Pares Perfeitos - nomes invulgares para nomes populares

em 02/02/21


Há uns dias, deixei-vos uma lista de nomes femininos que poderiam ser usados como Pares Perfeitos para alguns dos nomes do momento e hoje repito o exercício, com nomes masculinos. Já sabemos que os portugueses são mais conservadores no que respeita à nomeação de meninos e, por isso, selecionei nomes que, apesar de invulgares, nos são familiares. Aqui vai:

  • Aleixo é um nome medieval, que poderia ser valorizado com a popularidade de Xavier. O público deste blog não se interessa tanto por Alexis mas Aleixo, que soa mais a português, poderia cativar. Aleixo tem variante feminina - Aleixa, que também pode ser Alécia. 
  • Amaro está consistentemente nas minhas listas de sugestões para os próximos anos, porque acho que tem uma delicadeza que é rara de encontrar em nomes masculinos, muito ao estilo de Matias, Tomé, Clara ou Laura. 
  • Assis - gostamos tanto de Inês, Beatriz, Alice, Dinis & Luís e talvez pudéssemos encaixar aqui Assis, como possível par para Ana, Marta, Amélia, Simão, Vasco ou Mateus. 
  • Enes, patronímico de João, através de Johannes, poderia apelar aos que gostam de nomes curtos e invulgares. Enes poderia seguir as pisadas de Nuno e ser usado como par de Pedro, Diego ou Lara. 
  • Rio - escolher nomes literais para meninos implica alguma ousadia, porque ainda há muito boa gente que acha que os nomes literais são coisa de hippies, mas também estamos aqui para agitar um bocadinho as águas, certo? Acho que poderíamos olhar para Rio da mesma forma que, há umas décadas, olhávamos para Rui. Poderia ser par para Eva, Aurora, Noah...


Outras sugestões: 


  • Catarina, Frederico & Silvestre
  • Júlia, Simão & Josué
  • Helena, André & Levi
  • Olívia, Joaquim & Roque
  • Pilar, Santiago & Sancho


9 comentários:

  1. Algumas opções:
    Alice & Jonas
    Constança & Baltazar
    Lopo & Diana
    Sebastião & Crispim
    António & Domingos
    Félix & Beatriz
    Bianca & Elias

    Penso que os nomes masculinos incomuns que têm mais potencial para ganharem popularidade são aqueles que já são usados como apelidos, portanto são-nos familiares (foi o que aconteceu com Lourenço e Matias, por exemplo).
    Quanto aos nomes literais em rapazes, se Salvador tem tanto sucesso, com certeza teremos outros assim no futuro!

    ResponderEliminar
  2. Constança & Baltazar adoro!

    ResponderEliminar
  3. Aqui temos: António, Caetana & Sancho

    ResponderEliminar
  4. Sugiro:
    Margarida & Macário
    Diana & Douglas
    Laura & Lisandro

    ResponderEliminar
  5. Por falar em nomes delicados para menino e em nomes invulgares:ando vidrada em Eurico! Mas parece não convencer ninguém à minha volta :(
    Ainda no tópico: sei de um bebé chamado Egas, não gosto, mas não deixa de ser uma escolha de se aplaudir.

    ResponderEliminar
  6. Amo Assis 😊 Acho de uma delicadeza maravilhosa e esteve para ser o segundo nome do nosso Gaspar. No final, acabamos por deixar só um nome mas de vez em quando ainda o chamo assim ✨

    ResponderEliminar
  7. Para além das sugestões dadas pela Filipa - das quais destaco Amaro, Enes, Assis e Roque - gostei de algumas que foram sugeridas nos comentários, tais como Egas, Macário e Baltazar.
    Acrescento Eça.


    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)