Duelo de nomes - Alice vs Francisca

em 07/08/20


Nos últimos dois anos, tenho conversado frequentemente com pessoas que estão indecisas entre pelo menos dois daqueles que eu considero serem os nomes femininos do momento, a saber, Alice, Benedita, Clara e Francisca. Já aqui fiz o duelo entre Alice vs Benedita, Alice vs Clara e hoje proponho-vos que escolham entre Alice e Francisca
Francisca tem estado em alta nos últimos vinte anos e atravessa agora um momento de grande popularidade, a par da variante masculina. Estes dois factores fazem com que pareça mais comum do que Alice que, a meu ver, acaba por parecer mais fresco, mais novidade...
O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem

10 comentários:

  1. Ah! Conheço um par de gémeas com estes nomes. Estes nomes são os dois lindos mas não têm nada a ver um com o outro: um simples/sem floreados, outro mais complexo/romântico, um internacional, outro especificamente português, um provavelmente irá ser usado sempre assim, o outro terá vários diminutivos... Portanto não é fácil de comparar, para mim não estão na mesma categoria.

    ResponderEliminar
  2. Entre Alice, Benedita, Clara e Francisca, a escolha é difícil. Benedita sempre foi um dos meus favoritos, Francisca sempre fez parte dos nomes das minhas amigas. Sinto que Alice e Clara cresceram muito nos últimos anos e também me agradam. Mas hoje, talvez Francisca.

    ResponderEliminar
  3. Este duelo para mim é fácil: prefiro Alice, gosto. De Francisca nunca gostei. Para além disso tenho preferência por nomes curtos/médios. Tentando pensar nos dois nomes de forma imparcial, acho Alice mais internacional (o que para muitos é uma vantagem), mas Francisca também não seria difícil de dizer, penso eu.

    ResponderEliminar
  4. Alice..... se um dia eu tiver uma filha, ela terá esse nome. Francisca é bonito, só que prefiro Francisco.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Alice. A menina da foto, inclusive, tem cara de Alice. De Francisca nunca gostei, é considerado antiquado no Brasil e quase impossível pensar em uma menina com esse nome atualmente.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do nome Francisca: é longo, acentuado, antigo (qualidades que aprecio imenso).

    Conheço muitas meninas e mulheres com este nome, das mais variadas idades, e a grande maioria tem uma personalidade vincada e determinada.

    ResponderEliminar
  7. Não gosto nada de Alice e muito menos de Francisca. Prefiro Benedita e Clara, se bem que são demasiado populares. Porque não nomes menos vistos como Mafalda e Estela?

    ResponderEliminar
  8. Alice, Alice, Alice, Alice!

    Entre os 4 nomes referidos no post, o meu preferido é Clara. Alice é o segundo.
    De Benedita e Francisca não gosto mesmo nada.

    ResponderEliminar
  9. Desta vez voto en Alice, embora não gosto especialmente de nenhum dos dois.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)