Duelo de nomes - Alice vs Benedita

em 22/11/19


Creio que ninguém tem dúvidas de que os nomes femininos do momento em Portugal são Alice e Benedita e a minha única incerteza é se chegarão já este ano aos mil registos anuais. Na minha opinião, são dois nomes bem diferentes e fazendo a ponte com post de ontem a respeito dos Nomes femininos da Década, diria que Benedita segue as pisadas de Leonor e Alice está mais próximo de Matilde. E vocês, o que acham destes dois nomes? Sei que estes dois nomes faziam parte dos preferidos das leitoras do Nomes e mais Nomes quando ainda andavam na top 50. O aumento da popularidade alterou a forma como olham para eles? Qual é o vosso preferido?  

Resultado da sondagem:


13 comentários:

  1. Prefiro Alice. Não gosto muito de Benedita.

    ResponderEliminar
  2. Sempre adorei o nome Benedita, mas agora parece a nova Matilde e já não sinto frescura no nome, apesar de continuar a achar bonito.
    Alice não é feio, mas entre os dois prefiro Benedita, ainda que a sua popularidade de hoje seja tanta, que sinto que é mais uma Benedita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que disse esta Filipa do comentário.
      Na frase em que a Filipa do blog disse que Benedita seria a nova Leonor e Matilde a nova Alice eu penso que é tal e qual. O mal dos nomes começarem a ser muito usados é que perdem o encanto, a força do impacto e cansam.

      Eliminar
  3. Prefiro Alice, mesmo gostando de nomes tradicionais e Benedita se encaixa perfeitamente.Benedita não me encanta e esta longe de ser um dos meus nomes favoritos.

    ResponderEliminar
  4. Há nomes que, por muito usados que possam ser, continuam a provocar-me um brilho no olhar quando os leio e Benedita é um deles, como Madalena ou Margarida, que também ouço bastante. Não desgosto de Alice, associo-o a Clara e a Olívia, dois nomes que também têm tudo para se tornarem mais usados.

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Alice! Benedita não gosto muito.....

    ResponderEliminar
  6. Nenhum. Não gosto mesmo nada de nenhum deles. Apesar da popularidade de Matilde e Leonor continuo a gostar mais destes. Mas, é bom que haja mudança.

    ResponderEliminar
  7. Adoro.... ou melhor amo o nome Benedita. Acho-o super fofo, meigo, fresco e feminino. Não aprecio muito o nome Alice, talvez porque tenho familiares próximas com esse nome, ede facto, elas conseguem denegrir a o nome. Qto a Matilde tb gosto bastante. Se o duelo fosse entre Benedita Vs. Matilde, sem dúvida que não conseguiria votar. Mas sendo o duelo entre Benedita e Alice, então torna-se fácil. Benedita é o eleito.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto mesmo de Benedita por isso a escolha é fácil.
    Alice é daqueles nomes que tenho vindo a apreciar cada vez mais nos últimos 10 anos mas a popularidade faz-lhe perder brilho aos meus olhos.

    A Filipa vai ter acesso à lista dos nomes mais usados deste ano? Estou super curiosa!

    ResponderEliminar
  9. Benedita é difícil de dizer. Prefiro Alice.

    ResponderEliminar
  10. Curiosamente, aqui não há nenhuma menina chamada Alice.

    "Benedita" já existem duas.

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de ambos os nomes e não consigo escolher um favorito.
    Ambos remetem-me para meninas e mulheres fortes e determinadas.

    Alice é doce e jovial e, para mim, indissociável da personagem de Lewis Carroll.

    Prefiro a grafia Benedicta.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)