Filhos dos famosos - Esperança

em 13/06/22


Nasceu Esperança, filha de Catarina Gouveia [na foto], atriz e influencer que tanto deu que falar na última semana. Os  nomes literais dão sempre pano para mangas e se há pessoas que os adoram [eu incluída], há outras que os rejeitam imediatamente, o que me parece normalíssimo. Gostos à parte, o que não é tão normal é achar que Esperança ou outros nomes do mesmo género, como Esmeralda, escolha do Cristiano Ronaldo, não se enquadram nas escolhas mais atuais, quando olhamos Vitória com toda a naturalidade e não pestanejamos ao ouvir Salvador... É por isso que a escolha da Catarina Gouveia me agrada tanto, porque dá às seguidoras dela uma pausa para pensar na usabilidade de um nome que de momento não é nada comum, mas que faz parte da nossa antroponímia. E mesmo que as pessoas não passem imediatamente a adorar Esperança - é um nome imponente, algo rígido, por contraste com a delicadeza do significado - poderá pelo menos fazer com que se lembrem de que há tantos nomes menos óbvios que podem ser escolhas perfeitas para outras famílias, sejam eles literais ou não! Para mim, Esperança é um nome retro e esta escolha está totalmente em linha com aquela que será a tendência dos próximos anos! 

Aproveitando o momento, qual dos nomes preferem, Esmeralda ou Esperança [vou criar uma sondagem no Instagram, passem por lá para votar!] 



8 comentários:

  1. Gosto muito do nome Esperança, em grande parte devido às qualidades que a Filipa postou: longo, forte, imponente, retro e com um significado muito bonito.
    Em linha com outros nomes literais, que considero distintos e elegantes, como Constança.

    Gosto muito do nome Esmeralda, mas o nome Esperança preenche mais requisitos quando avalio um nome.

    Filipa, na sua opinião, que outros nomes retro prevê como tendências para os próximos anos?
    Grata desde já!

    ResponderEliminar
  2. Interessante! Mas não consigo gostar de nomes longos e literais, talvez por falta de costume mesmo. Gostei da sua análise Filipa, ninguém poderá dizer que ela foi comum.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a escolha quer de Esperança quer de Esmeralda. São uma lufada de ar. Tão bom ver estes nomes mais retro a (re)surgir. Também já conheci uma Antónia, uma Clarice e uma Cecília. Amália , Amélia e Emília também me parecem com potencial. Adoro nomes portugueses. Temos tantos, tão lindos e esquecidos. Beijinhos a tod@s

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito, muito de Esperança. Aliás, é um dos meus nomes literais de eleição. Não sei se a escolha terá a ver com os anos que a atriz já assumiu ter levado a tentar engravidar, mas ainda assim, agrada-me muito, com ou sem significado.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto nem de Esperança nem de Esmeralda...
    São demasiado longos, prefiro nomes curtos.
    Mas concordo com a Filipa serão tendência num futuro não muito distante.

    ResponderEliminar
  6. Nem de propósito, a também influencer Anita da Costa revelou que a filha se vai chamar Belém, outro nome literal. Não gosto de nenhum dos dois, acho demasiado betos…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiquei surpreendida com o anúncio, mas por acaso gostei :) nunca tinha pensado no nome, mas acho-o "fresco"

      Eliminar
  7. Gosto muito, muito de Esperança e tanto ou mais de Belém. Se não vivesse em Lisboa, seria uma opção a ter em conta. Mas vivendo tão perto de Belém e com o nome bastante presente com a conotação geográfica, não passa de um amor platónico, que dificilmente usarei. Mas vibro com crianças que recebem o nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)