Os nomes preferidos das crianças

em 25/07/19


A Frederica tem pouco mais de três anos e está na fase dos teatrinhos. Dramatizamos contos infantis, situações do quotidiano, programas de culinária... Enfim, tudo serve para brincar ao faz de conta e claro que aproveito a oportunidade para a ir familiarizando com a maior quantidade possível de nomes próprios. De momento, os nomes que ela escolhe para as suas personagens são sempre Aurora & Joaquim, o que até faz com que eu sinta que este blog pode vir a ficar em boas mãos! 😁

Tentam incutir o gosto por nomes próprios nos vossos filhos ou nas pessoas que vos são mais próximas? E as crianças costumam partilhar os nomes preferidos? Contem-me tudo! 

10 comentários:

  1. Eu quando era pequena punha sempre o nome Luísa às minhas bonecas, e, por vezes eu própria era a professora, doutora Luísa. Não tinha nenhuma colega ou professora no infantário com esse nome, nem na família. Ainda hoje gosto do nome mas não me imaginava a pôr a uma filha, tanto que não o pus. A minha filha gosta de Beatriz, Rafaela, Rodrigo. Não tem nada a ver com o meu gosto.

    ResponderEliminar
  2. Minha filha mais velha, nessa fase, acabava inventando nomes para bonecas: Lindinha, Bonitinha, Fofinha. Depois passou para Cristalzinha (numa fase sereia). A minha filha mais nova, com cerca de 3 anos, começou a gostar de Olívia, e tem seguido assim, sem eu saber de onde ela passou a gostar desse nome.
    Eu adoro Aurora e Violeta, e são esses nomes que eu uso nas brincadeiras com elas.

    ResponderEliminar
  3. Meu filho como 9 anos gosta imenso de Mário. Quando brinca e lhe pergunto o nome dos bonequinhos, até de Legos, diz sempre Mário. Há dias perguntei qual o nome preferido para menina, respondeu Matilde. E, no entanto, não tem nenhuma na sala dele.

    ResponderEliminar
  4. Que post tão engraçado e original!!

    Eu não me lembro dos nomes que dava às bonecas, sei que cada uma tinha um nome, então tinha de pensar em vários nomes - nunca repeti nenhum.

    Sei que havia uma Clara, uma Bia, uma Sofia, uma Geni (de Eugénia) e das outras não me lembro. Ainda hoje gosto desses nomes.

    Não tenho filhos então não tenho como dar exemplos desta nova geração.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não tenho filhos, mas em amigas e colegas tento incutir o gosto por nomes menos comuns (ou muito raros até :D), e volta e meia partilho posts deste blog com as amigas mais próximas ahah

    ResponderEliminar
  6. A minha filha, quando tinha 3 ou 4 anos, punha o nome Oni a todas as bonecas. Não faço ideia o que a levou a inventar esse nome mas o que sei é que ela o adorava. Lembro-me uma vez em que a brincadeira era a festa de aniversário de três bonecas e ela chamou-me para cantamos os parabéns e lá cantámos 3 vezes os parabéns, uma vez para cada Oni :)
    Agora, com 6 anos, o nome Oni já passou à história. Agora as suas bonecas chamam-se Amor, Estrela, Concha e Brilho... Quanto a nomes de bonecos masculinos, usa sempre os mesmos: Miguel e Gonçalo (o nome do irmão).

    ResponderEliminar
  7. A minha Francisca de 3 anos diz que os nomes preferidos dela são Lourenço (não sei onde o foi buscar pois não conhece ninguém com o nome), Luz e Catarina (outros que também não vejo de onde os possa ter ido buscar) mas por acaso até não desgosto das escolha da princesa ;)

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. O meu filho mais velho diz que o nome que mais gosta é Rita. E adora o nome Ritinha. Nunca teve nenhuma colega com esse nome. Ele tem 8 anos e de vez enquando, fala que adorava ter uma mana que se chama-se Rita.

    Por sua vez, a meu filho do meio, adora o nome Filipa. É uma adoração como nunca vi. :D

    Carla

    ResponderEliminar
  10. O meu filho de 10 anos gosta de Dinis e Margarida.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)