Judite
- Lado Maternal -

em 01/06/17


Ao longo dos anos, tenho-me cruzado com algumas mulheres chamadas Judite. A mãe de uma amiga de infância. Uma vizinha de muita idade a quem todos chamavam Dona Dite e que só no velório descobri que era Judite e não Edite. Outra vizinha, esta bem mais nova, que era tratada por Jú. A fotógrafa do meu casamento, que era Judith. Isto faz-me pensar que, não sendo o mais comum dos nomes usados em Portugal, ainda deverá ser o nome de muitas mães portuguesas! 
Na minha opinião, Judite até poderia ser uma par perfeito para Débora - nome bíblico que está na lista de cem nomes femininos mais registados em Portugal entre 1990 e 2016, e que já foi registado em mais de 5 mil meninas neste período. O problema será mesmo esse: enquanto Débora tem vindo a ser uma escolha constante, o melhor  resultado de Judite, nos últimos cinco anos, ocorreu em 2014, quando foi usado em três meninas. 
Compreendo que hoje até pode nem ser um nome muito apelativo, mas vendo que Salomé, Rebeca, Simone e Ester estão às portas do top 100, isso faz-me acreditar que, dentro de alguns anos, Judite poderá ouvir-se novamente. 
Judite é um nome bíblico, de origem hebraica, cujo significado tanto remete para "judia", como para "Ele será louvado". O original Iehudith também originou Judita, variante, ainda assim, muito mais rara. Do universo anglo-saxónico, chega-nos o diminutivo Judy, que hoje provavelmente até associamos a senhoras de meia idade, já que este foi um nome muito popular nos EUA, nas décadas de 40 e 50. 

3 comentários:

  1. Adoro! Tenho uma tia Judite, com mais de 80 anos, que é das mulheres mais doces e inteligentes que já conheci.

    Entraria facilmente na minha lista para uma filha, mas não vejo o meu marido a concordar.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto, nem desgosto. Prefiro Ester, gosto tanto!

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente adoro este nome. No entanto eu conheco genre maid nova com este nome e nao pessoas maid idosas.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)