Devemos preocupar-nos com Olívia?

em 20/10/20


Há uns dias, conversei com uma futura mãe a respeito do nome Olívia. A decisão está tomada mas, depois de ler os meus posts, a mãe ficou um pouco apreensiva com a potencial subida de popularidade do nome nos próximos tempos. Longe de mim querer demover alguém do uso de Olívia, mas é bem verdade que essa é uma das minhas previsões.... 

A razão principal para esta minha conclusão tem que ver com o facto de Olívia estar muito em linha com Alice & Clara e um potencial par perfeito para as milhares de meninas que têm sido registadas com estes dois nomes - e, para ser justa, talvez deva acrescentar aqui Benedita e Júlia, o que exponencia as suas possibilidades. Idem para Lourenço, Salvador, Vicente. Ou seja, está muito alinhado com os nomes mais populares do momento, mas também se encaixa bem na tendência crescente dos nomes simples. 

A segunda razão, prende-se com o facto de que se trata de um nome muito internacional, que está em alta em vários países pelo mundo e, desde que escrevo este blog, é a primeira vez que temos um nome com tradição em Portugal, que se escreve e se pronuncia da mesma maneira em português e em inglês, e que ocupa a primeira posição quer do ranking norte-americano, quer do britânico. Eu costumo dizer que não somos directamente afectados pelas escolhas dos outros países mas, na realidade, nunca tivemos uma ocasião como esta e eu acho que será muito difícil resistir ao charme de Olívia! 

O nome já está no  top 50. Notam que se ouve cada vez mais? 

23 comentários:

  1. Sem dúvida.. Na sala da minha filha existem 3 Olivia's

    ResponderEliminar
  2. Conheço uma linda Olívia Cristiana 😊
    O som em inglês e português é igual mas a grafia não. Gosto do nome mas o acento é o suficiente para me demover de o dar a uma filha.

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa! Não aprecio Olívia mas gosto imenso de Lívia, Lídia e Lígia. Não gosto do som do "O" e associo o nome a eterna namorada do Popeye, a Olívia Palito...

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa!
    Gosto muito do nome Olívia, acredito que venha a ficar ainda mais popular, mas não creio que venha a chegar à popularidade de uma Leonor ou Beatriz.
    Também tenho vindo a aperceber-me que a popularidade dos nomes vão dependendo de região para região no nosso País. Concorda?

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Ah!Mais uma vez a Filipa acerta em cheio! Conheço a mãe de um Vicente e de um Lourenço e para menina só queria Clara ou Olívia.
    Sinceramente, se vamos copiar os rankings estrangeiros, por que não ir buscar Lúcia, do ranking espanhol? Tão conhecido mas tão incomum, e fica bem quer num bebé quer num adulto. E com a popularidade de Luz e Luísa a crescer, não percebo como Lúcia fica esquecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao consigo gostar de Lúcia :( o meu marido adora, percebo os argumentos tanto dele como os aqui escritos, mas não consigo gostar. E tenho pena

      Eliminar
  6. Olivia agrada-me imenso e assim como Alice e Clara, acredito que aumentará a sua popularidade, nos próximos anos. Júlia não me parece tão óbvio. Mas sem dúvida, sou apreciadora deste "grupo" de nomes. E pensar que, há uns anos, não olhava para nomes com menos de 8 letras!

    ResponderEliminar
  7. Acho um nome muito doce e querido.
    Tenho uma tia (60/70 anos) chamada Olívia. 🙂

    ResponderEliminar
  8. Nome escolhido para minha filha que nasce em maio. Na torcida para que não se popularize taaanto aqui no Brasil....depois que decidimos, parece que os demais nomes perdem um pouco o encanto...
    Tenho uma Estela de um ano. Acho que ficará um belo par.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela bebê! De acordo com o top 100 feminino Baby Center Brasil do ano passado, Olívia ficou na posição 50. Talvez suba um pouco, mas acredito que não fique demasiado popular como Manuela e Helena...

      Eliminar
  9. Ainda estava a meio do primeiro parágrafo da Filipa e já estava a pensar em Alice, Clara e Benedita porque são do mesmo tipo de Olívia. Não daria este nome a uma filha apenas porque se tivesse que apostar, apostaria que será um dos próximos com grande popularidade. Mas que gosto do nome, lá isso gosto!...

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma Olívia nascida no início do ano passado :) já tinha o nome escolhido há vários anos e acompanhava as subidas no ranking com apreensão, mas não está ainda popular ao ponto de me demover de o escolher. Penso que a sua popularidade vai aumentar, mas não o vejo a chegar ao top 10 (nem sei se ao top 20). No ano passado nem subiu assim tanto como se previa, não foi? Penso que o vi num post da Filipa sobre "desilusões" ou previsões que não se verificaram.

    Na sala da minha Olívia na creche não há mais nenhuma (nem em toda a creche/jardim de infância - moro no centro de Lisboa). Eu não conheço nenhuma, mas tenho amigos/colegas que conhecem A ou B que têm filhas com esse nome. Geralmente quando dizemos o nome, as pessoas dizem que é invulgar mas que gostam muito. Assim em encontros em parques/jardins ainda não ouvimos nenhuma menina a ser chamada igual.

    ResponderEliminar
  11. Acho extremamente semelhante a Alice e Clara, de facto. É um nome antigo, tradicional, mas não associado com demasiados pergaminhos, digamos assim. Consigo perceber o encanto, mas não é nome que aprecie, tal como não aprecio Alice ou Clara. Aliás, entre amigas temos um tipo de mulher a que chamamos uma "Alice" e não tem propriamente a conotação mais positiva.

    Beijinhos,

    J

    ResponderEliminar
  12. O título deste post fez-me parar sobressaltada: é precisamente a questão que tenho desde que escolhi o nome Olívia há uns anos para dar a uma futura filha. Ainda no fim de semana passado vi uma Olívia num restaurante (irmã de um Óscar!). Acho que vou simplesmente habituar-me a um nome ligeiramente popular. Gosto demasiado de Olívia para abdicar dele.

    ResponderEliminar
  13. Quando estava grávida em 2017 era esse o nome que teria caso fosse uma menina. Felizmente tive um rapaz, e agora, grávida novamente, todos me dizem "agora vem a Olívia". Mas não, exatamente devido à popularidade que anda a registar desistimos do nome e vamos nos debruçar sobre outros potenciais nomes menos ouvidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso perguntar que nome deu ao rapaz e que nomes estão a considerar para menina?

      Eliminar
    2. Também fiquei curiosa :)

      Eliminar
  14. O menino chama-se Tomé Maria. Agora optámos novamente para não saber o sexo, mas ainda não temos nada em vista... Estou a ver se me inspiro! Eheh

    ResponderEliminar
  15. Já gostei mais de Olívia, mas confesso que em comparação a outros nomes começados por "O", perdi o interesse. Gosto de Ofélia, Olímpia e até Odete e consideraria qualquer um destes antes de considerar Olívia.

    No entanto, admito que os nomes "O" me deixam muito reticente quando penso que ao chamar por uma filha seria "Ó-Félia!" e o "O" inicial tornar-se-ia uma interjeição (algo que também acontece com nomes começados por "A".

    Mas sim, pelo que vejo de comentários aqui no blog, existe muito interesse nesse nome e parece-me que o seu uso vai crescer.

    ResponderEliminar
  16. Adoro o nome e era o primeiro da minha lista caso tivesse uma filha, mas nunca mais ouvi da mesma forma desde que meu namorado me disse que soava como Bolívia... :(

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)