Nomes nas notícias
- Ágatha & família -

em 07/11/16


Da vizinha Espanha, chega-nos a notícia do divórcio da estilista Ágatha Ruiz de la Prada. Triste, mas vamos ao que interessa aqui: este artigo relembra-nos que a colorida aristocrata é mãe de Cósima e Tristán. Esta informação já era interessantíssima mas acrescente-se que os nomes completos são Tristán Jerónimo e Olívia Cósima [ou Cósima Olívia, há  publicações contraditórias]. Depois de tanto termos falado de nomes medievais e guilty pleasures, esta mistura de Ágata, Tristão, Jerónimo e Olívia vem mesmo a calhar! Eu gosto bastante do italiano Cosima, aparentado de Cosma, variante que é possível encontrar nos registos portugueses da Idade Média.

Às vezes olho para os olhos enormes e negros da Frederica e acho que ela também seria uma óptima Olívia! :) 

10 comentários:

  1. Lamentarei para sempre o facto de, em Portugal, o nome Ágata estar tão associado ao Pimba... =(

    Não perco esperança de que a popularidade de que Olívia goza lá fora ainda possa ter ecos em Portugal, e tenho a certeza de que também teria ficado bem à Frederica =) Quem sabe se não será o nome de uma futura maninha?

    Já Cósima (ou Cosima) faz-me pensar imediatamente na Grã-Bretanha, onde é uma escolha recorrente das classes mais altas. A Nigella Lawson, por exemplo, escolheu-o para a sua filha, que dá pela alcunha de "Mimmi".

    ResponderEliminar
  2. Não gostei da escolha para o rapaz, mas gosto de Olívia (apesar de não encontrar nenhum par feminino que goste) e Cósima (sem esquecer o "ó") gostei muito e nunca tinha ouvido! ;)
    Filipa nunca lhe perguntei e como sigo o blog muito recentemente tenho a curiosidade em saber: que nome daria a um irmão/ã da sua Frederica? Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me tenho colocado essa pergunta e para ser honesta, não faço ideia. Não sei se viu a minha listinha final, mas tenho dúvidas se aqueles quatro nomes "Pares Perfeitos" para Frederica... Além do mais, o pai tem uma palavra a dizer e há nomes que eu já sei que ele não quer! Se tivesse uma menina amanhã, acho que ponderaria Marcela e Julieta. Se tivesse um menino, que é onde eu e o André divergimos mais, estava perdida!!! :D

      Eliminar
  3. Não gosto mesmo de Olívia, nem de Cosima ou Cosmia ou Cosme Damião. Tristão é giro, mas ontem lembrei-me de Noé e soou-me tão bem e tem uma conotação tão bonita, "não é"?

    ResponderEliminar
  4. Ohhhh :(
    Após o nascimento da Frederica, a Filipa comentou que a bebé tinha um segundo nome própria e, sabe, eu sempre tive a idéia que seria Frederica Olívia. Não me pergunte porquê ;) Este post deitou por terra :)
    Será que algum dia vamos saber qual o segundo nome da pequenina?
    Um beijinho para si e para ela.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Olívia, acho bonito, embora me lembre o desenho do Popeye. xD Ágata não gosto nem desgosto, apenas não chama minha atenção. Os outros não me agradam. Cósima é a primeira vez que ouço e não achei agradável aos ouvidos. Tristão me lembra tristeza. Aqui no Brasil já vi como sobrenome, nunca como nome. Jerônimo, eu não gosto.

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Olívia, Ágatha, Cósima, Tristán/Tristão e Jerônimo. Não gosto de Cosma.

    ResponderEliminar
  7. Todos nomes horríveis. Mas gostos são gostos.

    ResponderEliminar
  8. ADORO CÓSIMA! É forte, com carisma mas doce! Gosto de Olivia mas Tristão não consigo gostar em português: remete—me para "tristeza"!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)