Maria & Manuel

em 28/05/19


Maria e João são os nomes com mais presenças no topo do ranking português mas, para mim, o conjunto mais icónico, clássico dos clássicos, é mesmo Maria & Manuel. São nomes que não abordo com frequência e os posts que lhes dediquei já têm alguns anos, pelo que está na hora de ouvir novamente a vossa opinião: o que é que acham destes nomes? Estão na vossa lista de preferidos? Preferem-nos sozinhos ou num nome composto? Quais são os vossos compostos preferidos? A popularidade de Maria constitui uma desvantagem ou comprova que é um nome fantástico? Ponderariam este par para irmãos? Digam de vossa justiça! 

8 comentários:

  1. Sempre que se fala em nomes típicos portugueses, não tem como não referir Maria e Manuel.
    Maria já ouvi tantas vezes que já me cansei. Mas gosto mais de ouvir Maria sozinho do que composto.
    Em relação a Manuel, não desgosto mas não me encanta. Embora não sejam dos meus preferidos, prefiro o tradicional João para menino e Sofia para menina.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de Maria. Na verdade, abomino Maria. Acho que é um nome desnecessário, normalmente usado ali como uma muleta para mais qualquer coisa e sinto sempre que está a mais. Mas na verdade agora que queremos dar um nome de menina começo a perceber que há uma grande dificuldade em arranjar nomes compostos femininos que não soem a potenciais cantoras populares portuguesas, por isso talvez nessas situações o Maria dê jeito :)

    Já de Manuel gosto bastante, embora também seja um bocadinho comum para o meu gosto. Mas acho que é um nome intemporal e giro, que agrada a todos e que acompanha todas as idades.

    ResponderEliminar
  3. Adoro o nome Maria. Tenho pena que seja considero secundário, pelos anos e anos de Marias-qualquer coisa que nunca eram tratadas por Maria.
    A minha filha chama-se Maria Joana, porque adoro os dois nomes juntos e trato-a sempre pelos 2 nomes. Se for para tratar só por Joana, não teria posto o Maria só de enfeite.
    Entre os compostos com Maria, adoro Maria Joana (naturalmente), Maria Inês, Maria Rita, Maria Luísa. Também acho graça a Maria com segundo nome masculino, excepto Maria José. Gosto de Maria Luís, por exemplo.
    Já Manuel é dos nomes que estão na minha lista "Não, nunca, nem pensar". Aliás, nem Manuel, nem Manel. Não gosto mesmo. Entre os nomes mais clássicos/comuns masculinos, prefiro de longe José, António, João, Pedro...

    ResponderEliminar
  4. Já não tenho muita paciência para Maria, acho a versão original Miriam bem mais interessante.

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa! Mais uma vez, muitos Parabéns por este Blog tão original e tão bem gerido! Maria só gosto acompanhado. A minha filha chama-se Maria Constança é eu adoro! Manuel também só gosto acompanhado. O composto preferido talvez seja Manuel Tiago. Um beijinho para si e para a Frederica Jasmim!

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa! Mais uma vez, muitos Parabéns por este Blog tão original e tão bem gerido! Maria só gosto acompanhado. A minha filha chama-se Maria Constança é eu adoro! Manuel também só gosto acompanhado. O composto preferido talvez seja Manuel Tiago. Um beijinho para si e para a Frederica Jasmim!

    ResponderEliminar
  7. Manuel está fora de questão, não gosto. Nem tão pouco gosto de Emanuel.
    Quanto a Maria. É daqueles nomes.que se puder evitar, então evito. No entanto, adoro Maria Inês. Mas desde que seja tratada exactamente pelos 2 nomes, pk se for para tratar somente por Inês, então perde a graça.

    Carla

    ResponderEliminar
  8. Por estar tanto na moda não consigo gostar. Mas os émus avôs são ambos Manuel e a minha mãe e as minhas tias têm todas Maria. Maria Isabel, Maria Celeste e Maria Madalena. Cá na França quando se falam em nomes portugueses eles já sabem, é Maria pra mulher sem dúvida. Pra homem aqui noto mais José..

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)