Sarah - OK ou KO?

em 06/02/17


Sara é um pequeno e delicado nome que cativou imensos portugueses nos últimos quarenta anos. Com um significado muito apelativo - quem não acha que a sua menina é uma princesa?! - este antropónimo bíblico foi escolhido como primeiro nome, entre 1990 e 2016, para mais de 34 mil meninas portuguesas. No ranking dos nomes mais populares da década de 90, que elaborei com base em dados oficiais, Sara ficou na 5.ª posição,  logo atrás de Ana, Joana, Maria & Inês, o que demonstra bem a sua popularidade! 
Mas o que vos pergunto hoje é o seguinte: o que acham de Sarah? Gostam desta variante que também se usa em Portugal, ainda que em muito menor proporção, já que, desde 1990, só se ausentou do top 100 entre 2011 e 2014? Qual é a vossa opinião em relação ao H final, pouquíssimo habitual na língua portuguesa? E, já agora, o que pensam de Martha, que pode ser registado como segundo nome? 

8 comentários:

  1. Independentemente de ter "h" ou não, uma criança que viva em Portugal verá sempre o nome pronunciado como "Sara" daí não ver qualquer utilidade no "h" - a não ser que esteja no Estrangeiro, claro.
    Sara não é dos meus nomes preferidos, não só por ser curto, mas também pelo significado (não me parece assim muito interessante, sinceramente). A sonoridade não é das piores, mas também não é das que mais me agrada. No entanto, na casa dos 20/30 existem muitas figuras públicas como a modelo Sara Sampaio, as atrizes Sara Matos, Sara Barradas, Sara Norte, entre outras. ;)
    Conheço uma Sara, com 12 anos - irmã de uma Mara (18) e uma Lara (10). Três nomes que não me cativam e ainda para mais têm todos a mesma terminação. E adivinhem o nome da mãe? Clara!

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Sarah, mas acho que as meninas com esse nome terão de andar sempre a explicar que "é com h no fim"!
    É o único handicap que lhe encontro!

    ResponderEliminar
  3. Sou a favor de todas as grafias portuguesas antigas: Ruth, Sarah, Martha, Ignez, Thomaz, Ruy, Anthonio, Carlotta, etc...

    ResponderEliminar
  4. Sara e Marta são dos nomes que mais detesto, mas nessas grafias melhoram um bocadinho. No entanto leio-os automaticamente em inglês, por isso se for para Portugal, para uma menina portuguesa, não gosto.

    ResponderEliminar
  5. Não sou propriamente a maior fã de Sara, mas prefiro Sara a Sarah, apesar de não ter nada contra o segundo. O mesmo se aplica a Marta/Martha...

    ResponderEliminar
  6. acho Sara tão aborrecido, sinceramente. E Sarah é "Sara mas com h no fim", logo não melhora muito para mim :p

    ResponderEliminar
  7. Prefiro a grafia Sara e Marta e não vejo necessidade nenhuma de acrescentar o "h" pelas razões que já foram nomeadas e não só, acho que isso é mesmo algo meu, por norma não gosto de nomes grafados com H (Hugo, Henrique, Helena...).

    ResponderEliminar
  8. Pode ser inconveniente ter de explicar a cada dia que passa que se escreve com "H" no fim... =P Para documentos, escola e afins...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)