Duelo de nomes - Tomás vs Vasco

em 02/10/20

Eu sei que me vou repetir, porque o digo muitas vezes, mas cá vai: tendo a afastar-me dos nomes muito populares e dificilmente seriam a minha primeira opção, se tivesse outra menina. No entanto, há alguns nomes masculinos que me fariam contornar essa regra e Vasco seria um deles, não fosse o meu marido portuense e o V não lhe escorregasse tantas vezes para o B. Gosto mesmo muito de Vasco e, mesmo não tendo eu grande interesse por apelidos, se pegasse por cá a moda norte-americana de usar apelidos como nomes próprios, eu era mesmo menina para considerar Vaz, porque adoro a sonoridade! E é aqui que entra o segundo nome deste duelo: Tomás, um dos nomes mais marcantes das duas últimas décadas em Portugal e, a meu ver, o segundo nome mais bonito do top 10, logo atrás de Duarte. Agora que penso nisso, acho que gosto muito do contraste dos sons O/U e A nos nomes masculinos... O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Mantendo-me no tema, há algum nome que adorem, apesar de ir contra as características que mais valorizam? 

Resultado da sondagem:




 

16 comentários:

  1. Ora, dois nomes fantásticos! Nem sei, mas acho que não consigo votar

    ResponderEliminar
  2. Filipa, adoraria acompanhar você escolhendo o nome de outra criança! Acho que a única graça de ter 10 filhos seria escolher o nome de todos. :)
    Eu não gosto de nomes que começam com vogais, menos o nome da minha filha, Anna. Também gosto de nomes que pronunciam igual em diferentes lugares, e escolhi Lia para a minha outra filha (que em inglês seria Leah).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indico Ewá que pode também ser Eva (mesmo não gostando de Vogais seria uma boa ideia) RS.
      Certo vamos lá então: Maya, Diana, Louis,Octavia. São tantas opções, contudo vou compartilhar essas sugestões, todos os nomes que me vem na cabeça são indígenas, africanos ou hindus rsrs.

      Eliminar
  3. Vasco sem dúvida!
    É um nome forte e intemporal!

    ResponderEliminar
  4. Tomás, sem dúvidas. Não desgosto de Vasco, mas tal como a Filipa mencionou, Tomás é um dos mais bonitos nomes do top masculino. Mas a preferir, prefiro Tomé (provavelmente o meu nome masculino preferido).

    ResponderEliminar
  5. Nenhum é um nome que eu goste ao ponto de usar, diria até que os classifico na minha categoria de "nomes para os quais sou indiferente", não gosto nem desgosto. Tendo dito isto, tratando-se de um duelo, eu optaria por Vasco. Para mim, a sua vantagem sobre Tomás é mesmo o significado, por ser ligado à natureza, algo que eu tendo a valorizar. Se calhar também estou a ser influenciada por ter lido recentemente vários contos de Edgar Allan Poe, escritor maioritariamente conhecido pelos seus contos góticos e pelo poema "O Corvo", e por isso esteja a fazer mas associações positivas ao nome.
    Nunca tinha pensado nisso antes, mas agora que a Filipa falou, Vaz é um lindo diminutivo para Vasco e arrisco-me a dizer que lhe acho mais piada.

    Tal como a Filipa, tento afastar-me de nomes populares, mas tenho de abrir uma exceção, no meu caso, para Beatriz. Não entendo bem porque gosto tanto deste nome, uma vez que é tão popular e tradicional, algo que, normalmente, contribuiria para eu pôr um nome de parte, mas simplesmente adoro-o! Infelizmente, considerando os nomes mais registados em Portugal em 2019, também tenho de acrescentar Francisco a esta categoria, apesar de já gostar muito dele bem antes da sua recente explosão de popularidade.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Tomás, soa-me melhor ^-^

    ResponderEliminar
  7. Para mim sempre foi importante escolher um nome que não estivesse demasiado "na moda". Tanto que Maria é impensável para mim. Mas, mesmo assim, acabei por dar ao meu filho o nome Martim porque é a minha única excepção. Sou apaixonada pelo nome desde a primeira vez que o ouvi (há uns 15 anos) e sempre disse que seria o nome do meu filho. Não gosto nada do facto de estar tanto na moda, mas não consegui escolher outro nome 🤷‍♀️

    ResponderEliminar
  8. Filipa, acho que podia fazer uma publicação sobre algo que considero interessante e que tenho visto em comentários ultimamente aqui no blog: a exceções aos nomes da moda que as pessoas gostam (e que até poriam a um filho). Acho que a maioria das pessoas que frequenta o blog não gosta de nomes populares e dos ditos nomes da moda mas há certos nomes que por muito usados que sejam não conseguimos ficar indiferentes. :)

    ResponderEliminar
  9. Vasco. Tomás é aborrecido e super popular. Não que Vasco não o seja, mas já deixou de o ser há algum tempo.
    Ainda assim, não seriam escolhas minhas, gosto de nomes fora do top100.

    ResponderEliminar
  10. Prefiro Tomás. Eu pessoalmente também me afasto de nomes populares mas abriria exceção para Vicente, que gosto mesmo muito. Acho doce, intelectual e artístico

    ResponderEliminar
  11. Adoro Duarte, que a Filipa também referiu no post. É um dos meus favoritos.

    Entre Tomás e Vasco prefiro Tomás. Apesar de ser super popular, é muito bonito. ;)

    Vasco não usaria num filho meu.

    ResponderEliminar
  12. Durante uns tempos Tomás era um dos meus nomes preferidos, mas tem o contra de ser um nome "beto", de se ter tornado muito popular e de até já ter uma amiga com um filho com esse nome, por isso já não o considero interessante. Gosto de Vasco ☺️

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de ambos. Se a minha filha, há 10 anos atrás fosse um rapaz, teria sido Tomás. Mas se estivesse grávida agora de um rapaz talvez se chamasse Vasco. Só não escolheria nenhum dos dois devido à enorme popularidade. Neste momento não consigo escolher.... :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)