...

    ResponderEliminar
  15. Lamento. Desta vez nao consigo votar. Não gosto de nenhum. Mas Tristão está para lá de péssimo.
    Desculpe, é somente a minha opinião.

    Carla

    ResponderEliminar
  16. O meu voto foi em Lopo apesar de, não sei bem porquê, o associar mais a apelido familiar do que a nome próprio. Não consigo gostar da sonoridade de Tristão.

    ResponderEliminar
  17. Só para dizer que Viriato é um nome FA BU LO SO, dentro dos nomes menos usados, é um nome normal e bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço um casal que teve um Viriato no início deste ano (:

      Eliminar
  18. Adoro Lopo desde que tive conhecimento da existência do nome aquando do primeiro post aqui no Blog sobre o mesmo :)
    Está no topo da listinha de nomes que tenho com o meu namorado mas as reacções das pessoas quando falo do nome não são as melhores...desde dizerem que parece lobo (o menos mau..), que faz lembrar lupus, a doença (péssimo..) ou a dizerem mesmo que acham horrivel e que a criança nos vai odiar...

    Mas claro que foi o nome em que votei :D

    ResponderEliminar
  19. Tivesse o pai consentido e o Sebastião ter-se-ia chamado Lopo. O meu nome preferido entre todos os outros! Talvez para o próximo o consiga convencer

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)