Duelo de nomes - Inês vs Mariana

em 12/02/21


Ao longo desta semana abordamos a Geração de 90 e, no seguimento do tema, coloco frente a frente Inês & Mariana, 4.º e 7.º colocados do rankings de 1995, respetivamente. Hoje, as posições estão invertidas e Mariana leva vantagem no número anual de registos mas eu acredito que, se somássemos aqui os registos de Maria Inês [era o composto mais escolhido em 2014, com 603 registos!], o cenário alterar-se-ia. No entanto, acho que vale a pena destacar o facto de que Maria & Mariana são os únicos nomes do top 10 de 1995 também presentes no top 10 de 2020. É curioso, acho impressionante e ilustra bem a relevância de Mariana na antroponímia contemporânea portuguesa! 
Então, qual destes clássicos contemporâneos é o vosso preferido? Na vossa opinião, seriam um par perfeito? E se a sondagem fosse Mariana vs Maria Inês, mantinham o vosso sentido de voto? Não se esqueçam de votar!

Resultado:




14 comentários:

  1. Muito interessante! Conheço pelo menos 3 casais que escolheram o par Mariana e Inês para as suas filhas!
    Mas para mim não têm muito a ver: um dos nomes é longo e combina 2 nomes num só, o outro é simples e curto.
    Para mim, não são um par perfeito, mas devo ser a única a pensar assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso exatamente igual. Gosto dos 2, mas não acho que combinem. Inês é muito bonito e transversal. Combina com Rita, Alice, Joana, Ema, Luísa . Mariana combina com Matilde, Madalena, Beatriz. Dos 2, prefiro Inês e mais ainda Maria Inês.

      Eliminar
  2. Chamo-me Mariana e nasci no início de 80, na época em que as Andreia, Patrícia...etc imperavam. Sempre adorei o meu nome e sei que a minha mãe ouviu bastantes comentários depreciativos quanto à escolha do nome. Sei também que se nao fosse Mariana teria sido Maria Inês!

    ResponderEliminar
  3. Gosto de muito de Maria Inês. Só não o escolheria para uma filha agora porque estou cansada de ver "Maria Inês" em todo o lado 😳 só no ano passado, tive duas a nascer em contactos próximos.
    Também gosto muito de Inês, simples, sem composto. Acho-o simples, elegante e doce.
    Se não me engano, a segunda filha do Daniel Oliveira e da Andreia Rodrigues irá chamar-se Inês, que acho uma doçura a fazer par com a mais velhinha, Alice.

    Já Mariana... É dos nomes que "nem me aquece nem arrefece" 😅 houve uma altura que era dos meus nomes "não, nem pensar". Hoje em dia, não desgosto mas também não morro de amores.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto mesmo de nenhum, mas voto em Inês. E votaria em Maria Inês.

    ResponderEliminar
  5. sendo de 2000, sempre tive amigas e colegas de turma com ambos os nomes, assim como Joana e Catarina. cresci a ouvi-los e de tão acostumada aos mesmos, acabei por nunca criar propriamente uma opinião sobre cada um. e a verdade é que não gosto, nem desgosto. são aqueles nomes "neutros" que ouço e que nem "penso" neles. Mariana no norte acaba por tender para "Mariána" com o "a" muito aberto, que não me agrada, e talvez só por esse factor (não encontro muitos mais argumentos, confesso), escolho Inês. mas se fosse Maria Inês, a escolha seria Mariana. gosto de Maria e gosto de compostos com Maria (principalmente, Maria + nome masculino), mas Maria Inês nunca me agradou (vá-se lá saber porquê).

    ResponderEliminar
  6. Sou apenas Inês!
    Não gosto de nomes compostos.
    Um nome é suficiente, porque raramente alguém é chamado por os dois nomes!
    Nasci em 77 e era raro encontrar alguém apenas com um nome (os segundos nomes mais usados na época eram Cristina, Sofia, Isabel).
    Em todo o meu percurso escolar nunca tive outra Inês na turma, nem Mariana!
    Na vida profissional já trabalhei com 2 Inês e 1 Mariana que tinham idade para ser minhas filhas!

    ResponderEliminar
  7. Entre os 2, prefiro Inês. Adoro Maria Inês.
    Qto ao facto de combinarem, não me aquece nem arrefece. Se ouvisse num pare de irmãs não ficava escandalizada.
    Para pares com Inês, prefiro:

    Inês e Rita
    Inês e Joana
    Inês e Luísa
    Inês e Leonor

    ResponderEliminar
  8. Ah! Conheço exemplos de todos estes pares!

    ResponderEliminar
  9. Não gosto mesmo nada de nenhum dos dois. Inês é muito curto, sem graça. Se fosse composto talvez melhorava. De Mariana não gosto nada da sonoridade. Não voto desta vez.

    ResponderEliminar
  10. Inês é o nome da minha prima que dizem ter semelhanças a mim por isso acabo sempre por ser tratada por Inês também. Acho o nome muito fofo mesmo.
    Mariana não gosto nada.
    No entanto nasci no final da década de 90 e apanhei imensas. Alguns pares que conheço
    Mariana e Catarina
    Mariana e Iara
    Mariana e Sara
    Mariana e Daniela
    Mariana e Alexandra

    Inês e Rita
    Inês e Cristiana
    Inês e Luís
    Inês e André
    Inês e Simão
    Inês e Miguel

    ResponderEliminar
  11. Achei piada ao exercício de me lembrar de nomes de irmãs/irmãos que eu conheço com estes nomes! Então:

    Inês e Sofia (bom par na minha opinião)

    Mariana e Matilde (conheço 2 pares)
    Mariana, Diogo e André
    Mariana e João

    Não adoro nenhum dos 2 nomes porque, lá está, são muito presentes na minha geração. Não sabendo bem o porquê, escolho Mariana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. subscrevo a ideia, por aqui conheço os seguintes pares:

      Mariana e Carolina
      Mariana e Catarina
      Mariana e Madalena
      Mariana e Margarida
      Mariana e Rita
      Mariana e Teresa

      Mariana e Francisco
      Mariana e Nuno
      Mariana, Salvador, Vicente e António

      Inês e Catarina
      Inês e Isabel
      Inês e Joana

      Inês e Gonçalo
      Inês e Tiago

      Eliminar
  12. Sou Inês e nasci em 95.

    Tenho uma prima Mariana que nasceu em 99 e a minha irmã que é Maria nasceu em 2001.

    Adoro a minha Mariana!
    São dois nomes que adoro mesmo e que os ouço aqui e ali. Só tive mais duas 'Inês' na turma na licenciatura. No mestrado que éramos quase 50, era só eu.

    Na primária havia outra Inês. Era a Inês grande e eu a Inês pequena/ Inês Albuquerque e Inês Osório.

    Relativamente a pares perfeitos com Inês. A minha melhor amiga é Rita e também me dou superrr bem com uma Luísa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)