Duelo de Nomes - Alice vs Clara

em 25/11/16


No início do ano de 2012, escrevi um post intitulado Futurologia: serão Clara, Alice e Eva as próximas Beatriz, Matilde e Leonor?, no qual tentei mostrar os motivos que me levavam a acreditar nessa teoria. Quatro anos passados, deixei de colocar Eva na equação, mas estou completamente convencida de que Clara e Alice vão chegar ao top 10 e não me surpreenderia nada se isso acontecesse já este ano, porque estes dois nomes estão em todo o lado! 
Até há pouco tempo, quando me diziam que alguém estava grávida de uma menina, eu tentava adivinhar mentalmente o nome e a escolha andava quase sempre entre Beatriz, Matilde e Leonor mas, ultimamente, até isso mudou. E posso-vos dizer que já perdi a conta à quantidade de Claras que nasceram à minha volta ao longo do último ano! 
Clara & Alice são dois nomes bonitos e delicados, que continuam a preservar a identidade portuguesa, mas que são muito mais internacionais do que os atuais líderes do ranking [logo a seguir a Maria, evidentemente!]. Além disso, não têm aquele carimbo aristocrático que aborrece algumas pessoas, o que os torna ainda mais democráticos. E, para finalizar, fazem pares perfeitos com nomes super populares, como Matilde e Laura, o que ainda os pode impulsionar mais! 
Respondendo à minha própria pergunta de 2012, eu acho que eles já são os nomes de eleição da nova geração de meninas portuguesas. Pergunto-vos, então, qual destes dois nomes preferem? Não deixem de votar! 

E, aproveitando a deixa, acham que Francisca poderá ser o terceiro elemento do grupo?

Atualização - resultado da sondagem: 



24 comentários:

  1. Adoro os dois nomes, pela primeira vez tenho dúvidas ao votar, mas vou ficar com Alice. Acho muito bonito. Gosto mais de Ana Clara do que apenas Clara.

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais de Alice mas adoro o diminutivo Clarinha :)
    Li hoje que a Joana de Sousa Cardoso e o marido vão chamar Olívia à filha, acho um mimo e é um nome que também já começa a ficar no ouvido!

    ResponderEliminar
  3. Gosto mto mais de Clara. E adoro o diminutivo Clarinha.
    N aprecio o nome Alice. Gosto mais de Alícia.

    ResponderEliminar
  4. Escolhi Clara. Acho Alice um bom nome, mas a mim soa-me a datado por conhecer várias "cinquentonas" Alices...
    Mas acho que o terceiro elemento desse grupo será Laura :)

    ResponderEliminar
  5. Votei em Clara e conheço duas de 2016!

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Alice, mas Clara soa-me muito melhor! E como já disseram, o diminutivo Clarinha é um amor...

    ResponderEliminar
  7. Tentando abstrair-me da popularidade, adoro Alice e Clara (não sei qual prefiro). Gosto de Francisca e sim, acho que pode ser o 3º sem problemas.

    ResponderEliminar
  8. Acho Laura também possível para top 10

    ResponderEliminar
  9. Eu voto em Clara porque adoro o nome e o diminutivo Clarinha. Espero que não fique demasiado popular porque estava no meu top 3 de nomes que gostava de dar a uma filha e popularidade ao estilo Matilde/Leonor/Beatriz iria tirar-lhe um pouco o encanto.
    Também gosto de Alice mas neste duelo em particular o meu voto foi mesmo para Clara.
    Quanto ao terceiro nome do trio... eu tenho ouvido muitas Franciscas (e Marias Franciscas) e várias Lauras portanto diria um dos dois.

    ResponderEliminar
  10. Os dois já estão bem sovados já. ......

    ResponderEliminar
  11. Alice! Acho mais doce e mais bonito :)
    (e acho que Beatriz e Matilde até são bastante internacionais, por acaso).

    não tinha essa ideia de que Laura se está a tornar tão popular. Já Francisca, sim!
    E para rapazes, diria Duarte, Dinis... Mateus (e Matias) também devem ser observados. Na Páscoa fiz uma semana de estágio na maternidade e imensos bebés eram Duartes!

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito dos dois, prefiro a sonoridade de Clara.

    (também acho que o 3º desse grupo vai ser Laura, que é o nome da minha filha. Quase não havia Lauras quando ela nasceu e agora estão por todo o lado, para desgosto meu).

    ResponderEliminar
  13. Olha, só agora me apercebi de que a filha recém-nascida desta blogger https://www.facebook.com/Xioquasequemara se chama Xica (mas Xica mesmo) e não Francisca :O

    ResponderEliminar
  14. Adoro os dois! Clara é o nome da minha sobrinha, hoje com7 anos e... um dia quero ter uma filha Alice!

    ResponderEliminar
  15. Desta vez a escolha é fácil: Se neste momentontivesse uma filha, provavelmente seria Alice (o nome da minha escritora preferida! :P)

    ResponderEliminar
  16. Acho Alice mais bonito que Clara e sim acho que fariam um bom trio com Francisca.

    ResponderEliminar
  17. Desta vez, não tive quaisquer dúvidas: o meu favorito é Clara, sem dúvida =) Ainda assim, não conheço nenhuma menina com qualquer um destes nomes! A Alice mais jovem que já conheci é da minha idade, e a única Clara que conheço é da idade da minha mãe...

    Alice, para mim, é mais usado... Talvez pela sua forte presença literária. Como alternativa, que tal Alix? Apesar de o "x" lhe dar uma nota moderna, é a versão arcaica francesa do nome. Lembro-me de que, por exemplo, Leonor de Aquitânia teve uma filha com este nome do seu primeiro casamento (com o Rei de França).

    P.S.: A popularidade de Francisco e Francisca parece andar de mãos dadas, pelo que sim, pode ser o terceiro membro =) Já agora, conheço uma Eva com 18 anos, a quem dei explicações. Para minha eterna (e silenciosa) agonia, a mãe chama-lhe "Eba"... *cruzes*

    ResponderEliminar
  18. Adoro os dois ♡ E confesso que foi difícil escolher!
    Mas o meu voto foi para Clara amo o diminutivo Clarinha ♡

    ResponderEliminar
  19. Escolhi Clara:) Trabalho numa área em que lido diariamente com nomes de crianças na zona de Lisboa, concordo consigo em relação a Clara,é um nome com que me deparo bastante, já Alice nem por isso e duvido sinceramente que cresça muito...Apostaria mais em Francisca e Madalena ;)

    ResponderEliminar
  20. Adoro os dois!
    Votei em Alice porque era um dos nomes possíveis para a minha filha.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Sou Alice e a minha irmã é Clara (2016).
    Acho nomes lindos e super delicados mas tenho uma leve preferência para Alice!

    ResponderEliminar
  23. Clara!! É super fofo e delicado!!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)