Filhos dos famosos - August

em 24/02/21



  • August Philip Hawke, filho da princesa Eugenie de York. São três nomes de família, mas poucos teriam apostado em August, que foi visto como uma escolha menos tradicional. 
  • Matilde, filha de Vítor Baía, que já era pai Diogo, Beatriz, Afonso e Rodrigo
  • Zaya, filha de Simone, que já era mãe de Henry
  • August Harrison, filho de Mandy Moore [na foto]. Semana forte para August - e este pequenote até tem um nome duplamente Windorsiano. 


O que é que vocês acham de Augusto? Acho que há boas hipóteses de vir a ser  tendência nos próximos anos, junto de nomes como Joaquim, Nicolau e, até, de Amadeu. 


15 comentários:

  1. Simpatizo com o nome "Amadeu" e fiquei muito espantada quando descobri há uns anos que "Teófilo" tem exactamente o mesmo significado. É a variante latina e a grega do mesmo nome.

    ResponderEliminar
  2. acho Amadeo amoroso, mas Augusto não me agrada tanto, nem o imagino a tornar-se popular. no entanto, é interessante pensar num "nome real" que traduzindo à letra seria algo como Augusto Filipe (!) muito pouco nobre, portanto. agora, estou curiosa com a escolha de Harry e Meghan :)

    ResponderEliminar
  3. Recentemente comecei a olhar para Augusto com mais carinho, muito por causa da versão inglesa, que é bem mais delicada. Em português ainda não tenho certezas sobre ele, apesar de gostar acho um pouco rude. Outros dois nomes com que me acontece o mesmo são Teodoro e Baltazar, acho as versão inglesas mais delicadas e "usáveis". Ainda assim gosto dois três, mas só usaria na versão portuguesa Baltazar/Baltasar (onde também pode ser um factor negativo - a confusão na grafia).

    ResponderEliminar
  4. Augusto é um nome lindo. Está começando a aparecer aqui no BR, espero que continue. :)
    Chega de tanto Miguel e Enzo Gabriel. :(

    ResponderEliminar
  5. Não é feio. Quando eu era pequena a minha mãe tinha um afilhado com esse nome e eu achava super antigo, tipo imperador romano, tipo nunca ninguém iria querer namorar com ele com vergonha do seu nome de velho - estas coisas atormentavam-me muito, aos seis anos. Talvez pq do lado do pai não me faltassem avós e tias-avós Marias Agustas, o que só comprovava a vetustez do nome. Depois, em adulta, conheci um miúdo chamado Gustavo Augusto, um composto cacofónico com pretensões a anagrama. E fiquei a achar o nome divertido, para além de invulgar.

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre acho que Augusto tem que ser acompanhado de outro nome. Ele sozinho me dá certa agonia. Tenho um par de amigos gêmeos que se chamam Augusto José e Antônio José, ambos receberam seus nomes como homegens aos avôs.

    Gostei muito de Zaya também, mesmo sendo uma junção de Maya com Zara, acredito que tem potencial como Zöey.

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de Augusto, soa bem melhor em inglês.
    No entanto, há uns anos conheci um Augusto Luís e acho que o nome assim, neste composto, ganha logo outra delicadeza e classe... O que muito provavelmente é influenciado pela imagem da pessoa com aquele nome, um homem charmoso inteligente e educado.

    Bolas, é inevitável associarmos nomes às pessoas que conhecemos e isso definir o nosso maior ou menor gosto por cada nome...

    ResponderEliminar
  8. Não, não, não... Não aprecio mesmo nada Augusto. Nem Augusta, apesar de ter duas vizinhas que se chamam Augusta e de quem gosto muito. Não sei, apesar de ser um nome ligado a imperadores e coisas grandiosas, para mim é um nome cinzento, bafiento, nem sei explicar.
    Apesar de gostar muito de ver nomes antigos e que caíram em desuso a voltarem a ser usados nas novas gerações, não me parece que tal venha a acontecer com Augusto.

    ResponderEliminar
  9. A minha avó paterna chamava-se Augusta (avó Gusta) e como nunca conheci outra, sempre o associei a pessoas mais velhas, custava-me imaginar uma criança com esse nome e o mesmo aconteceu com Augusto.
    Hoje conheço um Augusto de 2 anos (irmão de Afonso e Artur) e cada vez mais, acho que se vai começar a ouvir novamente este nome, muito ao estilo dos mencionados nos outros comentários.
    Aliás, na altura que soube o nome do irmão Artur, também me pareceu uma escolha "ousada" e agora se vê que está a ficar cada vez mais popular.

    ResponderEliminar
  10. Outro nome que me soa bem mais delicado em inglês é o nome Salomão, Solomon

    ResponderEliminar
  11. Augusta acho bonito, mas Augusto só gosto com composto, sozinho parece um pouco "deslavado".
    Nicolau, Amadeu e Joaquim - gosto dos três, mas principalmente dos dois últimos, são nomes intemporais, que ficam sempre no ouvido, Amadeu acho mesmo um nome especial, pena não ser comum.

    ResponderEliminar
  12. Acho que existe muito espaço para Augusto crescer e, na eventualidade de se tornar popular, acredito que comece a ser amplamente usado como segundo nome: Miguel Augusto, Tomás Augusto... um pouco à semelhança do que aconteceu com Lourenço.

    Pessoalmente fico contente por acho Augusto bonito e elegante e também sou da opinião que abre caminho a vários nomes (acrescento Amaro, Emílio e Teodoro).

    Para mim, Amadeo é um nome lindíssimo e meiguinho e está na nossa lista para um futuro bebé. ☺️ Espero que se comece a ouvir mais um bocadinho uma vez que o uso é quase nulo (sobretudo nesta grafia).

    ResponderEliminar
  13. No Brasil, não encontro mais Augustos, mas na minha infância da década de 80, encontrava-se "Guto", que eu acho um apelido bem legal.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)