Duelo de nomes - Alma vs Concha

em 05/07/19


Há dias partilhei aqui a lista de nomes mais populares em Espanha e fiquei feliz por perceber que Alma continua a apresentar bons resultados, ocupando a 17.ª posição do ranking. Na Suécia, Alma até está no top 10, mas este resultado espanhol parece-me mais relevante já que, para eles, Alma também é um nome literal que remete para o espírito. Ao que parece, não lhes faz confusão e a mim também não, já que Alma é dos meus nomes preferidos. Para este duelo improvável ser minimamente equilibrado, tinha de arranjar outro nome que me faça pensar em Espanha, que seja literal e que também levante a questão do gozo. Pensei em Pilar, mas Pilar já está noutro patamar de aceitação. E se não ia ser Pilar, então tinha de ser Concha, um nome que eu acho muito simpático, que me parece muito apelativo num país tão ligado ao mar, que poderia ser uma boa alternativa a Conceição, mas que costuma ser algo de comentários muito negativos.

Este é um duelo improvável, bem sei. Na nossa sociedade, este tipo de nomes tende a levantar questões sobre a sua seriedade ou falta de credibilidade. Contudo, vamos pensar um minuto na quantidade de pessoas que têm primeiros nomes tradicionais, mas que são conhecidas pelo apelido. A título de exemplo, conheço pessoas com muito mérito que são tratadas por Pina, Leitão, Passarinho e estes apelidos nunca impediram o seu reconhecimento profissional! Alma Gonçalves ou Concha Monteiro será assim tão excêntrico? Dúvidas que me assolam! O que acham de Alma & Concha? Qual deles preferem?

Resultado da sondagem:



14 comentários:

  1. Gosto bastante de Alma!
    Concha não me agrada.

    ResponderEliminar
  2. Não acho que estes nomes tenham algo de excêntrico, quando temos tantos "Salvadores" neste país, estes são bem melhores... Penso que Alma tem maior probabilidade de se tornar mais popular, eu colocaria Concha ao mesmo nível de Mercês, em ambos os casos há nomes semelhantes com maior aceitação: Concha/Conceição, Mercês/Mercedes

    ResponderEliminar
  3. Entre os dois Alma é agradável aos meus ouvidos, mas nenhum dos dois são nomes que botaria em uma criança. Nomes como Alma e Concha são muitos literais para o meu gosto.

    ResponderEliminar
  4. Vou votar em Alma, por ser, na minha opinião, mais bonito.

    Concha associo sempre a diminutivo de Constança.

    ResponderEliminar
  5. O meu voto vai para Alma. Concha ainda me faz pensar numa adulta ou idosa, além de não conseguir deijar de pensar nele como diminutivo doutro.

    ResponderEliminar
  6. Interessante duelo! Embora ache Alma mais melodioso escolho Concha porque me agrada mais se formos fazer a associação com os respectivos significados. Era um bom nome para dar a uma menina nascida perto do mar :)

    ResponderEliminar
  7. Alma é lindo! Mas não teria coragem. Ainda por cima na minha terra Alma é nome de shopping (que para centro comercial é péssimo nome, acrescente-se), e só por aí já dá cabo do nome.

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante dos dois! Acho até um bom par para irmãs! Voto Alma só porque acho a sonoridade mais interessante/agradável!

    ResponderEliminar
  9. Filipa, tem sugestões de pares perfeitos masculinos para estes dois nomes? É que uma coisa que me impediria de os usar é serem tão líricos e não combinarem com os nomes masculinos de que eu gosto (Nicolau, Teodoro, Fausto), que não são nomes “literais”. Eu não sou propriamente extremista com pares perfeitos, mas não gostaria que houvesse uma assimetria de género nos nomes dos meus filhos. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cândido, Franco, Salvador, Valentim.

      Eliminar
    2. Caio. Não é lírico mas é curto e literal. Pessoalmente, adoro.

      Eliminar
  10. Votei em Alma.

    Sinceramente, não gosto nada de Concha. Acho um nome bem pesado e a sonoridade não me agrada.

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente não gosto nem de Concha e nem Alma. Mas entre os dois soa melhor Alma

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)