Duelo de nomes - Bárbara vs Mafalda

em 02/06/17


Os meus nomes preferidos são quase todos longos, fortes e intensos e acho que Bárbara e Mafalda são bons exemplos de nomes que reúnem estas características. Mafalda é um dos meus nomes preferidos de sempre e adorei quando uma das minhas melhores amigas o escolheu para a primeira menina que nasceu no nosso grupinho! Bárbara, por outro lado, passou-me ao lado durante muito tempo, mas agora tem vindo a agradar-me mais. Podemos encontrar qualquer um dos dois nos livros antigos de baptismo, estão os dois na lista de Infantas de Portugal, e a popularidade de Bárbara e Mafalda foi muito semelhante em 2004, quando ocupavam, respectivamente, a 27.ª e 28.ª posição do ranking de nomes femininos mais usados em Portugal. Nessa altura, Bárbara já estava a começar o percurso descendente, depois de ter chegado à 17.ª posição, em 1998, talvez por causa do sucesso de Bárbara Guimarães, que entretanto começara a apresentar o Chuva de Estrelas. Hoje, Bárbara ocupa a 53.ª posição do ranking, enquanto que Mafalda está na 22.ª posição.  
Sei que Mafalda é um nome que causa alguma estranheza aos leitores do Brasil, enquanto que Bárbara é relativamente comum, e isso poderá afectar um pouco o resultado da sondagem, mas acho que não é motivo para não fazer este duelo que, aos portugueses, fará mais sentido! 
Para o fim, deixei uma curiosidade: apesar de haver no nosso top 100 mais nomes que apenas têm uma vogal [Ana, Clara, Lara, Mara, Sara, Marta], Bárbara e Mafalda são os únicos trissílabos nesta situação e já sabem que eu acho piada a estas coisas. 😇

O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem


44 comentários:

  1. Não gosto de Bárbara pelo seu significado (bárbaro, barbárie...) mas Mafalda também não me diz absolutamente nada.

    Agora um assunto que não tem nada a ver com este post. Filipa, já vi que tem um post sobre o nome Alma, e adorava que fizesse um com pares perfeitos e nomes compostos.
    Adoro o nome cada vez mais, tanto pela sonoridade como pela internacionalidade. No entanto, e infelizmente, não sei se esse nome em Portugal não será um pouco... hippie?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se for? O que tem contra hippies?

      Eliminar
    2. A senhora não tem nada contra hippies.....as pessoas é que podem achar o nome hippie...
      Se a senhora Ana acha-se o nome hippie não gosta dele

      Eliminar
    3. Então não gosta do nome Bárbara pelo significado e agrada-lhe Alma? E o significado deste? Repare que é um nome literal e aconselho a pesquisar o verdadeiro significado de Bárbara, verá que não corresponde ao que escreveu.

      Eliminar
  2. Ana, acho que o nome Alma é bem diferente e por seu lado bastante elegante.
    Deixo aqui a minha sugestão (par/nomes compostos)

    PAR:
    -Alma&Beatriz
    -Alma&Diana
    -Alma&Dinis
    -Alma&Filipe

    NOMES COMPOSTOS:

    -Alma Sofia
    - Alma Margarida
    - Mas para mim, Alma é mais giro, sem um nome composto...Apenas, Alma e os apelidos dos pais!!!
    Um beijinho :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Alma Flora"
      "Alma Joana"
      "Alma Aparecida"
      "Alma Manuela"
      "Alma Catarina
      "Alma Isabel"
      "Alma Clara"
      "Alma Maria"

      Eliminar
    2. "Alma Flora" adoro.

