Há nomes de origem latina que são um bocado pesados. Depois, há outros que parece que têm mel, tamanha é a sua suavidade. É o caso de Flávia que eu consideraria um par perfeito para Lavínia, por exemplo. O problema? Em Portugal, usou-se com algum relevo na década de 80 e início dos anos 90, o que faz com que pareça algo datado. E essa lição já está bem estudada: nesta coisa dos nomes, o tempo sobrepõe-se sempre à beleza.
Flávia, tal como Flávio. remete-nos para um gentílico romano, ou seja, era um nome de família. No caso, era o nome de família de um Imperador, Tito Flávio Vespasiano, que comandava o império quando estes encontraram um local, na Galécia, com águas abundantes e quentes. Aquele espaço pareceu-lhes tão relevante que decidiram homenageá-lo com o nome de família do imperador, dando origem a Aquae Flaviae, hoje conhecida como cidade de Chaves. E assim se explica por que motivo os habitantes de Chaves são Flavienses. Quanto ao significado, tudo indica que remete para "amarelo" ou, por associação, para "loiro".
E voltando ao seu uso em Portugal: os dados que o IRN me forneceu indicam que, em 1990, foram registadas 334 meninas com este nome, o que corresponderia ao 45.º nome mais usado. No ano seguinte, o número desceu para metade mas, em 1993, houve um pico de popularidade e Flávia saltou para a 34.ª posição, chegando aos 432 registos. Possível explicação? Flávia era o nome protagonista da novela brasileira Despedida de Solteiro, transmitida em Portugal pela RTP1. Hoje em dia, tanto Flávia como Flávio estão abaixo dos 20 registos anuais. Em 2015, Flávia ficou-se pelos 14 registos, estando fora do top 100 desde o ano de 2006.
Insiro-o na mesma categoria que Cátia. Não gosto de nenhum dos dois.
ResponderEliminarFlavia era o nome da minha professora do segundo ano. GOs torcedores muito do nome !
ResponderEliminarBoa tarde poderia-me dizer se é permitido em Portugal o nome Jonathan.
ResponderEliminarObrigada
É sim! :)
EliminarMuito obrigada pela sua resposta, estou muito feliz o meu menino vai se chamar Jonathan ♡
EliminarMuitas felicidades para a sua princesa que tem um nome tão lindo ♡
Acho um nome muito bonito e doce.
ResponderEliminarAcho Flávia muito feio mesmo :(
ResponderEliminarJá Lavínia acho lindo, é dos meus (muitos) preferidos.
ResponderEliminarTenho uma amiga chamada Flavia Margarida enfim ... ela simplesmente detesta o nome considero o nome suave sim , mas demodé também remete nos demasiado para os finais dos anos 80 , inicios dos anos 90
ResponderEliminarTenho uma menina de quase 3 anos chamada Letícia agora estou a espera da segunda e este sem duvida é um dos nomes que não me imagino jamais a incluir na minha lista de preferidos
Flávia não figura entre meus favoritos, mas não acho feio. Apenas não me imagino com uma filha com esse nome. Lavínia é bonito.
ResponderEliminarConheço apenas um Flávio e nenhuma Flávia, mas, infelizmente, não consigo gostar... =P Atenção: não tem nada a ver com a minha opinião em relação ao tal Flávio, que até é bastante porreiro!
ResponderEliminarJá Lavínia adoro =) Não é apenas antigo: é também uma daquelas pérolas vitorianas, pelo que consigo imaginar uma Lavínia com uma irmã Amélia ou Violeta... Divino!
Equiparo Flávia a Vanessa, Cátia, Soraia entre outros, não gosto nada, é muito feio. Nunca poria esse nome à minha filha.
ResponderEliminarCátia, Soraia, Vanessa, Bruna, Flávia...not! Coloco todos "no mesmo saco" e não consigo gostar mesmo de nenhum! Não considero Flávia um nome suave, muito pelo contrário!
ResponderEliminarA minha filha mais velha tem uma amiguinha no Colégio, cuja a irmã se chama Flávia Denise. É possível pior?
Consigo ver a delicadeza e tranquilidade do nome, não acho que entre no mesmo grupo de Cátia, Vanessa, Soraia, que são muito fortes, mas tb não é dos meus favoritos. Penso em Flávia e lembra-me atrizes e famosas brasileiras, a ultima vez que ouvi falar de uma Flávia portuguesa, era uma concorrente da Casa dos Segredos.
ResponderEliminarDetesto este nome! Todas as pessoas que o possuíam eram más, desagradáveis e pouco confiáveis.
ResponderEliminarÉ o meu nome! Nasci em 1991 e foi meu pai que escolheu o nome. Eu gosto, mas mesmo significando "cabelos loiros", eu sempre fui morena, e sempre achei que o nome combina melhor com mulheres ruivas ou de cabelo mogno/acaju hahaha... E Pô Casório, eu não sou má nem desagradável :(
ResponderEliminar:)