Duelo de nomes - Constança vs Francisca

em 29/07/22


Constança surgiu há semanas na minha lista de nomes femininos da moda, mas não estamos na presença de um nome que apareceu inesperadamente no top 20 - a ser exacta, chegou ao top 50 em 2003 e, desde então, foi cativando cada vez mais os portugueses. Aqui no blog, havia sempre quem o visse como um portento de nome [forte, sonante, diferente...] e as suas características tanto faziam dele um nome incrível, como um nome menos apetecível. E sempre senti o mesmo em relação a Francisca, um clássico contemporâneo, presença frequente no nosso top 20 desde 2009. 

O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Na vossa opinião, são nomes fortes, delicados, ou ambas as coisas podem ser verdadeiras? Não se esqueçam de votar! 

11 comentários:

  1. Eu prefiro Francisca, embora tenha perdido pontos por ser tão utilizado. Mas Constança, além de ser demasiado "beto" remete-me para o diminutivo tança. Ideias...rebuscadas se calhar mas não consigo gostar de Constança.

    ResponderEliminar
  2. Nunca vou conseguir gostar de Francisca

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de nenhum... Mas se tivesse só essas duas opções escolhia Francisca, porque Constança cheira-me sempre a presunção, nome que era de beto, mas que agora todas as Vanessas, e Cátias e Marisas querem que os filhos tenham nomes de bem...
    Eu adoro nomes clássicos, e ambos os são, mas existe nomes clássicos que estão muito associados negativamente a uma classe de novos ricos que não gosto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que está completamente enganada ao nome Constança. Acontece isso com o nome Leonor, Matilde, Beatriz, Francisca e Benedita. Com o nome Constança não acontece. De todo. Mas são opiniões. Valem o que valem.

      Eliminar
  4. Não gosto de nenhum, mas escolho Constança, pois Francisca é péssimo.

    ResponderEliminar
  5. Também acho ambos os nomes "enjoativos" de tão populares que são. Concordo em certa medida com o que foi dito acima. Também associo a nomes de "betos" que por essa razão se têm vindo a popularizar...

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Francisca e de facto, acho que só peca pela popularidade e pelos excessivos diminutivos e alcunhas, que muitas vezes anulam o nome. Constança não gosto, nem desgosto. Não usaria, mas reconheço-lhe a beleza. Voto em Francisca!

    ResponderEliminar
  7. Prefiro Constança. Nunca gostei de Francisca, ou Francisco; há qualquer coisa na sonoridade que não me soa bem. Já os sons de Constança agradam-me bastante.

    Lembro-me que fiquei a simpatizar bastante com Constança quando li o romance histórico "Constança - a princesa traída por Pedro e Inês" (Isabel Machado, 2015). Sempre adorei romances históricos, e este em particular foi uma excelente leitura! Recomendo :)

    ResponderEliminar
  8. Filipa adiciona os nomes que te mandei lá na lista

    ResponderEliminar
  9. Não consigo escolher porque adoro ambos ❤ pois são os nomes das minhas filhas. Considero que são ambos elegantes, clássicos e intemporais.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)