Pureza

em 17/04/14


A esta altura do campeonato, já sabemos que há nomes mais consensuais do que outros. E, mesmo dentro destes menos consensuais, existem alguns que despertam sentimentos totalmente antagónicos. Nos últimos tempos, Pureza saiu da obscuridade - foi o nome escolhido há uns dias para a sobrinha da Carolina Patrocínio e esteve na lista de uma das mummy-bloggers mais influentes do momento em Portugal - e as reacções indicam-me que, ou se ama, ou se detesta. Já o escrevi aqui, aliás: ou há uma propensão para este tipo de nomes ou o mais provável é que parecem inutilizáveis. 
Até há pouco tempo, Pureza tinha de estar inserido no conjunto Maria da Pureza, usado como epíteto de Nossa Senhora. Um nome religioso, portanto, associado a um belíssimo adjetivo - pura - e a um substantivo que sugere Inocência. Nos livros sobre nomes, é comum encontrar Pureza rodeado de outros nomes Virtuosos, como por exemplo, Esperança, Graça, Mercês ou Constância. 
Pureza não está na minha lista de nomes preferidos, mas gosto da sua sonoridade; faz-me lembrar Teresa, que considero simplesmente perfeito, mas admito que o seu significado literal me desmotiva. Além disso, também não é muito dado a diminutivos e trocar Pureza por Purinha parece-me mau negócio... 
Para terminar, resta lembrar que este é um nome pouco comum em Portugal - três registos em 2013 [apenas um em 2012, zero em 2011] e apenas um registo de Maria da Pureza. 

40 comentários:

  1. Não sei se gosto ou não. Ele me traz calma como Serena, mas a sonoridade é tão sereno quanto Serena. Gosto de nomes adjetivos. Mas Pureza eu não colocaria, mas tem lá suas qualidades. Já agora quero dizer que gostaria muitíssimo de ver o nome Vicência nos nomes do dia. Minha amiga está grávida e quer colocar esse nome(que será minha afilhada) mas quer ver um feedback maior das pessoas e nada melhor como o seu blog. Ela sempre o lê, porém nunca comenta. Desde agora agradeço. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que pensar do nome. É um nome com suas qualidades e eu gosto de nomes adjetivos, mas a sonoridade dele não é tão sereno, quanto por exemplo Serena. Pureza tem uma sonoridade mais pesada, talvez pelo começo PU. Já agora queria pedir se podia fazer um nome do dia com Vicência. Minha amiga está grávida de uma menina, que será minha afilhada, e quer colocar esse nome nela e queria ver um feedback do nome. Ela também acompanha o blog mas não comenta. Agradeço desde já e mais uma vez parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma parente com este nome (Maria da Pureza), na casa dos 60 anos. Achava que era somente uma forma carinhosa. Não gosto, e na fase adulta então, não combina.

    ResponderEliminar
  4. Ahahah desculpe Filipa mas ri-me com o Purinha. Até pensei que ia dizer Pu ou Pupu - Foi logo o que me lembrei porque minha melhor amiga é Teresa e tem como diminutivo Té ou Teté - O que também não era um bom negócio, de todo :D (Aqui está o tal tema, de que quem brinca com os nomes são na verdade os adultos e não as crianças).

    Não gosto de Pureza!

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas e um especial obrigada a quem respondeu à minha questão.

    O pai apaixonou-se por Camila, a mãe está mais inclinada para Laura. Ambos gostamos de Alice e Helena mas é o nome de duas das nossas familiares e preferíamos que a nossa filha tivesse construí-se a sua identidade sem o peso de um nome de outra pessoa.

    Os outros nomes ficaram de fora por uma ou outra razão e, actualmente, a nossa lista tem somente os nomes Camila e Laura.