      Eliminar
  3. Esta é bem fácil. Sempre adorei Bárbara, é daqueles nomes que nunca saíram da lista dos meus preferidos. Já o outro nome nunca, nunca simpatizei com ele. Aliás quando o oiço torço logo o nariz, não gosto nada da sonoridade daquele "fal".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sempre adorei o nome Bárbara. E quando fiquei grávida de uma menina não tive dúvidas de qual nome ela teria Bárbara

      Eliminar
  4. Não gosto nada, nada, nada de Mafalda. Soa-me mal, simplesmente. Bárbara também não é dos meus favoritos, mas é o que prefiro dos dois.

    ResponderEliminar
  5. Mafalda não gosto muito (embora conheça várias bem simpáticas!), mas Bárbara é horrível (para mim, claro). por isso é fácil.

    [O que não é nada fácil é mesmo arranjar um segundo nome giro para Alma... :p]

    ResponderEliminar
  6. Adoro Mafalda! Já Bárbara não me agrada, precisamente por lembrar barbaridade, palavra com um significado negativo.

    ResponderEliminar
  7. Olá, não vim escrever sobre Bárbara ou Mafalda, pois tenho duas filhas com esses mesmos nomes...
    Agora vou ser mãe, daqui a 2 meses...e demorou imenso a saber o sexo da criança ...se fosse menino seria Bernardo ou Lourenço e se fosse menina era Rosarinho ou Carminho...
    Vou ter uma menina, e estou mesmo indecisa adorava que fizesse um duelo entre RosarinhovsCarminho, para ver se me deciso...o meu próprio marido também não se consegue decidir... Gostávamos que nos desse uma ajuda Filipa!!
    A Mafalda tem 7 anos e a escolha foi fácil e a Barbara tem 4 anos e a escolha foi difícil ( as escolhas eram Bárbara, Eduarda ou Gabriela) nós gostávamos de nomes compridos...escolhemos Barbara, na última hora....numa situação muito cómica "tiramos um papel à sorte e saiu Bárbara e assim ficou...”
    Um beijinho e cumprimentos,
    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosarinho gostei!

      Eliminar
    2. Rosário ficaria melhor porque ela será a única no diminutivo!Mafalda,Bárbara e Rosário!

      Eliminar
    3. Sofia Gonçalves sugiro Bernardete por ser semelhante a Bernardo. Entre Carminho e Rosarinho: Rosarinho por lembrar Rosa e não Rosário. Outra alternativa a Carminho: Cármen

      Eliminar
    4. Voto em Rosarinho, porque apesar de ser um diminutivo, continua a ser um nome forte, enquanto que Carminho me parece mais delicado, face ao nome das irmãs!

      Eliminar
    5. Vou ser sincera que não gosto de nomes que soam a diminutivos, masvoto em Rosarinho pela razão que a Filipa mencionou

      Eliminar
    6. Obrigada a todas pela grande ajuda!
      A minha bebé será ROSARINHO, e nascerá em outubro!!
      Um grande beijinho a todas,
      Sofia Gonçalves

      Eliminar
    7. ** agosto (peço desculpa pelo engano;)
      Beijoca
      Sofia Gonçalves

      Eliminar
    8. Olá Sofia, o meu nome também é Mafalda e acho que Rosarinho e Carminho são nomes muito queridos! Não gosto nem de Rosário nem de Carmén, porque acho que vai parecer que a pessoa seja velha, prefiro que acabe em "inho", acho bastante querido e uma escolha muito difícil entre os dois! Em relação ao nome da sua filha Bárbara, acho que foi o nome perfeito, adooorooooo Bárbara, aliás se eu não me chamasse Mafalda, o meu pai queria que eu me chamasse Bárbara ou Raquel e a minha mãe Carlota ou Matilde. Mas acho que Mafalda foi a melhor escolha, talvez por não ser um nome enjoativo e muito usado, é um nome clássico, elegante e está sempre na moda, ao contrário de muitos nomes que eu não vou citar que por acaso gosto, mas que se tornaram blharc. Os nomes Rosarinho e Carminho, são muito originais e muito fora do comum! Acho difícil de escolher!Acho o nome Bernardete super velho e ultrapassado, não querendo ofender ninguém, e acho que aqui não está em causa as combinações, mas sim o gosto de cada um e o que ficar melhor! Mas talvez Rosarinho seja o melhor entre os dois!

