Duelo de nomes - Jaime vs Joaquim

em 22/07/22


Durante a semana, falamos dos nomes mais populares do momento e hoje saltamos para dois nomes que acho que estão na iminência de regressar às listinhas dos portugueses. Depois de anos e anos com as atenções focadas nos nomes aristocráticos, os portugueses já procuram algo diferente, mais simples, menos pomposo, arrisco, mas igualmente tradicional. No caso de Jaime & Joaquim, diria que poderíamos lá chegar perfeitamente no seguimento de nomes como Martim & Rodrigo e, mais recentemente, de Matias & Valentim. Ou seja, não destoam rigorosamente nada dos nomes até aqui mais escolhidos, podem ser encontrados nos mesmos nobiliários, mas não foram resgatados do fundo do baú. 

Qual é o vosso preferido? Têm notado maior interesse nestes nomes? Não se esqueçam de votar aqui ou no Instagram, onde também farei uma sondagem! 

11 comentários:

  1. Não sou faz de nenhum dos dois, mas prefiro Jaime... Acho que não fica mal nem a um jovem nem a um velhote... Já Joaquim, para mim, é nome de velhote. Além que não gosto nada do diminutivo Quim.

    ResponderEliminar
  2. Jaime sou apaixonada desde miúda, quero muito que seja o nome do meu futuro filho

    ResponderEliminar
  3. O meu voto vai para Jaime,
    apesar de não gostar particularmente de nenhum.
    Acho o nome Joaquim muito "pesado"...

    ResponderEliminar
  4. Voto em Jaime, sempre gostei muito :) Se tivesse tido um irmão (ou se fosse rapaz) teria sido Jaime. Talvez o gosto que a minha mãe e o meu pai têm pelo nome tenha passado para mim :P

    ResponderEliminar
  5. Já gostei menos do nome do Joaquim mas mesmo assim não me enche as medidas.
    Jaime é um nome que nunca gostei. Talvez devido àquelas piadolas fracas de repetir o nome e parecer outra coisa...
    Destes dois nomes, no meu núcleo de conhecidos é um meio meio o uso tanto de um nome como de outro. E quando começam com o "Joaquinzinho". , "Quinzinho" , "Quim" , "Jaiminho" ainda me faz embirrar mais com os nomes.

    ResponderEliminar
  6. Jaime nunca foi um nome que gostasse particularmente, mas entendo quando se referem a Joaquim como "pesado" ou até mesmo "antigo". Ainda assim, prefiro Joaquim (sem diminutivos, pois penso que acabam por reduzir e por vezes, ridicularizar o nome). Na linha de Joaquim, prefiro José, Manuel e até mesmo, António.

    ResponderEliminar
  7. Nunca adorei o nome Jaime, passei a gostar um pouco mais quando me apaixonei por um, foi o meu primeiro amor, e lembro-me dele dizer constantemente que detestava o seu nome por ser nome de velho. Cada vez gosto mais de Joaquim, só assim, Joaquim, sem diminutivos, tenho um tio "Manel Joquim" e um do lado do meu marido que é o "Jaquim"...continuo a preferir apenas "Joaquim", apesar de ninguém à minha volta apreciar o nome.

    ResponderEliminar
  8. Voto em Jaime como um dos meus nomes favoritos. Pouco visto sem ser excessivamente excentrico. Belo e sensível, não podia gostar mais!

    ResponderEliminar
  9. Adoro Jaime, e tenho um de 9 anos que, felizmente, adora o seu nome (digo isto porque nem toda a gente gosta do seu nome, seja por ser estranho, por ser popular, demasiado comum, antiquado, etc.). Como dizem acima, é pouco usado sem ser estranho e é delicado. E curto!

    ResponderEliminar
  10. Já tenho um Teodoro e um mano a caminho em 2023 mas não consigo pensar em nomes de menino que combinem com o meu Teo/ Ted
    Preciso de ajuda por favor

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)