Duelo de nomes - Estêvão vs Sebastião

em 28/10/16


Por momentos, fiquei indecisa, sem saber se este deveria ser um típico Duelo de Nomes ou se deveria optar por colocá-lo na nova categoria de Duelos Improváveis mas, para ser franca, não me parece um duelo assim tão descabido. Sim, Sebastião é mais popular mas, em termos de estilo, acho que são equiparáveis. A maior diferença poderá residir no facto de que Sebastião é o nome de um dos mais icónicos reis de Portugal, enquanto que me é difícil pensar num Estêvão com grande visibilidade, ainda que os Católicos possam ter apreço por Santo Estêvão. 
Para mim, ganham ambos pontos por serem nomes que se usam desde os tempos medievais e, mesmo assim, me soam bem - vá lá, admitam que, pelo menos, soam melhor do que Pantaleão... Por outro lado, acho que também se inserem bem na tendência aristocrática, tão em voga entre nós, embora de forma mais ligeira. Quero com isto dizer que não são daqueles nomes que tão facilmente se rotulam de betinhos. 
O que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem:


27 comentários:

  1. Não gosto de nenhum, aliás nunca gostei muito de nomes terminados em "ão" mas abro uma excepção para Gastão. Em relação a Tristão que começa a estar novamente em voga, tenho sentimentos contraditórios, pois se por um lado gosto da sonoridade, por outro lembra-me triste, mas ao expoente...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro Tristão! :) E gostava muito que o sucesso do tenista Gastão Elias desse um empurrãozinho ao nome, mas não tenho esperança :(

      Eliminar
    2. Partilho a opinião da Maria! Igualzinho por aqui, com igual adoraçao por Gastao e sentimentos contraditorios pelos Tristão :P

      Eliminar
  2. Não gosto de nenhum, mas prefiro Sebastião!

    (Porque é que a Língua Portuguesa torna mais feios os nomes estrangeiros? Gosto de Stefan, mas Estêvão... cruzes credo! E infelizmente acho que isso acontece em quase todos os nomes, excepção para aqueles em que a grafia se altera mas a pronúncia não, como em Filipa e Philippa).

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito mais de Estêvão do que de Sebastião.

    ResponderEliminar
  4. Ai Filipa, ajude-me :)
    Estou grávida de uma menina e o meu marido insiste no nome Flávia. Eu nem sei bem o que pensar... Não sei se gosto ou não. Não conheço ninguém com o nome, nem nunca pensei nele. Pesquisei no blog pelo nome mas não encontrei nada.
    Pode por favor fazer um post que nos dê a conhecer o nome Flávia? E a sua opinião.

    Agradece-lhe uma mãe desesperada que ainda não soube como dar a volta ao marido :)

    Um beijinho para si e para a sua Frederica

    Susana Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu marido não tem de insistir em nada, se a mãe não gosta de Flávia o marido tem é de esquecer Flávia e ponto final. Mantenha-se fiel aos seus gostos! A bebé é 50% sua, além disso é na sua barriga que ela está a crescer! Merece um nome que a mãe adore, e não só o pai!

      Eliminar
    2. Sebastião sempre foi dos meus nomes preferidos para rapaz - durante muito tempo foi O preferido - mas neste momento sinto que está a ficar demasiado popular para o meu gosto e por isso Estêvão atrai-me mais, até na sonoridade! Voto em Estêvão, gosto muito :)

      Eliminar
    3. Mantenha-se fiel às suas convicções, Susana! Uma coisa é debater a escolha, outra completamente diferente é forçar a outra pessoa a aceitar um nome do qual não gosta! Como diz a Pilar, a escolha tem de ser dos dois!

      Que tal tentar perceber o que é que o atrai tanto em Flávia e partir daí para propor alternativas? E, já agora, que nomes tinha a Susana em mente?

      Boa sorte =)

      Eliminar
    4. Eu nem desgosto no nome, só nunca pensei nele, não tenho uma ideia feita, percebem? Mas na realidade, não me vejo nada com uma filha Flávia. Claro que a decisão do nome será sempre dos dois, mas de vez em quando lá vem o meu marido com ele outra vez. Eu queria ter uma ideia de como o nome é visto por outros ;)

      Da minha lista fazem parte Clara, Rita, Inês e o meu adorado Benedita.