      Beijinhos e muitas felicidades!

      Eliminar
    9. Ahh! Já nasceu a Rosarinho, nem tinha reparado no seu comentário Sofia! Em que dia é que nasceu a sua filha? Eu nasci no dia 12 de outubro!

      Eliminar
    10. Mafalda, sim a Rosarinho já nasceu em agosto no dia 15!!!

      Obrigada pelas palavras queridas, e você já tem filhas!?

      Um beijinho
      Sofia Gonçalves

      Eliminar
    11. Olá Sofia! Bem na verdade eu ainda só tenho 13 anos, mas sou uma apaixonada por nomes! Um beijinho e um excelente Ano Novo! Acho que escolheu os nomes perfeitos para as suas filhas!!

      Eliminar
  8. pares perfeitos femininos para Raquel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pra mim são estes:
      Raquel e Camila
      Raquel e Pedro

      Eliminar
    2. Raquel e Mariana, gosto imenso.

      Eliminar
    3. Estas são as minhas escolhas:
      Raquel e Renata
      Raquel e Lorena
      Raquel e Bárbara
      Raquel e Alexandra
      Raquel e Margarida
      Raquel e Cristiana
      Raquel e Catarina
      Raquel e Sara
      Raquel e Patrícia
      Raquel e Filipa
      Raquel e Melissa
      Raquel e Daniela

      Mas o meu favorito é sem dúvida:

      Raquel e Valentina

      Eu chamo-me Raquel e adoro o meu nome. Por acaso não tenho irmãs, mas sei que se tivesse uma chamar-se-ia Eva, o que para mim é um nome lindo mas não combina de todo com Raquel.

      Eliminar
    4. Raquel & Alice
      Raquel & Catarina
      Raquel & Gisela
      Raquel & Helena
      Raquel & Letícia
      Raquel & Mafalda
      Raquel & Marta
      Raquel & Rita
      Raquel & Sara
      Raquel & Sofia

      Eliminar
    5. Anonimo 4 junho de 2017, 11:03, de qual gostou mais?!
      Adoro Raquel & Mariana, acho muito delicado e elegante...
      Um beijinho,
      Rita Sá

      Eliminar
  9. Gosto de Raquel &Rafaela ( sem que é começado pela mesma letra)..sem ser pela mesma letra gosto de Raquel & Vitória ou Raquel&Mariana; conheço uma Raquel de 11 anos que é irmã de uma Vitória de 3 anos, e conheço uma Raquel de 9 anos que é irmã de uma Mariana de 5 anos...
    E gosto imenso das combinações!

    ResponderEliminar
  10. Entre Rosarinho e Carminho...gosto imenso de Carminho, e acho que ficaria super amoroso ter uma Bárbara, uma Carminho e uma Mafalda!!
    Mas o duelo iriinteressante..parabens pela vinda da sua pequenita(Carminho/Rosarinho

    ResponderEliminar
  11. Gosto de Raquel &Rafaela ( sem que é começado pela mesma letra)..sem ser pela mesma letra gosto de Raquel & Vitória ou Raquel&Mariana; conheço uma Raquel de 11 anos que é irmã de uma Vitória de 3 anos, e conheço uma Raquel de 9 anos que é irmã de uma Mariana de 5 anos...
    E gosto imenso das combinações!

    ResponderEliminar
  12. Não gosto nada de nenhum dos nomes mas se tivesse de fazer uma escolha entre um e outro, escolheria Mafalda.

