Duelo de nomes - António vs Manuel

em 03/02/17


Quando penso em António e Manuel, penso sempre em pessoas adultas, homens feitos e até de bastante idade. Porém, imaginá-los em crianças não deveria ser assim tão difícil, já que, nos últimos trinta anos, têm conseguido manter-se presentes nas listas de nomes mais registados anualmente em Portugal, sobretudo António que, entre 1990 e 2110, foi escolhido como primeiro nome para mais de 16 mil crianças. 
A popularidade geral de Manuel é um pouco menor: em igual período, Manuel foi usado apenas em cerca de 9500 meninos mas, em  2016, pela primeira vez em 27 anos, superou o número de registos de António! Isso significa que, neste momento, apesar de separados só por duas posição na lista de nomes mais escolhidos, estão em fases distintas: António perde popularidade, enquanto Manuel está a subir. 
O que pensam destes dois nomes clássicos, que apesar de serem do mais tradicional e simples possível, atingiram nos últimos anos um estatuto de elegância que não vemos associado, por exemplo, a Carlos ? Qual deles preferem? Não deixem de votar! 

Atualização - resultado da sondagem: 




20 comentários:

  1. Acho António elegante mas não consigo gostar propriamente dele, no entanto tenho-lhe carinho por ser o nome do meu avô paterno, já falecido há muito tempo (não o cheguei a conhecer). O nome composto era António Raúl, por acaso gosto muito, acho Raúl muito fofo :) De Manuel gosto, mas já gostei mais sinceramente, hoje em dia acho-o secante, muito secante, coisa que com António não acontece, apesar de saber a sua posição no ranking.

    Hoje estou mais inclinada para votar em António.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Pilar, o meu avô materno também era António =) no meu caso, foi esse que conheci bem (faz este ano 10 anos que ele faleceu). É ele a razão pela qual tenho um primo pouco mais velho do que eu e, portanto, não vejo António exactamente como "nome de cota"...

      Eliminar
    2. Eu também não vejo António como "nome de cota", pelo contrário, acho-o muito intemporal e adequado a qualquer idade (apesar da sonoridade forte, que muita gente não gosta de ver em bebés e crianças).

      Eliminar
  2. Realmente decidir entre os dois não é propriamente fácil. Apesar de tudo, conheço mais Manuéis mais novos do que Antónios. António soa-me a algo mais clean, devido à acentuação no ó, enquanto que Manuel parece-me mais "fechado" provavelmente por causa do "nuel", mais "secante" como disseram.
    António é o nome dos meus dois avôs e é nele que voto, pela tal associação a algo mais fechado vindo de Manuel - apesar de adorar a maioria dos nomes iniciados por M.

    ResponderEliminar
  3. Acho António nome de cota, desculpem lá. Manuel também um bocado, mas António ainda mais.

    ResponderEliminar
  4. Lindos, ambos! Clássicos, elegantes, portugueses e com classe.

    ResponderEliminar
  5. É tão difícil escolher! O meu avô paterno chama-se Manuel e o materno chama-se António! Dois nomes que considero muito usáveis em futuros filhos. Não posso votar, pois não consigo escolher.

    ResponderEliminar
  6. O irmão mais novo da minha melhor amiga de infância chamava-se António, por isso não me faz confusão nenhuma ver um António pequenito. Mas a verdade é que acho António um nome meio tosco, um bocadinho bruto talvez... nem sei explicar. Manuel só conheci em adultos, aliás é o segundo nome do meu pai. Acho um nome bonito, suave, que flui muito bem. Não teria problemas em pôr Manuel a um filho meu.

    ResponderEliminar
  7. Não gosto particularmente de nenhum dos dois mas António e Manuel são me bastante familiares (como para a maioria das familias portuguesas). São nomes repetidos na familia sendo os membros mais novos chamados António (15 meses) e Manuel (5 meses)

    ResponderEliminar
  8. Mais um que custou, mas lá dei o meu voto para Manuel. Ambos os nomes surgem em todas as gerações da minha família até à minha - resta saber se surgirão também na geração dos nossos filhos - mas hoje "ganhou" o Manuel ( nome esse que quase foi calhar na rifa ao meu irmão).

    ResponderEliminar
  9. São nomes que não me cativam. Votei em Manuel porque as minhas figuras paternas tinham todas Manuel no nome: Jorge Manuel, Manuel Artur e Manuel Caetano.

    ResponderEliminar
  10. António e Manuel estão no meu top 10 de nomes de rapazes ao lado de Henrique, Sebastião, Jaime, Bernardo, Francisco, Frederico, Baltazar e Vicente. Acho que são ambos clássicos e intemporais, perfeitamente usáveis em crianças, até porque a infância é o período mais curto da nossa vida.

    ResponderEliminar
  11. Desta vez n vou votar. N gosto de nenhum, nem consigo imaginá-los em crianças.

    ResponderEliminar
  12. Não gosto nem de um nem do outro. Mas a escolher, escolho Manuel... sempre dá para chamar Manel, que é muito melhor do que Tó :/

    ResponderEliminar
  13. Não gosto de nenhum mas prefiro António, talvez por ter visto já um bebé com esse nome então consigo associar e até acho fofinho

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito António,já Manuel acho um nome antigo

    ResponderEliminar
  15. Daria sem dúvida o nome Manuel a um filho. São dois nomes que atravessam sempre todas as gerações. Mas Manuel para mim é um nome muito querido. Ah, e não gosto nada de Manel, eu trato mesmo por Manuel.

    ResponderEliminar
  16. Sem dúvida, que o meu voto vai para António. Adoro o nome, é o nome do meu avô materno e a variante feminina, Antónia, é um dos meus nomes favoritos!

    No entanto, confesso que detesto os diminutivos "Tó", “Tonito” e, pior, “Tony”. Mas isso vai de cada um porque ao meu avô nunca ninguém o tratou por diminutivos porque ele não deixa, é sempre “o senhor António”.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)