    Queríamos pedir às leitoras/leitores e à "proprietária" do blog qual dos dois preferem e se não fosse muita indiscrição explicarem o porquê.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Filipa muito obrigada!! Mesmo! Adorei ler o post. Nesta fase estamos em negociações :) eu adoro Violeta, o papa Clara. Estava curiosa quanto a Pureza que nao acho feio de todo, mas ao mesmo tempo tem uma sonoridade forte. Obrigada mais uma vez! Margarida

    ResponderEliminar
  7. Alexandra, apesar de gostar da sonoridade de Laura, prefiro, sem dúvidas, Camila por ser um nome que considero mais simples! :)

    Quanto a Pureza, apesar de saber que soaria estranho por aqui, gosto!

    ResponderEliminar
  8. Olá outra vez,

    Durante os 8 anos que já duram o nosso relacionamento sempre falei no nome Laura. Ele não tinha grandes preferências em relação a nomes femininos mas diz que sempre gostou do nome Mateus e Duarte.

    Ontem, enquanto lia as respostas ao meu/nosso comentário, vi-o e reparou pela primeira vez no nome Camila e foi paixão à primeira vista. Diz que é um nome simples, de menina e mulher com uma personalidade forte sem perder a doçura. Eu vou deixando encantar-me pelo nome e quanto mais penso nele mais me apaixono, por outro lado ainda não esqueci Laura...

    Quando planeámos a criança e quando finalmente soubemos que eu estava grávida "rezei" para que fosse um rapaz pela simples mas tão complicada questão do nome. Sempre quis ter uma menina pelas pirosices típicas do gênero mas achar O nomes está a ser difícil, muito difícil...

    Obrigada pela tempo que disponibilizaram até agora e espero que nos possam continuar a ajudar

    ResponderEliminar
  9. Não gosto. Acho-o feio, simplesmente. (tal como Carlota, aliás)Purinha não é melhor. Pu ou Pupu lembram-me o inglês poo ou poopoo, ou seja, cocó. Não é, de todo, a melhor das associações xD



    Alexandra, na minha humilde opinião a sua filha fica bem servida com qualquer um dos dois :) Camila tem a ligeira vantagem de ser menos popular (em 2013, 630 registos - 14.º lugar versus 250 -34.º lugar). Ainda têm tempo, não é? :) Vá dizendo os dois nomes, imaginando a Laura ou a Camila e de certeza que vão acabar por descobrir qual dos dois nomes lhe assenta melhor!

    ResponderEliminar
  10. Consigo visualizar até um menininha com esse nome, apesar de nunca ter conhecido nenhuma. Mas uma mulher chamada Pureza soa estranho, sei lá. Nen parece mto um nome próprio.

    Voltei! :)

    ResponderEliminar
  11. Eu não percebo nada de nomes religiosos e nem sabia que este nome era religioso. Ou seja, Maria da Pureza significa Virgem Maria? Parece-me um nome mau para se dar tanto a uma criança como a uma mulher, a criança irá querer saber o significado do seu nome e como é que os pais vão explicar? E vou ser muito directa e clara sobre o que me intriga, até porque o significado é mesmo muito literal: E quando a Pureza deixar de ser virgem, continuará a ser Pureza? E Como é que raio se vai sentir a mulher? E o marido quando disser " A minha esposa Pureza!" não vai ouvir graçolas dos amigos? E as piadas que vai ouvir quando for adolescente, dos rapazes lá da escola? As pessoas não querem que gozem com os nomes, mas também põem-se a jeito...
    Há outros tantos nomes menos pesados, sempre é melhor Benedita ou Graça...

    ResponderEliminar
  12. Não gosto nada!
    Parece-me apenas uma tentativa de colocar um nome diferente no bébé, a ponto de ser um nome bastante feio :|

    ResponderEliminar
  13. Esse blog é bastante esclarecedor. Para quem só conhecia uns três títulos de Nossa Senhora como Maria do Rosário, Maria do Amparo e Maria de Fátima, passa a saber que existem inúmeros, dentre os quais Maria da Pureza. Esse adjetivo, inclusive, está intimamente ligado a pureza da alma. É essa a razão do nome em si, principalmente na condição de nome próprio, vez que estamos materializados. É bastante significativo e formaria um belo par com o nome Alma, sendo desnecessário dizer (e dizendo) que a escolha de nomes dessa natureza está sujeita a comentários inoportunos.

