As cidades e os nomes

em 25/02/11

E se, de um momento para o outro, decidíssemos homenagear as nossas raízes, dando aos nossos filhos um nome associado à cidade onde nascemos? Vejamos alguns exemplos: 

  • Abrantes: freguesia de Constância; Feira anual de S. Matias
  • Águeda: Padroeira - Santa Eulália

  • Albufeira: Praia de Santa Eulália, S.Rafael e Maria Luísa
  • Alcácer do Sal: freguesia de Santa Susana
  • Amarante: Convento de S. Gonçalo
  • Aveiro: Praia de S. Jacinto
  • Barcelos: Teatro Gil Vicente; Ponte de Santa Eugénia

  • Caldas da Rainha: Casa Museu Rafael Bordalo Pinheiro; Mata Rainha D. Leonor
  • Chaves: Ponte de Trajano; Flávio e Flávia (antiga designação Aquae Flaviae, a partir do Imperador Tito Flávio); Igreja da Madalena; Castelo de Santo Estevão;  Santuário de S. Caetano

  • Covilhã: Serra da Estrela; Cava Juliana (ou Sília Hermínia)

  • Évora: Igreja da Graça;  Praça do Giraldo
  • Guarda: freguesia de Adão; capela de Nossa Senhora do Mileu
  • Guimarães: Batalha de S. Mamede; Afonso Henriques; Convento de Sta. Clara; Festas em honra de S. Gualter e S. Nicolau; Romaria Grande de S. Torcato; Centro Cultural Vila Flor; Biblioteca Municipal Raul Brandão

  • Lagos: Praia da Luz, Cabo de S. Vicente, Infante de Sagres

  • Lamego: Alameda Isidoro Guedes

  • Lisboa: Mosteiros dos Jerónimos; Rua Augusta; Castelo de S. Jorge; Teatro Nacional de S. Carlos; Belém
  • Loulé: freguesia de S. Sebastião
  • Macedo de Cavaleiros: Santuário de Santa Maria Madalena
  • Peniche: Igreja de S. Leonardo
  • Portimão: Forte de Sta. Catarina; Marina de Portimão

  • Porto: Festas de S. João; Pontes D. Luís e D. Maria Pia
  • Região Autónoma da Madeira: Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco; municípios de Santana e S. Vicente; Festa da Flor
  • Região Autónoma dos Açores: Praia da VitóriaGraciosa; Jardim Florêncio Terra

  • Seia: Serra da Estrela;  freguesia de S. Romão
  • Sesimbra: forte de Santiago; Museu do Mar
  • Setúbal: forte de S. Filipe; Igreja de S. Julião; Museu Sebastião da Gama

  • Tavira: Ria Formosa; freguesias de Santiago e S. Estevão
  • Viana do Castelo: Basílica de Santa Luzia; freguesias de Santa Leocádia e Monserrate; Convento de S. Francisco; Forte de Santiago da Barra 

  • Vila Real: Aleu (palavra inscrita no brasão da cidade); Casa Diogo Cão; Solar de Mateus; Festas de S. Lázaro; freguesias de S. Dinis e S. Tomé do Castelo

  • Viseu: Cava do Viriato; Feira de S. Mateus; Museu Grão Vasco; Igreja do Carmo 

Quais são os nomes associados à sua terra-natal? Que nomes faltam aqui, de forma flagrante?
 

8 comentários:

  1. Bem só posso falar da minha, que falta ai!

    Póvoa de Varzim - cidade de JOSÉ MARIA Eça de Queirós.
    Cidade do Santo Popular S. PEDRO.

    ResponderEliminar
  2. Que grande falhanço :( para me redimir, acrescento três nomes relacionados com a sua cidade: Cabo de Santo André, monte de São Félix e freguesia de Estela.

    ResponderEliminar
  3. Também falta de Coimbra, a Rainha Santa Isabel :)

    ResponderEliminar
  4. Olá! Desde muito pequenina que acalento uma verdadeira paixão pela onomástica. Concordo plenamente com aquilo que escreveu algures acerca de, para a maior parte das pessoas, o assunto se esgotar rapidamente. Para mim, porém, trata-se de uma fonte de interesse vibrante e inesgotável.
    A minha paixão pela onomástica é de tal ordem que até já comprei vários livros sobre esta temática. Ao seu blogue, desde que o descobri, que já o li e reli de fio a pavio, salvo se me tiver escapado algo, por lapso, tendo-me tornado uma visitante assídua, com uma periodicidade quase diária. Desde já, quero parabenizá-la pelo excelente e bastante completo trabalho que tem vindo a desenvolver!
    Estou de acordo com muitas das suas opiniões, com outras nem tanto, o que só se torna mais enriquecedor e estimulante! Aliás, muitas vezes, dá-me a sensação que se contém bastante na altura de exprimir as suas opiniões, por receio de ferir susceptibilidades. Por um lado, trata-se de uma preocupação que compreendo e até admiro, mas por outro, penso que o deveria fazer mais livremente porque todos nós sabemos o quanto as opiniões podem ser subjectivas.
    Embora saiba que não é dos seus preferidos fiquei muito feliz ao ver aqui o nome Mia, pois fui um dos leitores que o sugeriu e, se for possível, muito apreciarei que faça uma exploração mais detalhada acerca deste nome.
    Como também não sei o seu nome, deixo-a com o meu "pseudónimo": uma pista, tal como o seu, também o meu nome é um trissílabo.
    Até breve,

    Calíope

    ResponderEliminar
  5. Calíope,
    o seu comentário é tão rico, que quase nem sei por onde começar. Antes de mais: tem toda a razão, na maioria das vezes contenho-me ao fazer uma crítica menos positiva, e vou justificar: eu frequento um fórum brasileiro de nomes, onde o meu nome é considerado feio. Bem, feio é uma das palavras mais delicadas que leio por lá em relação ao meu adorado nome. E não imagina a tristeza que sinto, até porque por cá é um nome normalíssimo. Mas adiante: muitos dos visitantes deste blog vêm à procura do seu próprio nome e por isso decidi que, mais do que apontar defeitos nos nomes, prefiro optar por salientar as virtudes de tantos outros. Mas via email terei todo o gosto em trocar algumas considerações mais jocosas :D

    Começar este blog foi das melhores decisões que tomei: divirto-me muito, não considero tempo perdido, porque gosto do processo de pesquisa e têm-me dado a oportunidade de falar com pessoas interessantíssimas. Apenas lamento que ainda seja um blog mais de consulta, do que de partilha de opiniões!

    Nem tenho palavras para definir o quanto eu adoro o nome Calíope. E é o nome de uma das minhas personagens preferidas de Anatomia de Grey, Calliope (Callie) Iphegenia :D

    Para finalizar, o seu nome deve ser clássico. Ou então partilhamos o mesmo nome, o que não me admiraria nada hehe

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma amiga que deu o nome de Ivan Brás ao filho...Ivan pk ela gosta, e Brás pk é o santo padroeiro da zona onde vive...

    ResponderEliminar
  7. Ysa, por lapso apaguei o seu comentário, que dizia o seguinte:

    Ficava feita ao bife se fizesse isso! Um dos marcos de personalidade da minha cidade é um sr chamado Amato Lusitano!

    By the way: adoro o seu blog e as imagens são do melhor! Parabéns! Tenho a impressão que virei cá muito mais vezes pelo menos durante os próximos 8 meses :)


    Peço mesmo muita desculpa, cliquei no botão errado, ainda por cima depois de palavras tão simpáticas :D
    Espero que reapareça, que eu me possa redimir!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)