Vanda
- Nomes geracionais -

em 03/04/17


Vanda é um daqueles nomes que, subitamente, cativou uma série de pais portugueses mas que, em pouco tempo, voltou a cair em esquecimento. Neste caso em concreto, o período de enamoramento decorreu entre a década de 70 e 80, por isso é muito provável que as Vandas que conheçam estejam agora na casa dos 40. 
O nome não chegou em Portugal apenas nessa altura, já se usando anteriormente - ainda que de forma pouco expressiva - sendo até citado pelo Vocabulário Ortográfico de 1940, possivelmente graças à Princesa Wanda, filha de Krakus, fundador de Cracóvia e figura do imaginário polaco. 
Não consegui determinar se há algum fenómeno associado ao aumento de popularidade do nome, mas, em 1964, foi publicada a banda desenhada X-Men 4, da Marvel, que apresentava pela primeira vez a super-heroína Wanda Maximoff, mais conhecida por Scarlet Witch ou "Feiticeira Escarlate".
Algum tempo depois, em 1970, foi exibido o filme "Wanda", de Barbara Loden, mas não parece ter tido um impacto estrondoso. Por outro lado, em 1988, saiu "Um peixe chamado Wanda", filme que foi aclamado pela crítica e, em 1991, Vanda chegou aos 74 registos, que o colocavam na 110.º posição do ranking de nomes femininos mais escolhidos em Portugal. Desde 2011, os registos têm diminuído e em 2016 apenas foram registadas duas meninas com este nome, cujo significado é controverso, podendo estar algures entre "pastora" ou "espírito divino". 
Conhecem alguma Vanda? Sabem o que está por trás da escolha do nome? 

4 comentários:

  1. Conheço algumas Vanda's. Têm entre os 35 anos e os 50.
    Pessoalmente n gosto do nome

    ResponderEliminar
  2. Conheci um Vando, provavelmente inspirado no cantor romântico brasileiro Wando. Mas, claro, eu já escrevi muitas vezes sobre "nomes de mau prognóstico" e este é um deles. O menino tinha uma doença gravíssima. Quanto a Vandas, conheço algumas, todas amorosas e bem dispostas.

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  3. Com todo o respeito, este é um daqueles nome que soam mesmo datados... Mas como estas coisas são cíclicas, poderá vir uma altura em que Vanda voltará a ser uma escolha alternativa? *I wonder...*

    ResponderEliminar
  4. Eu acho Vanda um nome ok. Não é feio nem bonito. Apenas mais um nome

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)