Duelo de nomes - Inês vs Sofia

em 09/11/18


Inês & Sofia não são os nomes mais frequentes nas minhas publicações... exactamente porque são muito populares e ninguém está à espera de ser alertado para a sua existência. Em 2013, quando vimos pela primeira vez a lista de nomes compostos registados em Portugal, ficou claro como água que Sofia era o rei dos segundos nomes e que, caso contabilizássemos todos os seus registos nesse ano, Sofia seria o segundo nome mais registado em Portugal! Por falar em nomes compostos, não nos esqueçamos que Maria Inês tem sido o composto preferido dos portugueses. Este percurso como segundos nomes seria mais do que suficiente para um duelo, mas Inês e Sofia têm também óptimos desempenhos quando usados como primeiro nome, estando ambos no top 10 de 2017. 
O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido?

Atualização - resultado da sondagem: 



21 comentários:

  1. Eu sou Inês e a minha irmã Sofia! Eu tive uma Laura e uma Amalia e a Sofia teve uma Alice ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, faltou-me referir isso no post, que é um Par Perfeito e muito comum por cá! :)

      Eliminar
  2. Inês sem pensar duas vezes.

    Era uma das opções para mim sendo os meus pais =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    É o meu nome e gosto muito dele, por isso, Inês!

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. Votei em Sofia =)
    O meu nome que nunca trocaria.

    Beijinhos
    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.

    Inês 🤗🤗

    Beijinhos, Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  6. Sou Rita, mas a minha mãe sempre gostou muito de Sofia! Mas lá fiquei Rita. A meu ver, Rita, Sofia e Inês fazem um trio perfeito.

    Votei no nome Sofia.

    Um beijinho, Rita Sá

    ResponderEliminar
  7. Eu sou Maria Inês e gosto muito do meu nome! Apesar de popular, acho inesperado porque 1) é composto, o que não é normal noutros países, e 2) é infantil, talvez por ser muito da minha geração (anos 90) e não o associar a pessoas da geração anterior. Quanto ao duelo em si, acho os dois nomes demasiado comuns para o meu gosto. Prefiro Inês, porque acho um nome leve e divertido. Gosto muito do significado de Sofia (e do facto de remeter para a Sophia), mas não gosto muito do som, é muito fechado. Não usaria nenhum. Voto em Inês.

    ResponderEliminar
  8. Chamo-me Sofia e adoro o meu nome, não o trocaria por nenhum outro e daí ter o meu voto. No entanto, também gosto muito de Inês.

    Filipa, parabéns pelo maravilhoso trabalho, gosto tanto do seu blog.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Votei em Sofia! Sou sincera, juntamente com Inês faz um par belíssimo, conheço um ;)

    Um grande beijinho, Gabriela Mendes

    ResponderEliminar
  10. Olá a todas!

    Gosto muito de Sofia, para além de ser o meu nome, nunca pensei troca lo ou algo do género. O meu voto foi para Sofia!!


    Um beijinho e bom fim de semana
    Sofia Menezes

    ResponderEliminar


  11. Inês!!

    Beijinhos,
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  12. Acho que Sofia tem uma sonoridade doce e adoro o significado.

    ResponderEliminar
  13. Eu votei em Inês!

    Um beijinho
    Matilde Rocha

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde.

    O meu voto foi para Sofia.
    Beijinhos, Adriana Melo

    ResponderEliminar
  15. Olá.

    Votei em Sofia!

    Bom domingo
    Beijinhos

    Carla Dias

    ResponderEliminar
  16. Não consigo gostar de nenhum :/ Ainda assim talvez vote em Sofia.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde!

    Inês!

    Um beijinho
    Sonia

    ResponderEliminar
  18. Olá a todas, venho dizer que votei em Sofia.

    Bom domingo e beijinhos a todas,
    Alice Abreu

    ResponderEliminar
  19. Inês é o nome da minha afilhada. Sofia, de uma grande amiga.
    Não nutro grande amor por nenhum dos dois, mas voto em Sofia por ser mais internacional.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)