    ResponderEliminar
  14. Acho Pureza um nome "demasiado" - cria demasiadas expectativas na criança, impoe demasiado a vontade dos pais que a filha seja um objecto branco e doce. É um nome que nao assenta bem às mulher do futuro, ao menos mulheres que eu gostaria de imaginar no futuro. Se a menina for algo menos do que "pura" - uma palavra que associo à qualidades ditas femininas retrógradas, em conjunto com castidade, passividade, virginidade, limpeza - entao o nome será discordante com ela. Faz-me lembrar à um anúncio Evax :( Nem desgosto do som "Pureza", apenas acho que é um nome muito anti-feminista e preferia 1000x ouvir falar de uma pequena Ana Aventureira, Maria Destemida, Curiosa, Tagarela,... Sirigaita! :)

    ResponderEliminar
  15. Cara Maria Eduarda: como disse bem, Maria da Pureza é alusivo à Nossa Senhora, mas permite-me discordar que, por sua vez, o nome seja ligago apenas à pureza da alma. Se está associado à Nossa Senhora, entao Pureza faz alusao direta à Sua castidade e virginidade, à ausencia do "pecado original". E isso, entao, reforça o meu argumento anterior. Pureza é um nome semanticamente inseparável de uma mulher do passado, ou pelo menos de uma imagem de uma mulher do ponto de vista de uma sociedade hierarquicamente sexista. Celebro uma sociedade onde as nossas meninas/mulheres possam fugir dessa imagem, onde possam sujar-se, ser argumentativas, namorar à vontade, seguir carreiras desafiadoras :)

    ResponderEliminar
  16. Alexandra - Tanto Laura como Camila sao de uma menina determinada e esperta. Seja qual for a vossa escolha, ela terá um nome muito bonito.

    ResponderEliminar
  17. É verdade, "a escolha de nomes dessa natureza está sujeita a comentários inoportunos". Ocorre também com os demais nomes virtuosos. Eu não gosto porque as pessoas não conseguem dissocia-lo da condição imaculada de Nossa Senhora. Somente Ela é pura de corpo e alma.

    ResponderEliminar
  18. Do 5º ao 9º ano tive uma colega que era Virgínia,ela sofria, chamavam-lhe todas as palavras parecidas. Pureza não deve ser muito diferente

    ResponderEliminar
  19. Adoro nomes diferentes e detesto nomes banais! Principalmente exageradas repetições do mesmo nome quando há tantas opções.
    Pureza parece-me muito bem! Gosto!
    Tenho uma Concha com 2 anos e meio, que se auto intitula 'Nininha' desde que fala, porque a chamamos Conchinha. ;) Desde os meus 16 anos que sempre disse que teria uma Concha!
    Agora estou grávida de um rapaz e apaixonei-me por Lopo! Cada dia gosto mais! Falta convencer o pai, mais uma vez!
    Mais uma vez, Parabéns pelo Blog Filipa!

    ResponderEliminar
  20. Patrícia, notei a sua ausência e fico contente com o regresso! :)

    Pipocaz, obrigada pela simpatia! Eu gosto muito de Lopo, boa sorte com o marido :)

    ResponderEliminar
  21. Acho simplesmente ridiculo esse nome. Sujeita a menina que o carregar ser vitima de chacotas eternas. Uma boa alternativa seria colocar um nome que signifique pureza,mas que nao seja necessariamente o adjetivo literal. Catarina seria excelente escolha, significa pura, casta, esse sim, um lindo nome.

    ResponderEliminar
  22. Sinceramente, Pureza é muito mau. Há nomes dos quais não gosto, mas com os quais consigo "conviver". Pureza não é um desses casos. Só me lembra produtos de higiene feminina. Parece que já estou a imaginar o slogan: "Pureza, o gel íntimo para a saúde da mulher". :P

    ResponderEliminar
  23. Concordo com a Sirigaita, Pureza é um nome do passado, com qualidade sexista. O sentido de Pureza mais ou menos literal é virgem, de alma pura. O sentido de ser puro pode ser "verdadeiro", mas ainda assim, é demasiado literal...Também não gosto particularmente de Esperança, de Vitória, Salvador, Graça. Que tristeza ser Graça e não ter graça...
    Mas Pureza é demasiado para mim!

