Anos-luz: Cândida & Benedita

em 11/07/19


Já aqui o escrevi várias vezes: parece que achamos que agora é que se usam nomes bonitos, que os pais de agora é que têm extremo bom gosto mas, no fundo, no fundo, andamos apenas a repetir padrões. Hoje, os portugueses estão absolutamente apaixonados por Benedita, um nome comum noutros séculos, mas que pouco se usou no século XX. O longo e delicado Benedita, que se seguiu a nomes como Madalena e Rita, apela às nossas raízes católicas, é virtuoso... Como é que ninguém se lembrou dele antes dos Morangos com Açúcar?! Bem, talvez estivéssemos ocupados a fugir a sete pés de Cândida, esse nome virtuoso, longo e delicado, que foi muito comum na geração das nossas avós e tias! Novamente, padrões e conotações! Benedita & Cândida até podiam andar lado a lado, mas... Não têm nada a ver! 

10 comentários:

  1. Em Cândida, não gosto do facto de ter o til, do som "an" e do próprio significado literal. Também não gosto da palavra candura. Gosto muito de Benedita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tem o som do til, tem o som do circunflexo para mostrar que é uma vogal fechada - mas não é nasalizada.

      Eliminar
    2. Sim, o circunflexo. Foi mesmo uma distração! Tenho preferência por nomes sem acentos e sem ç também...manias :D

      Eliminar
  2. Primeiro vieram as Beatriz, depois as Matilde, depois as Leonor, depois as Benedita e agora as Alice.
    Mesmo sendo nomes bonitos, cansam!!!!
    Cândida... Sem querer ser maldosa nas palavras mas penso logo em candidiase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempos conheci uma senhora que, quando era atacada por candidiase, dizia que a "sua" Cândida tinha voltado... Percebo a associação :)

      Eliminar
  3. Sempre simpatizei com Cândida :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma prima Cândida mas fazendo investigação na área da microbiologia é impossivel dissociar o nome do levedura Candida Albicans que provoca candidiase.
    Quanto a Benedita, também não me deixa o coração a bater mais rápido... é um daqueles casos que de tanto ouvir foi-se entranhando mas não o adoro

    ResponderEliminar
  5. Honestamente, não gosto de nenhum. Não acho piada nenhuma a Benedita e Cândida,como disseram em cima, é associado à doença.

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa,

    Parece que o nome da filha da Cláudia Vieira chamar-se-á Caetana. Ela estava indecisa entre este nome, e Júlia, Helena, Luísa.

    Podes ver aqui: https://sic.pt/Programas/julia/videos/2019-07-12-Claudia-Vieira-revela-o-nome-escolhido-para-a-filha

    ResponderEliminar
  7. A minha avó tem 76 anos e chama-se Benedita! Sempre adorei e o facto de não ser muito comum colocou-o na lista para o nome da minha filhota. Contudo, como me apercebi do Boom que aí vinha risquei da lista!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)