Duelo de nomes - Duarte vs Francisco

em 18/10/19


Para mim, hoje  temos um duelo de titãs que opõe dois dos nomes mais equacionados de momento em Portugal. Aliás, equacionados e usados, já que  estão ambos no top 5 e não sei se Francisco não será o nome masculino mais registado em Portugal, a curto prazo. 
Já escrevi muito sobre Duarte, que é apenas um dos meus nomes favoritos de sempre, e Francisco também é uma presença constante por aqui e, como tal, sei que são dois nomes que, de forma geral, vos agradam. A pergunta que resta é apenas uma: qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem


12 comentários:

  1. Aqui no Brasil, Duarte é sobrenome (acho que se diz apelido em Portugal)

    ResponderEliminar
  2. Duelo mais do que difícil! Gosto tanto mas tanto destes dois nomes e estão ambos entre os meus predilectos, mas a minha escolha é Duarte que ocupa o topo da lista e é o nome que adoraria dar a um futuro filho.

    ResponderEliminar
  3. Prefiro Francisco, mas não gosto de nenhum :/

    ResponderEliminar
  4. Nenhum me encanta mas gosto mais de Duarte.

    ResponderEliminar
  5. Duarte é simples, suave mas imponente, Nunca entendi o fascínio que os portugueses têm por Francisco e Francisca. Beijinhos para si e para a Frederica Jasmim

    ResponderEliminar
  6. Aqui no Brasil, Duarte não seria muito aceito creio eu. Duarte é frequentemente utilizado como sobrenome e não como nome, devo leva em consideração que temos outros casos entre eles: Rangel. Eu prefiro Francisco, acho mais antiguado, tradicional e forte.

    ResponderEliminar
  7. Votei em Francisco. Gosto bastante deste nome, é dos meus preferidos. Duarte não simpatizo com este nome. Além de ser muito utilizado como sobrenome.

    ResponderEliminar
  8. Para mim, Duarte. É o nome que quero dar a um filho, um dia que tenha.

    ResponderEliminar
  9. Votei em Francisco, que continua a ser um dos meus nomes favoritos. Aliás, diz a minha mãe que este seria o meu nome se tivesse nascido menino. Só não colocaria num filho por conta da sobrelotação actual.

    ResponderEliminar
  10. Votei em Francisco pq não vou muito a bola com Duarte. Francisco e Francisca é muito bonito pena estar tão na moda

    Tenho um amigo que tem Duarte como primeiro nome e Duarte como último nome... O pai também é Duarte. Faltou imaginação ali...

    ResponderEliminar
  11. Não consigo escolher, não gosto de nenhum deles. Francisco está saturado e Duarte é sobrenome aqui no Brasil.

    ResponderEliminar
  12. Duarte é para mim um dos nome mais feios que se ouvem em portugal, nunca vou perceber a sua grande popularidade, até porque é um diminutivo de Eduardo, que para mim é muito mais interessante.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)