Nomes que rimam - OK ou KO?

em 12/04/21


Perguntam-me recorrentemente qual é a minha opinião sobre escolher nomes com a mesma terminação para irmãos ou para irmãs. Na minha opinião, depende dos nomes, depende das circunstâncias e, em última análise, depende do gosto dos pais. 

Comecemos então pelas circunstâncias que me levariam a rejeitar a ideia: se estivermos a falar de gémeos, não sou muito fã, porque as crianças serão muitas vezes mencionadas em conjunto e, como já terão muitas semelhanças, acho que o nome deve ser um dos elementos que as distingue. No caso de irmãos de idades diferentes, também não usaria se, para além de terem a mesma terminação, os nomes fossem muito semelhantes. Este "muito" é relativo, mas, a título de exemplo, não acho João & Simão parecidos. 

Também pensaria duas vezes se estivéssemos a falar de nomes mais invulgares, tal como Chiara & Maiara, porque, para mim, são um pouco mais difíceis de reter e, nesses casos, sinto que troco os nomes com mais frequência e temeria que isso acontecesse às outras pessoas. 

Posto isto, se os pais amam Diana e Ariana, por que motivo é que teriam de escolher outros nomes quando, efetivamente, eles são diferentes? 

Ainda assim, isto leva-me a outra questão... Se tivesse um terceiro filho, sentir-me-ia obrigada a manter a terminação? É que não me sinto nada confortável com esse tipo de armadilhas mas sei que, inevitavelmente, pensaria no assunto e se dois nomes que rimam não me parece excessivo, três já começa a ser demais... 

Portanto, de um modo geral, nomes de irmãos com a mesma terminação não me faz grande diferença, mas seria sempre uma situação a avaliar caso a caso. E para vocês, é OK ou KO? Conhecem irmãos com nomes que rimam? 

18 comentários:

  1. Conheço irmãos Raquel e Miguel, Isabel e Manuel, Catarina e Carolina (3 pares de irmãs assim!), Estêvão e Cristóvão, Glória e Victória, Maria e Sofia, Joana e Mariana (2 pares de irmãs!), Leonoel e Joel e ainda Margareth e Elizabeth.
    Acho engraçado, mas não há assim tantos nomes que rimem em português, portanto também me preocuparia como escolher o nome de um terceiro filho. Mas posso dizer que em vários destes exemplos as famílias são grandes e portanto ninguém fica "excluído" por 2 dois nomes rimarem e os restantes não. Noutros casos são apenas 2 irmãos e portanto a questão não se coloca (ou 2 irmãs e 1 irmão, portanto a diferença no nome masculino não é de estranhar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e ainda Raquel e Samuel, Kiara e Clara e um outro par de irmãos Raquel e Miguel.

      Eliminar
  2. Que tema de debate tão original!
    Conheci três irmãs que se chamavam Liliana, Tatiana e Viviana. A diferença de idade entre elas deve ser de 2 ou 3 anos. Elas achavam graça ao facto dos seus nomes serem parecidos.

    ResponderEliminar
  3. Esta publicação é pra mim!

    Tenho um Eduardo e vou ter agora outro menino.
    Andamos às voltas com o nome perfeito para fazer par com o mano mais velho e uma das opções é Leonardo.
    O pai gosta muito, mas eu acho que soa um bocado "abimbalhado", precisamente por rimar...

    Mamãs, estou a aceitar sugestões 😀 mas tem que se era nome forte também 🤪 obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pais sente-se confortável com essa terminação, se é bonita para o primeiro, é bonita para o segundo :)
      Sugiro então Gonçalo, Henrique, Frederico e Lourenço!

      Eliminar
    2. Obrigada pelas sugestões Filipa! Eu ADORO Frederico, mas o pai diz que se vai baralhar com "frigorífico" hahahahaha. Henrique também é lindo

      Eliminar
    3. Gosto muito de Eduardo e Leonardo =)

      Também gosto de Eduardo e Gonçalo ou Henrique.

      Eliminar
    4. Também gosto muito de Leonardo!
      Gonçalo e Henrique são igualmente lindos, mas prefiro a primeira escolha.

      Bárbara

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. acho um tema interessante e de facto, sinto que há nomes mais ou menos óbvios. apesar da terminação, sinto que o resto do nome influencia a sonoridade. portanto, depende sempre de que nomes falamos e acho válido ser algo a considerar. mas lá está, dois pode ser coincidência, mas quando são três ou quatro irmãos com a mesma terminação, pode tornar-se cansativo ou confuso.

    ResponderEliminar
  6. Também acho que depende de cada par. Conheço Catarina + Carolina, Luís + Beatriz, Leonor + Salvador, Miguel + Rafael e em nenhum destes casos acho confuso!

    ResponderEliminar
  7. Para mim rimas estão fora de questão, não consigo gostar, ainda que adore os nomes em separado :)

    ResponderEliminar
  8. Depende bastante da situação e dos nomes. Eu e minha irmã temos idades parecidas e até com nomes diferentes trocam o nome uma da outra, imagina se tivéssemos nomes que rimassem?? Por isso acho que nomes que rimam não funcionariam para gêmeos ou irmãos com idades mto próximas. De qualquer forma acho q confundiria mais se fosse "Maria e Mariana" do que se fossem irmãs com nomes que rimam

    ResponderEliminar
  9. Nomes de irmãos que rimam é algo que eu não arriscaria. Por exemplo ter um Eduardo e um Bernardo. Depois chamamos um e vem o outro porque a sonoridade é semelhante. Lol
    Com tantos nomes bonitos e que combinam, não há necessidade de se prender às rimas.

    ResponderEliminar
  10. Concordo inteiramente com o que a Filipa escreveu. Eu conheço um Samuel e uma Raquel e uma Lara e Iara. Neste ultimo par as meninas nunca percebem quem é que a mae esta a chamar!

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos ia a um restaurante onde a filha da dona tinha 4 filhas todas acabadas em Ana e com nomes pouco comuns. Só me consigo lembrar da Bibiana e da Oriana mas tive dias a pensar no assunto. Até pouco recordo-me de ter um rapaz também que se chamava João. Fez - me imensa confusão

    ResponderEliminar
  12. Sei de uma mãe de 3 meninos cujos nomes são:
    Estevão
    Cristóvão
    Damião

    Soam-me bem pela invulgaridade dos nomes 😃 (republiquei o comentário porque o outro tinha um erro)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)