    ResponderEliminar
  24. Bem, a discussão ja la vai, ja ha post novo, mas a minha opiniao é sempre a mesma: é uma questao de habito. Voces so pensam no significado como adjetivo porque o nome nao é comum. Se Clara nao fosse um nome tao comum e de repente alguem surgisse com ele como o Pureza nesta conversa, nao faltariam comentarios a dizer: "clara, e a irmã, é a gema??"; "clara é horrível, é nome de ovo", "conheço uma menina africana que se cahama clara lolololol", etc...no entanto como estão habituados a Clara quando vos dizem o nome a vossa mente vai automaticamente para "o nome próprio" e não para o "substantivo comum", nem para o "adjetivo". Ja Pureza, as vossas mentes não vao para "nome próprio" mas sim para "substantivo comum". Uma merda questão de hábito. Como tudo. Claro que depois entre os nomes comuns e aceites, ha os que achamos bonitos ou feios, agora entrarem pelo significado..há imensos nomes que querem dizer outra coisa e nunca nos apercebemos disso porque sempre os ouvimos e ja os criámos como "palavras" separadas do seu significado literal na nossa cabeça.
    Enfim, uma opiniao como tantas outras...

    ResponderEliminar
  25. *chama e nao cahama
    * mera e não merda ahahaha..tristeza pá!!!

    ResponderEliminar
  26. Fechado com chave de ovo.

    ResponderEliminar
  27. *ouro e não ovo.

    ResponderEliminar
  28. Não é uma questão de hábito.
    É uma questão de gosto. Clara é um adjectivo leve e meigo, não se compara a Pureza, é bem diferente. Uma pessoa pode ser clara de pele, ou clara de personalidade. Pureza tem um significado muito mais pesado. Porque NINGUÉM é puro, nem de alma, nem de nada. Só os bebés são puros. Não é uma questão de hábito é uma questão de achar um adjectivo pesado em comparação com todos os outros, é não gostar e pronto! Por exemplo Serena, já gosto, e a maioria das pessoas vai ter uma reacção muito melhor a Serena do que a Pureza, não estão habituadas a nenhum, mas o menos pesado e feio será o que menos estranheza e narizes torcidos causará.
    O gosto ou não gosto, o feio ou bonito, não tem nada a ver com hábito. Se eu tiver uma sobrinha Pureza, ou uma aluna Pureza, com certeza vou-me habituar ao nome, mas isso não significa que passe a gostar dele, vou continuar a achar o mesmo que acho agora!

    ResponderEliminar
  29. Há gosto claro, ninguém disse que não havia gosto (aliás, o anónimo das 23:41 disse que depois há o gosto e acharmos bonitos ou feios), mas há habito também (e muito, e acho bem estranho não acharem que há hábito, senão houvesse alguns nomes actualmente na moda eram impensáveis, como Eva que hoje é tão amado mas quando começaram a expandi-lo soou estranho, Adão para menino teria neste momento muito pior aceitação). Clara foi um exemplo, se formos ver toda a lista vamos descobrir nomes que pelo hábito nunca tínhamos reparado que eram adjectivos sequer ou nem tínhamos dado conta do seu significado.

