Os nomes do Brasil em Portugal

em 30/08/22


A Frederica passou o Verão a brincar com meninas brasileiras, reflexo da forte implementação da comunidade no nosso país. Há dias, estava inserida num grupinho de meninas que incluía Ágata, Ester e Rebeca, nomes difíceis de encontrar nas meninas portuguesas. Nas atividades de tempos livres, brincou com meninos chamados Cauê & Gael. Uma das melhores amigas da escolinha chama-se Maria Fernanda, um composto clássico no Brasil mas que por cá também é raro e, na turma, há ainda um menino chamado Caleb. Lembro-me, também, de encontros com Cecília, Clarice, Elisa, Lívia, Manuela e Marina. 

Passei anos a lamentar a repetição dos nomes nas escolas e nos parques infantis, coisa que eu sentia de forma acentuada por viver longe da área metropolitana de Lisboa, pelo que ando encantada com esta diversidade! 

Agora que se aproxima o início do ano escolar, haverá certamente nomes bonitos e diferentes daqueles a que estamos habituados nas pautas. Já se depararam com algum? 

16 comentários:

  1. A minha filha mais velha ao longo dos anos foi ganhando amigos brasileiros nas turmas: o Bento, a Manuella, a Isabel, o João Pedro, a Manuela, o Heitor, a Clarisse e a Giovanna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho Giovanna um nome lindo :)

      Eliminar
    2. Só vi agora que o corretor automático do meu telemóvel achou por bem modificar o nome que eu tinha escrito. Não é Clarisse mas sim Clarice.

      Eliminar
  2. Muito interessante este post e ainda não tinha pensado nisso!

    A riqueza dos nomes usados no Brasil é notória (mesmo achando muitas opções completamente estapafúrdias). No entanto, há nomes lindos. Dos que indica, gosto de Clarisse. Também gosto de Laís e é um nome que me parece pouco usado em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Um tema que já tinha pensado que seria ótimo para o blog. O meu irmão vai para o 10 ano, para uma turma nova e não conhece muitos dos miúdos mas tenho quase a certeza que 5 miúdos são brasileiros só pelo nome. Audalio, Davi, Jektony, Giovanni César e Roger. Como trabalho numa loja de roupa infantil, encontro muitas meninas brasileiras com os nomes Livia, Manuela, Helena, Isabella
    Encontrei no outro dia um menino brasileiro com o nome Tomás e foi muito estranho ouvir o nome com sotaque brasileiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A turma do meu primo que vai para o primeiro ano
      Afonso
      Alexandre
      Anthony
      Brayan Gabriel
      Caetana
      Constança
      Daniela
      Emília
      Francisco e Gonçalo (gémeos)
      Inês
      Isaac
      Laura
      Mafalda
      Maria Vitória
      Miguel
      Nikita
      Pérola
      Pedro
      Rafael
      Tomás

      A outra turma do primeiro ano é
      Benedita
      Benjamin Lucca
      Bernardo
      Carolina
      Duarte
      Filipe
      Francisca
      Gonçalo
      Inês (2)
      Isaura
      Joaquim
      José Carlos
      Kevin
      Maria Clara
      Noa
      Rafaela
      Salvador
      Santiago
      Simão


      O meu irmão também tem um Noé na turma

      Eliminar
  4. Sou educadora de infância e hoje, com o início do ano letivo, deixo alguns dos nomes que ouvi: Aysha, Ágatha, Álver, Ian, Yohan, Nicolas, Querubim, Daiana, Yonara, Alyssa, Pietro, Isabella, entre outros mais comuns. Na turma dos meus filhos, 9° e 10° ano, estão Eric, Caio, Juan, Davi, Antonella, Anna Júlia, Mariane.

    ResponderEliminar
  5. A minha filha este ano tinha colegas brasileiros na creche: Eva, Tiago, Yasmin e Malu (suponho que Maria Luísa). O nome de criança brasileira mais fora do comum que ouvi foi nas férias, uma menina chamada Fiorela (suponho que se escreve assim).

    ResponderEliminar
  6. Já nasceu a 4a filha da Luísa Sobral e estou a morrer de curiosamente em relação ao nome? Nenhum dos seus leitores tem conhecimentos? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 4° filho é um menino e chama-se Salvador, juntando-se assim a José, Rosa e Camila.

      Eliminar
    2. Dizem que é um menino chamado Salvador. Por causa de dedicatória dela num livro em que participou.

      Eliminar
  7. Help me Filipa, se fosses ter um bebe em 2023 que nome lhe davas
    é que eu vou ser mae em 2023 e estou meia perdida, quero um nome nao muito usual mas bonito....
    Help que nome darias atualmente a um menino e menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Tendo em conta os posts recentes aqui do blog, sobre os nomes para meninos e meninas nascidos em 2023, deixo a lista que fiz com nomes alternativos aos sugeridos nessas publicações.

      Nomes para meninos: Eurico e Dâmaso [ao invés de Frederico]. Sancho e Zarco [Xavier]. Vicente e Clemente [Duarte]. Bernardim, Baltazar, Serafim [Benjamim]. Roque [Henrique]. Franco [Tristão]. Agostinho [Martinho]. Gentil, Edgar, Galileu, Gaspar [Gil]. Tobias, Mateus [Matias]. Jonas [Noé]. Gusmão, Fernão [Sebastião]. Tadeus, Barnabé [Tomé]. Conrado, Viriato [Vasco]. Aires, Amorim [Artur].

      Nomes para meninas: Eulália, Ermelina, Dália [Emília]. Aurora, Anabela, Amália, Amanda [Amélia]. Olímpia, Ofélia [Olívia]. Tomásia, Tristana [Teresa]. Alba, Adelaide [Alma]. Heloísa, Eleonora [Elisa]. Arista, Astrid, Lira [Estrela]. Glória, Cléo, Cleide [Graça]. Ilda, Ilária [Isaura]. Carmim, Jade [Jasmim]. Ludovica [Lúcia]. Hélia, Lídia [Luz]. Mariana, Bebiana [Oriana]. Pia, Diva, Petra [Pilar]. Carminho, Joaninha [Rosarinho]. Catalina, Genovefa, Josefa [Sancha]. Iolanda, Íris, Valentina [Violeta]. Cordélia, Coralina, Corália, Concha, Perla, Guiomar [Maria do Mar]. Júlia, Jorgina, Antonieta [Julieta].

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)