Não sei quanto a vocês, mas eu jamais me imaginei a trautear uma canção que inclui a expressão "a francesinha já não tem picante". Agora... músicas com referências a nomes? Claro que é a minha cara e claro que a Maria Joana não me sai da cabeça!
E sabem que mais? Acho Maria Joana um nome muito interessante! Os nomes compostos com Maria não me dizem muito, mas se for uma composição um pouco mais inusitada, acho que ganha logo outra vida! Sei bem que a Maria Joana anda de mãos dadas com o nome do canabinóide, mas se outrora isso seria suficiente para me fazer pensar duas vezes, hoje já não é.
Joana foi um dos primeiros nomes que me fez despertar para esta coisa da onomástica; era um nome muito comum entre as meninas da década de 80 e lembro-me de ser pequena e pensar que isso não devia ser agradável... Entretanto, como o nome deixou de se usar com a mesma frequência [estava no 2.º lugar do ranking no início da década de 90, deixou o top 20 em 2019] e passou a agradar-me muito mais.
Quanto a Maria Joana, em 2014 estava longe do sucesso de Maria João [7.º nome composto mais usado nesse ano] mas, surpreendentemente, chegou aos 47 registos [apenas 8 em 2013], ficando na altura à frente de opções como Maria Vitória ou Maria Isabel.
O que é que vocês acham de Maria Joana? Também a mandam apanhar o primeiro autocarro, a plenos pulmões? 😅 Preferem Maria João ou Maria João? OK ou KO?
Maria Joana é super ok, não utilizo porque sou Joana e não gosto de Maria - Joana Rita (que adoro). Quando o meu sobrinho nasceu em 2012 ao lado tinha uma Maria Joana e os comentários de todos foram deliciosos
ResponderEliminarAhahah, outra Joana Rita deste lado, mas que não gosta nada e que quase se esquece que tem um segundo nome (obrigada, querido pai 😅😂). Curiosamente, gosto muito de Maria Joana, e se eu própria não fosse Joana provavelmente seria opção para uma filha minha!
ResponderEliminarEu nunca utilizo Joana Rita mas não me envergonha nada e até acho que dos 4 irmãos fui a que tive mais sorte. A única pessoa que me chama Joana Rita é o meu namorado em momentos de brincadeira
EliminarMaria Joana, sem dúvida. A Maria João às vezes é só A João, mas Maria Joana, dizendo os dois nomes juntos tem outra graça.
ResponderEliminarNão gosto muito de Joana nem de nomes compostos, mas há, na minha família, uma bonita tradição, iniciada com uma Joana, em 1650, que teve uma filha Helena, a qual deu à luz uma Joana Helena, avó de uma segunda com este nome, avó de uma terceira, prima em primeiro grau da minha avó. Morreu com essa prima a tradição, porque o nome Joana Helena já não agrada ao gosto contemporâneo, talvez ainda menos aqui, no Brasil.
ResponderEliminarComo tínhamos outros nomes que se repetiam a cada duas gerações, escolhemos outros para os nossos filhos.
Por gostar dessas tradições, não compreendo quem busque nomes inusuais, não populares, internacionais etc. O mais bonito são os nomes do nosso patrimônio onomástico, os que se repetem há gerações, sem pretensões nem afetação.
Mas cada um é cada um, e respeito a quem diverge.