Marília

em 26/02/15



Por sugestão da minha fabulosa mãe, o Nome do Dia de hoje é Marília que, ao que tudo indica, é uma versão poética de Maria, significando, portanto, algo entre "amar" e "a forte". O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa indica que se trata de um nome criado pelo escritor luso-brasileiro Tomás António Gonzaga, que se apaixonou por uma jovem brasileira chamada Maria Doroteia Joaquina, a quem dedicou a obra poética Marília de Dirceo, publicada em 1792. A obra foi de tal forma influente que inspirou até a escolha do nome para um município do Estado de S. Paulo. O nome é também utilizado por Manuel Maria du Bocage que, à semelhança de Tomás António Gonzaga, também era um poeta Árcade, defendendo a vida bucólica. 
Marília nunca foi um dos nomes mais usados em Portugal mas está longíssimo de ser desconhecido; à falta de números oficiais, resta-me olhar para os rankings que elaborei com base nos dados do SPIE e que colocam Marília na 45.ª posição em 1950 e ainda para ocorrências nas Páginas Brancas. Ainda assim, praticamente não se ouve em crianças, já que foram registadas apenas 28 meninas com este nome nos últimos quatro anos. 
Recordando que Amélia já está no top 100 há dois anos, acho que é tempo de olhar para nomes mais delicados. Como diria a minha mãe, não é tradicional como Maria, nem moderno como Lia, mas Marília soa bem! 

Não sei bem qual é a popularidade do nome no Brasil, mas estará demasiado colado à imagem da jornalista Marília Gabriela? 

10 comentários:

  1. luso-brasileiro Tomás António Gonzaga

    ResponderEliminar
  2. Marília é o nome da minha mãe, eu não gosto muito do nome nem a minha mãe gosta dele, mas acho uma boa alternativa ao nome Maria

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de Marília, não sei porquê encaixo no mesmo grupo de Érica, Soraia, Jéssica, Vanessa, etc (nomes que detesto).
    Percebo o que faz as pessoas gostarem do nome, vejo potencial, mas não gosto. Por enquanto.

    ResponderEliminar
  4. É o nome da minha mãe também... :)
    Imagino que as pessoas não fazem a associação imediata à Marília Gabriela... Não é muito usado, mas me parece até bem conhecido.

    ResponderEliminar
  5. Adoro o nome Marília, deveria ser usado mais vezes

    ResponderEliminar
  6. AMO Marília! Nome de minha irmã e ela é uma pessoa sensacional e super alto astral e acredito ser por isso esse meu amor pelo nome. Ela também adora o nome, apesar de a chamarmos de Lila.

    ResponderEliminar
  7. Minha irmã também é Marília, mas por erro da funcionária do cartório, ficou Marylya. Minha mãe ficou bem brava, pois meu pai não prestou atenção rrsrsr
    Gosto desse nome, acho bem pra cima.

    ResponderEliminar
  8. Adoro me chamar Marília: forte, raro, atemporal.

    ResponderEliminar
  9. sim eu tbm, porem mim chamam de "mary"

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)