Ianis

em 23/02/15


A Europa está a atravessar um momento muito conturbado e há um nome [e, segundo a imprensa cor-de-rosa, uma cara!] que tem dominado as atenções - Yanis Varoufakis, ministro das Finanças grego. Em Portugal, é possível registar o nome Ianis, bem como as suas variantes Giani, Ian, Ivan, Janique, Jonas e, claro, João. O nome Ianis tem origem no grego Ioannes que, por sua vez, se formou a partir do hebraico Yochanan, significado, portanto, "Graça de Deus". 
Apesar de não ser nada comum em Portugal [nove registos em 2014], parece-me que se adequa bem à língua portuguesa e considero-o bonito e tão ou mais usável que as variantes acima mencionadas. Não é, claro, um nome tradicional português, mas poderá ser uma boa  opção para quem procura um nome diferente que, no entanto, não está distante de nomes mais comuns com Dinis, Diana ou Iara. 

9 comentários:

  1. Gosto muitíssimo do nome. Ianis é um dos nomes masculinos que mais gosto.

    ResponderEliminar
  2. Filipa, aproveitando o post, gostaria de pedir a vossa opinião. Que nome ficaria bom para um irmãozinho ou irmãzinha de Ianis? Quais nomes combinam com Ianis?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Ianis. Acho diferente mas utilizavel.
    Pares para Ianis, tal vez outro nome de origem grega (ha tantos!) :
    Helena e Ianis
    Irene e Ianis
    Ianis e Gaia
    Ianis e Hermione
    Ianis e Rhea

    ResponderEliminar
  4. Concordo coma Niamh, também me inclinaria para nomes que me remetessem para a Grécia e que fossem relativamente invulgares.

    Ianis & Ciro
    Ianis & Zoé (M em Portugal!)
    Ianis & Fedra
    Ianis & Geórgia
    Ianis & Xénia



    ResponderEliminar
  5. Ola Tenho um filho que se chama Ianis e outro Aron, vou ter o 3º rapaz em breve e está mesmo dificil escolher um nome....Eu adoro os nomes deles!

    ResponderEliminar
  6. Jane, parabéns pelas duas escolhas tão pouco comuns! :) Já espreitou as listas de nomes começados pelas vogais que ainda não foram usadas? Enzo, Ódin, Uriel, dizem-lhe alguma coisa?

    ResponderEliminar
  7. Seguindo a mesma linha de nomes bíblicos sugiro Jacob, Lael, Caleb, Esdras e Joel.

    ResponderEliminar
  8. Também tenho um Ianis. No início as pessoas estranharam (ele nasceu em 2012), mas depois do Varoufakis tudo ficou mais fácil. Se tivesse outro filho, gostaria de lhe chamar Elias.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)