Duelos Improváveis - Celeste vs Estrela

em 14/08/17


Tradicionalmente, o país enche-se de novos nomes no mês de Agosto, com a chegada de muitas famílias compostas pelas mais variadas nacionalidades. Da última vez que fui ao hipermercado, cruzei-me com uma menina loirinha, que não devia ter mais de dez anos, que se chamava Celeste [ler com pronúncia francófona] e, como sempre, nada faz mais por um nome do que ouvi-lo numa criança a quem ele assenta como uma luva! Este episódio serviu de inspiração para o Duelo Improvável desta semana, que tem uma inegável ligação ao céu: o que acham de Celeste Estrela? E entre os dois, qual vos parece mais bonito? Não deixem de votar! 

Atualização - resultado da sondagem




22 comentários:

  1. Preferio Estrela..e conheço 3, mas têm todas mais de 40 anos...
    Celestes, conheço algumas mas também têm todas mais de 40 anos...
    Voto Estrela
    :D

    ResponderEliminar
  2. Recentemente cruzei-me com vários pequeninos com nomes para todos os gostos: amigos de praia com 2 anos, Martim & Samuel (Confesso que gostei de ouvir chamar pelo pequeno Samuel); conheci o meu primeiro Santiago (o nome é muito popular mas nunca tinha conhecido um!) e uma menina com cerca de 10 anos chamada Helena! (A quem a avó chamava ocasionalmente de Leninha).
    Em relação ao duelo, gosto mais de Celeste do que de Estrela (prefiro Estela) mas associo sempre a uma tia avó chamada Celeste.

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de Estrela!
    Conheço uma Celeste com cerca de 67anos...mãe de uma Estrela :P

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de Estrela por isso o meu voto vai para Celeste que por sua vez me soa muito agradável. :)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de nenhum. Não conheço Estrelas mas conheço várias Celestes todas na casa dos 50. E uma Aurora Celeste :)

    ResponderEliminar
  6. É curioso como a pronúncia influência a beleza de um nome. Em francês Celeste soa muito mais bonito que em português.
    Uma vez cruzei-me com uns turistas franceses com uma bebé chamada Salomé a quem carinhosamente chamavam pela abreviatura Memé. Era um nome que nunca me tinha chamado a atenção, mas a partir desse dia achei-lhe outra graça, tudo por causa da entoação francesa.

    ResponderEliminar
  7. Celeste soou-me bem. Teve o meu voto. Curiosamente associo mais o nome Estrela a uma senhora da minha rua, de uma certa idade, que a Estrela-Estrelinha.

    ResponderEliminar
  8. Celeste é lindo. Teve o meu voto. De estrela gosto mais a variante Stelle, como a princesinha da Suecia.

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente, nenhum dos dois me agrada, mas conheço duas Estrelas: uma de apelido e outra com 5/6 anos, irmã de um Salvador e de um Eduardo. Se tivesse mesmo de optar por um, talvez fosse Estrela, apesar de gostar de nomes semelhantes a Celeste (do "mesmo grupo") como Ester, por exemplo.

    ResponderEliminar
  10. Celeste, leva o meu voto neste duelo!
    E por acaso hoje Cruzei me com uma pequenina chamada Estella, falavan francês e a menina tinha uma irmã gémea chamada Jade!!:)
    Mesmo assim, prefiro celeste!

    Um beijinho
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  11. Celeste é nome de senhora. Gosto de Estela, soa bonito.

    ResponderEliminar
  12. Gostei do post, é que a minha vizinha (tem 60 anos) chama-se Estrela Celeste :) Acho que entre ambos prefiro Estrela, mas gosto bastante da combinação Estrela Celeste (e eu normalmente odeio combinações, prefiro nome isolado). Curiosamente, toda a gente, inclusive família, chamam-na de Celeste, mas quando era pequena chamavam-lhe Estrelinha.

    ResponderEliminar
  13. O meu voto vai para celeste!!
    Conheço uma Estrela com 47anos e uma Celeste de 69anos!!

    Um abraço
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  14. Celeste, sem dúvida =) Lumimoso, doce e substancial. Isto apesar de também gostar de Estrela, que conheço tanto como nome próprio como como apelido.

    ResponderEliminar
  15. Estou de acordo consigo Mariana C, Celeste também levou o meu voto!
    Tenho uma Maria Celeste na família com 79 anos, e uma Estrela de 71 que são irmãss...
    Ainda hoje falamos nessa história, Maria Celeste era ser Marília e a Estrela...Dulce....
    Que voltas e mais voltas mas o meu voto é Celeste!

    Bjs :)
    Sonia

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Tenho uma tia chamada Maria Celeste com 75 anos e conheço duas senhoras chamada Estrela, ambas com mais de 90 anos. Apesar da idade, a uma todos lhe chamam menina Estrela e à outra chamam Estrelinha.
    Curiosamente quando votei escolhi Celeste, pensando: prefiro Celeste que é um nome antigo e tradicional, enquanto Estrela é um dos vários nomes literais, recentemente aceites. Só depois me lembrei das 2 senhoras Estrela que conheço, quase centenárias.
    Concluo então que para mim Estrela é um nome que relaciono com frescura e modernidade e Celeste um nome que me lembra tradição. Gosto de ambos. São bonitos, têm significados etéreos e são originais mas perfeitamente usáveis.
    Parabéns Filipa, por este duelo tão interessante.

    ResponderEliminar
  18. Celeste é o nome da minha segunda filha de 6 anos. O meu voto já se sabe para qual é ☺

    ResponderEliminar
  19. Celeste é o nome da minha segunda filha. Já não terei uma Terceira mas, se tivesse, seria Estrela. Estrela, ao contrario do que se pensa, é um nome tradicional típico do Norte. Moro fra do país senão teria sudo Aurora mas aqui o ditongo 'au' ler-se-ia o e eu não podeia ouvir Orora todos os dias da minha vida. Surpresa das surpresas a nossa Celeste, filha de dois pais bem Morenos, tem olhos... celestes! A minah primeira é Lídia como a minha avó e que eu adoro e se pronuncia lindamente em todas as línguas!

    ResponderEliminar
  20. O novo membro da minha família é uma Maria Celeste. Sempre me fez lembrar um nome idoso, mas agora já não consigo deixar de o associar à minha pequena sobrinha.

    ResponderEliminar
  21. Prefiro Estrela.

    Celeste me lembra uma personagem mal humorada de um livro que li! Estrela me lembra a minha irmã, Estela.

    ResponderEliminar
  22. Celeste é o nome de uma menina sonhadora enquanto estrela é o nome de uma criança não consigo imaginar um estrela adulta acho que o nome é muito infantil.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)