    ResponderEliminar
  13. Também não gosto de Mafalda, exactamente devido à sonoridade "fal"... não me soa nada bonito. Já em Bárbara, apesar de não ser dos meus nomes preferidos consigo ver alguma beleza, e não associo nada a Barbárie, Barbaridade nem outros significados afins... acho mesmo que é dos poucos nomes literais que não associo ao seu sentido literal, o que é raro.
    Filipa, dá para fazer um duelo entre Teresa e Margarida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião de tudo o que escreveu. Nem mais nem menos. Até na questão do nome lateral, apenas Bárbara e Rosa não olho para eles como nomes literais, todos os outros não me agradam. Apenas acrescento que Bárbara, para mim, é lindo, lindo.

      Eliminar
  14. Hoje fiz um plantão extra em um hospital infantil aqui da cidade. Primeiro plantão que faço lá e não conhecia ninguém. A primeira pessoa que conheci foi uma dentista muito simpática chamada Gardênia. Fiquei encantada. Na hora falei "que nome lindo," ela respondeu com um largo sorriso. Eu sabia que era o nome de uma flor, mas não sabia qual. Assim que cheguei em casa fui pesquisar e descobri que é um gênero botânico e que dentro desse gênero botânico se encontra um outra flor que muitos amam como nome próprio: Jasmim. Adorei o nome "novo." Fiquei pensando em possíveis alcunhas carinhosas, mas não cheguei a nenhuma. Adoraria ver um bebê com esse nome.
    Por outro lado, atendi uma mãe com uma criança de 10 anos chamada Yolanda. Falei pra ela que achava o nome bonito, ela disse que a menina odiava e que quando crescesse queria trocar. Aconteceu uma pequena morte dentro de mim naquele momento. Mas eu até compreendo a menina. Crianças são cruéis. Os coleguinhas devem dizer pra ela todos os dias que é nome de velho, chamá-la de yoyo que é o nome de um brinquedo famoso aqui no Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jasmim...o diminutivo q me vem logo a mente seria Mimi.
      Gardênia...diminutivo poderia ser Enia (q tbm é um nome), Deni, Deh, Nia...

      Eliminar
    2. Jasmim só é admitido como nome masculino em Portugal

      Eliminar
  15. Votei em Mafalda, mas confesso que, apesar de ter um carinho especial por nomes tradicionalmente portugueses, a minha escolha também foi motivada por uma associação pessoal menos positiva a Bárbara... É uma pena, porque o nome é bastante bonito, mas acho que todos nós padecemos um pouco disto em consequência de más experiências: assim que vemos aquele nome, vizualizamos aquela pessoa...

    ResponderEliminar
  16. Confesso que Mafalda me lembra "malvada".

    Filipa, o nome Amanda não é aprovado em Portugal? É que é trissílabo e tem apenas uma vogal.

    ResponderEliminar
  17. Nao gosto de nenhum em particular, mas consigo simpatizar com Barbara...já Mafalda tenho um odiozinho de estimação e nem o fato de conhecer uma Mafalda amorosa me faz gostar do nome. Acho mt feio! aquele "fal" ali é simplesmente intragável.

    ResponderEliminar
  18. Olá Filipa,

    Como está? E as pequeninas? Antes de mais muitos parabéns pelo novo rebento!
    Gostaria de saber a sua opinião... entre Bárbara e Vitória, qual prefere?
    Penso que são dois nomes de estilos semelhantes, fortes, embora sei de uma Bárbara que é tratada pelo diminutivo, provavelmente pela mesma razão... embora Bárbara me pareça mais jovial, não gosto dos trocadilhos que fazem e da associação ao nome literal...
    Já Vitória acho bonito também, com significado bonito... embora seja literal não dá azo a tantos trocadilhos, mesmo os futebolísticos, mas associo a pessoas mais velhas... não me parece tão jovial e é mais forte... muito mais fácil de conjugar com um segundo nome e internacional... pesa embora Bárbara seja internacional e, apesar de ter uma cadência bonita em português, soa horrivelmente em inglês e é muito mal amado e datado por lá... já Vitória é o oposto...

    Beijinhos

    Mar A

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)