Anos-luz: Carminho & Carmen

em 20/04/23


O meu primeiro post neste blog foi em 2009, ano em  que Carminho foi registado em duas meninas portuguesas. Os meus dados dizem-me que foram os primeiros registos do século XXI e eu acredito, uma vez que Carminho era encarado apenas e só como diminutivo de Maria do Carmo, nome bastante comum em Portugal mas que, à época, tinha caído muito em desuso [em 2009 foram registadas 8 bebés com o nome Carmo]. 

O percurso espantoso de Carminho foi acompanhado aqui no blog com muita atenção. Debatemos se seria demasiado informal, demasiado infantil, abriu portas para posts sobre nomes diminutivos, debatemos se o uso de diminutivos seria desrespeitoso... Desafio-vos a espreitarem os posts, nem que seja só para verem os títulos, perceberem o contexto e relembrarem o que motivou esta popularidade. Concluíndo, Carminho foi, na minha opinião, um dos nomes marcantes da década e se, no início do próximo ano, o visse no top 20, não ficaria propriamente surpreendida, ainda que os últimos dados que tenho demonstrem apenas que, em  2018, já tinha ultrapassado os duzentos registos anuais e ocupava a 36.ª posição do ranking, o que é manifestamente impressionante. 

Ora, este período de efervescência de Carminho não afectou muito Carmo, que em 2018 não passou dos 25 registos. E, por aproximação, também não impulsionou o uso de Cármen, que se manteve sempre estável, próximo dos 20 registos anuais. Em tempos relativamente recentes, Cármen teve um pico de popularidade na década de 70, o que ajuda a explicar por que motivo foi desaparecendo das maternidades. Além disso, Carminho beneficiou de um regresso aos nomes medievais, num momento em que parecíamos querer resgatar a identidade portuguesa, enquanto que Cármen talvez remetesse com facilidade para Espanha - onde, aliás, ocupa a 14.ª posição do ranking. 

Portanto, pode-se dizer que Carminho & Cármen estão a anos-luz um do outro em termos de popularidade e naquilo que, numa primeira análise, transparecem. No entanto, pergunto-me se não teremos aqui um nome com bastante potencial para os anos que aí vêm. Já demos conta de uma tendência que nos encaminha para o regresso de alguns nomes retro e não seria o primeiro nome de influência hispânica de que falaríamos. Além do mais, Cármen - ou melhor, Carmen, sem acento, que também pode ser registado - é um nome bastante reconhecido internacionalmente, o que é um bom ponto a favor. 

O que é que vocês acham de Carmen? 


6 comentários:

  1. Adoro! E tenho uma avó Carmen Esperança o que ainda torna o nome mais especial.

    ResponderEliminar
  2. Acho Carminho doce e delicado, mas para mim, Carmo é o expoente da beleza e elegância. Ver-me-ia a ter uma Carmo, que chamaria carinhosamente de Carminho.

    Quanto a Carmen, parece-me mais "pesado" talvez pela terminação atípica e de certo modo, difícil de pronunciar. Ao mesmo tempo, tem uma certa internacionalidade. Não acredito que aumente nos próximos anos, mas gostando menos ou mais, encanto-me sempre por quem opta por nomes assim, menos comuns e consensuais.

    ResponderEliminar
  3. Maria do Carmo não gosto, mas Carminho é doce e carinhoso.
    Carmem é, para mim, um nome forte. Não adoro mas não detesto.
    Carminho vai manter-se popular mas não creio que Carmem chegue a ser popular.

    ResponderEliminar
  4. Carminho era o nome que tínhamos como preferência para uma filha, na verdade o meu marido até preferia Maria do Carmo, mas a mim sempre me soou muito pesado e acordámos Carminho...a vida quis dar-nos dois meninos, por isso Carminho nunca chegou a ser usado, no entanto, 4 anos depois da primeira gravidez, ainda é o nome que daríamos caso viéssemos a ter uma menina. Carmen acho que realmente está a anos luz...não entra de todo nas minhas preferências.

    ResponderEliminar
  5. Até hoje Cármen não me conquistou. Não me parece combinar como nome de bebé e associo sempre a nome hispânico.
    Também ainda não me rendi completamente ao nome Carminho ou Carmo, porém é preferível ao nome Cármen, pois transmite mais doçura e consigo imaginá-lo tanto numa menina como numa adulta.

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Carmen, acho bem giro :) Simples, bonito, e tem a vantagem de ser mais internacional.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)