Adamastor

em 22/09/14


Um dos meus episódios preferidos de "Os Lusíadas" é o que relata o encontro entre os navegadores e Gigante do Cabo das Tormentas, Adamastor. Esta figura mitológica não é exclusiva da obra de Camões, e foi citada por outros autores de renome e como não há coincidências, o nome parece ter origem no adjectivo grego adámastos, que significa "indomável". 
É curioso que quando estou a pensar no acto de nomear um bebé, não valorizo em demasia a questão dos significados mas, na literatura, a atenção a este tipo de pormenores delicia-me! 
Adamastor não é um nome apetecível para a atualidade, mas este blog não pode viver só de números de registos, a bem da minha sanidade mental. 

9 comentários:

  1. Ah ah ah ah, adorei a sua última frase, Filipa.
    Realmente, Adamastor não é um nome "usável" mas sem dúvida alguma de que é um nome marcante e memorável. Podemos não nos lembrar do nome de variadas personagens, mas do nome desta figura, lembramos com certeza!

    ResponderEliminar
  2. Um Adamastor podia ser tratado por Adam, por exemplo :)

    ResponderEliminar
  3. Too much... even for an open mind... ;-)

    ResponderEliminar
  4. Adorava ver Adamastor num animal de estimação, tipo um cão chihuahua ou yorkie, um porco-espinho ou hamster, ou então num gato rabujento. Gosto de ver nomes compridos e ultrajantes nos amigos peludos. X

    ResponderEliminar
  5. Joana, às vezes é preciso afastar-me um bocadinho, para conseguir manter a lucidez :)

    Maria Pilar, quem sabe se a Abby do Appellation Mountain ou a Clare do Scoop it citam o nome nos posts semanais :)

    Aguarela, óptima ideia! Sabia que recebo um tráfego considerável de pessoas que procuram nomes para os animais de estimação? :)

    ResponderEliminar
  6. Eu lembro de conhecer na faculdade (ha uns valentes anos) um rapaz chamado Ariosto. Pode ser que ainda venha conhecer um Adamastor.

    ResponderEliminar
  7. Por acaso tenho um vizinho com 11/12 anos chamado Adamastor.

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha pensado nisso, mas de facto Adasmator é um nome maravilhoso para um animal de estimação! Sobretudo um com um feitiozinho ou um aspeto menos abençoado - consegue ser fofinho à mesma :P

    ResponderEliminar
  9. Adamastor é memorável. E dentro do mesmo género de: "fantástico no mundo literário" adoro Ulisses, Sansão, Circe, Blimunda, Lancelot...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)