      Susana Miguel

      Eliminar
    5. Prefiro qualquer um desses nomes a Flávia! Não sou fã de Flávia mas adoro todos os outros! O meu preferido da lista é Clara mas também gosto muito de Rita.

      Sugestões:
      Alice
      Fabiana
      Flora
      Diana
      Camila
      Beatriz
      Laura
      Nádia
      Madalena
      Joana
      Margarida
      Letícia
      Helena
      Sofia
      Victória/Vitória

      Eliminar
    6. Bom dia Susana! Publiquei agora um post sobre Flávia!

      Eu tenho um carinho muito especial por nomes de origem latina e gosto da sonoridade de Flávia mas, como refiro no post, acho que está um bocadinho datado! O que acha de Lívia, por exemplo? É do mesmo estilo, mas a questão temporal não se coloca!

      Eliminar
  5. Gosto dos dois nomes. Porém o grande problema é o ão. Ao que tudo indica meus filhos nascerão e crescerão em terras estrangeiras onde dificilmente conseguirão pronunciar o ão. Nesse caso colocaria Sebastian e Estevan.
    Mas entre Sebastião e Estevão, gosto mais de Estevão.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto imenso de Sebastião então hoje o meu voto foi fácil. No entanto, conheço um Estêvão irmão de um Sebastião (e de um Cristóvão tmb). Não consigo gostar do nome em português apesar de até apreciar a variantes estrangeiras.

    ResponderEliminar
  7. Para minha surpresa, o meu voto não caiu onde pensava: escolhi Estêvão =P Tal como Sebastião, tem associações monárquicas (na Europa Central), e existe ainda a forte ligação ao Cristianismo...

    Também pode ser por, neste momento, me estar a agradar mais =P De qualquer maneira, gostava de ver mais Estêvãos a correr por aí e - apesar de perder na internacionalidade - acho giríssimo que tenha dois acentos!

    (Já agora, Sebastião perde por causa daquela canção horrível e misógina que nos punham a trautear...)

    (Para terminar... Pantaleão? XD Morri...)

    ResponderEliminar
  8. Hoje a escolha foi fácil! Sou mãe de um Sebastião de 3 anos, irmão de um Baltasar de 1 ano. Cada vez gosto mais dos seus nomes e curiosamente nunca imaginei que os meus filhos iriam ter estes nomes... foram escolhas do momento. Estevão não gosto muito, mas consigo perceber a relação entre ambos. Filipa, para quando um post sobre Baltasar :)
    MR

    ResponderEliminar
  9. Não sou fã de nenhum dos dois, mas prefiro Estêvão. Aqui no Brasil é pouco usado, mas acho melhor que Sebastião. Aliás, Sebastião me remete a alguém mais velho. Aqui no Brasil é muito difícil achar uma criança com esse nome. Beijo grande.

    ResponderEliminar
  10. Por aqui a minha bebé fez ontem 1 mês de vida. O nome escolhido foi mesmo Sophia Helena, e veio juntar-se à mana de 21 meses Isabel Victória. Obrigada ao blog e aos leitores que me inspiraram com óptimas sugestões! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns!! Lembro-me muito bem de quando estava à procura do nome para a irmã da Isabel Victória! Sophia Helena é uma belíssima escolha. Muitas felicidades!

      Eliminar
    2. Muitos parabéns! Sophia Helena transborda serenidade e faço votos de que este primeiro mês tenha mesmo sido tranquilo! :) Um beijinho e muitas felicidades para a família!

      Eliminar
    3. Muito obrigada! Está correr bem, melhor do que imaginava. Ela é super tranquila :)

      Eliminar
  11. Acho que o duelo seria mais equilibrado com Cristóvão. Aliás, acho que os três fazem um trio fenomenal! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Eu tenho um filho Sebastião e Cristóvão está na lista para um irmão.

      Eliminar
  12. Dificil escolha entre 2 nomes que gosto tanto , mas desta vez o meu voto vai para Estevão , por alguma razão ambos me remetem para as classes mais altas da sociedade

    ResponderEliminar
  13. Sebastião sem sombra de duvidas, adoro. Se tivesse outro filho Sebastião seria o seu nome.

    ResponderEliminar
  14. Tive amigo chamado Estêvão!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)