Mais nomes modernos para meninas

em 09/03/23


Há dias, dávamos conta do nascimento de Mia, filha da atriz Joana Duarte, e eu dizia-vos que, em 2009, Mia era dos nomes mais apelativos para quem procurava um nome ligeiramente diferente daquilo que estava na moda, mas que soasse de forma familiar. Mia parecia perfeito porque, numa era de nomes longos e fortes, era curto, doce e feminino. 

Em meados de 2010, já eu tinha publicado listas de nomes modernos para meninas portuguesas; lendo-as hoje, relembro os tempos em que tínhamos de nos cingir a uma lista de nomes pré-aprovados que não nos dava grande margem de manobra para abandonar o tradicional. Essas listas foram sendo revisitadas e atualizadas. Depois, ficou claro que a nova tendência era ir beber inspiração aos nomes vintage, depois aos retro e, de certa forma, os nomes "modernos" pareciam cada vez mais afastados daquilo que os portugueses gostavam. 

Mas agora que eu não faço ideia daquilo que é efetivamente registado para lá do top 20, e sem a pressão dos factos que deixavam claro que, por cá, as nossas preferências recaíam sempre no confortável, acho que é um bom momento para pensarmos novamente em nomes modernos que poderiam funcionar bem em Portugal. 

Resolvi então dar uma segunda oportunidade à famigerada lista de nomes aprovados em Portugal [que data de 2017...] espreitei vários rankings internacionais e, apesar de não ter a certeza se ainda podemos olhar para todos estes nomes como "novidade", acho que merecem integrar uma lista de nomes modernos:   


  • Adele
  • Áfrika
  • Alaia
  • Alessia
  • Allegra
  • Alma
  • Amaia
  • Âmbar
  • Ambra
  • Amora
  • Ariela
  • Arya
  • Ásia
  • Athena
  • Bella
  • Billie
  • Cereja
  • Chiara
  • Chloe
  • Ciana
  • Cleo
  • Concha
  • Dakota
  • Duna
  • Eden
  • Ellie
  • Emi
  • Gaia
  • Gia
  • Giada
  • Gio
  • India
  • Isla
  • Ivy
  • Jade
  • Jasmim
  • Juni
  • Kaia
  • Kaira
  • Kali
  • Kayla
  • Keira
  • Kira
  • Lana
  • Laila
  • Léa
  • Leni
  • Lexi
  • Lola
  • Lou
  • Luena
  • Luna
  • Lyra
  • Maitê
  • Malu
  • Mar
  • Maya
  • Mel
  • Mia
  • Mila
  • Millie
  • Moana
  • Naia
  • Naomi
  • Nia
  • Noa
  • Nour
  • Pixie
  • Rihana
  • Rio
  • Saga
  • Serena
  • Siena
  • Sierra
  • Stella
  • Thea
  • Tiana
  • Triana
  • Vega
  • Violeta
  • Vicky
  • Zarah
  • Zoey
  • Zuri


Qual é o vosso estilo preferido dentro dos nomes modernos? Que sugestões acrescentariam? 

24 comentários:

  1. Alma, Athena, Bella, Lou, Maitê se vivesse fora do país, uma vez que os prefiro com a pronúncia inglesa / francesa.

    Alma, Concha, Gaia, Jasmim, Mel, Mar, Violeta, vivendo cá, mas optando por nomes menos convencionais.

    ResponderEliminar
  2. Estou a pensar meter nas minhas meninas Íris e Ariel

    Também há Guadalupe e Serena como opções


    Amo amo de paixão Jasmim

    ResponderEliminar
  3. Não sou fã. Gosto muito mais de nomes tradicionais, mais ou menos vulgares, mas bem portugueses

    ResponderEliminar
  4. Da lista, gosto de:
    Alessia
    Amaia
    Bella
    Chloe
    Isla 🌸
    Ivy
    Jasmim 🌸
    Mel
    Mia
    Serena
    Violeta

    Acrescentaria:
    Lua
    Emma
    Safira
    Sophie
    Zoe

    ResponderEliminar
  5. A minha afilhada tem uma menina na sala que se chama Amora

    ResponderEliminar
  6. Apesar de ser fã de nomes mais tradicionais e de escrita portuguesa, confesso que gosto muito de vários nomes dessa lista, sendo Chloe o meu predilecto, com pronunciação inglesa. Mas a verdade é que em Portugal esse nome iria ser pronunciado erradamente imensas vezes.
    Esse nome conquistou-me após uma ida comum ao supermercado, em que uma menina desconhecida sorriu para mim e do nada veio me abraçar. Fiquei perplexa mas de coração cheio com o gesto. Quando lhe perguntei o seu nome, disse que se chamava Chloe. Fiquei encantada!

    ResponderEliminar
  7. A minha filha é Lira, porque prefiro escrito assim. Conhecemos uma Noa e uma Gaia.
    Gosto muito de Alma, mas o marido não é grande fã. Também gosto de Amora, mas não acho muito utilizavel, mas chamo muitas vezes a minha filha de Amórinha ou Amora como diminutivo de Amor.

    ResponderEliminar

  8. Estou confiante que iremos ouvir muitas mais Almas nos próximos anos. Neste momento, se for a pensar bem, já conheço quase 10 abaixo dos 3 anos.

    Serena, Jasmim e Violeta é um power trio feminino! Gosto bastante. 🙂

    Ária e Lira também gosto muito, mas prefiro nestas grafias.

    ResponderEliminar
  9. Eu acrescentaria Vida! Sério concorrente se vier uma menina. Por cá temos a Mar (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço duas irmãs: a Sol e a Vida

      Eliminar
    2. Joana, essa é uma dupla poderosa e com uma vibe muito positiva.
      Já agora, sabe se Sol é abreviatura de algum nome ou deixam registar assim em Portugal?

      Eliminar
  10. Conheci uma Sira... Acredito que deve ser de origem espanhola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um nome que nunca tinha ouvido. Mas olhe que até não achei mau.

      Eliminar
  11. No Brasil está em alta Lua.... Torcendo para ver a lista de meninos

    ResponderEliminar
  12. Aguardo a lista masculina

    ResponderEliminar
  13. trocaria cereja por Cerise (um literal com cara de moderninho). O que acham de Tainá e Clivia? Incluiria na lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de Clívia e gostaria que o nome fosse mais divulgado. Tem uma terminação que acho um encanto, melódica e amorosa. Conheço este nome há muito, graças à influência da minha família do Brasil e Venezuela. É um nome próximo de Nídia, Lívia, Nívea e Olívia... Contudo a letra C faz toda a diferença, e equilibra a terminação suave com som forte e destacado.

      Eliminar
    2. Gosto de Tainá pois tem uma sonoridade que me remete para países tropicais. Quanto a Clívia, para ser honesta prefiro Lívia.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)