    ResponderEliminar
  30. Aviso já que o meu comentário vai ser parvo. "Ninguém é puro"! (e isto também é discutível, depende do sentido que se dá a puro e o que é que na pessoa é puro)...mas então se Pureza não faz sentido porque ninguém é puro, ora vejamos...há muitas Ana Belas que não são belas, há muitas Lindas que não são lindas, dentro de uns anos haverá muitas Melodias com voz de cana rachada, há Albinos que não são nem doentes nem nórdicos, ninguém pensa em Alma como o seu significado literal (só se for nome para o Kevin Bacon no Homem Transparente), nem todas as Amadas são verdadeiramente amadas, as Amoras não crescem necessariamente nas árvores, a maioria das Vitórias não sairão triunfantes, as Bárbaras não serão na sua maioria bárbaras, as Marinas não andarão com barcos presos a si, as Pilares não terão de suportar casas, a Flora não tem de ser intestinal, o Salvador poderá ser assassino, o Marco não tem de estar na berma da N1, se existem Hélios porque não haverão de exitir Carbonos, o Gastão poderá ser um tipo poupado...portanto, porque é que a Pureza tem de ser Pura se outros nomes próprios que nunca nos fizeram confusão não se cumprem na pessoa?? Se Bárbara fosse desconhecido e alguem se lembrasse dele e o divulga-se, acho que os comentários seriam muito piores que a Pureza. O meu comentário pode parecer parvo, mas continuarei a achar que isto é gosto (eu quando penso em Pureza não penso no significado, penso na sonoridade e gosto, e o meu gosto é tão válido como outro qualquer) mas é muito Hábito, e estou certo que grande parte dos nomes acima muitas pessoas nunca tinham reparado no seu significado e origem, mas qualquer nome "novo e estranho" que apareça, por ser novo, a primeira reação é pensar, lá está, no substantivo comum/adjectivo.

    ResponderEliminar
  31. É uma questão de estilo. O meu critério de escolha é selecionar os nomes que tenham relação, ou seja, no caso do adjetivo "pureza", escolheria Catarina e Inês. Observo que na família da Pureza há também a Inocência, a Graça, a Caridade, a Glória e a Vitória, cujos nomes possuem o mesmo critério de escolha. Ocorre que uns tornam-se mais conhecidos que outros (destaque para Vitória aqui no (Brasil)e por isso usados sem estranheza.

    ResponderEliminar
  32. As pessoas que tem por hábito escolher nomes somente por imitação (os mais usados, os que estão na moda), são as que mais se horrorizam da escolha de nomes como Pureza, Amora, etc. Elas ignoram que muitos dos nomes escolhidos por elas próprias foram outrora usados pela primeira vez pelos antepassados das pessoas que hoje escolhem nomes ousados e que no futuro serão os nomes da moda. Quem viver verá!

    ResponderEliminar
  33. Concordo em absoluto com a ideia de que o hábito contribui decisivamente na integração de um nome!

    ResponderEliminar
  34. Chamo-me Maria da Pureza Anjos, tenho 23 anos, adoro o meu nome, aliás não escolheria melhor... embora possa escolher outro e até há quem me trate por Maria, faço questão que me tratem por Pureza e assino como Pureza Anjos. Julgo que não haveria melhor nome para mim :) Não digam mal daquilo que não conhecem, eu não fui melhor ou pior pessoa pelo nome que tenho...

    Se tiver uma filha talvez lhe dê o nome da mãe.... sim, adoro o meu nome e nunca o trocaria :) Sou feliz com este nome.

    ResponderEliminar
  35. Estou gravida pela primeira vez e escolhi o nome Pureza Maria para nomear a minha amada filha considero Pureza um nome lindo, onde o seu significado vai alem do que se percebem. Sinto minha filha como obra do espírito Santo, pois em momentos de tormentos Deus nos envia um milagre e penso que assim deveríamos acreditar e viver compreendendo que todos vivemos por poder do Espirito Santo. Não penso em fazer alusão a virgem Santa mãe de Deus, pelo o contrário. Apenas desejo que esta linda criança que estar por vir transmita mais amor e muita paz por onde ela viver que viva sempre na humildade e amor pelo o próximo, pois saibamos que hoje esse é um sentimento que rege na vida mas que estar em extinção... A junção dos nomes da-se o significado de meiguice e força, percebendo assim que muito essa pessoa saberá viver em meio a tantos tormentos percebidos na vida!

    ResponderEliminar
  36. Gosto do nome. Me acostumei tanto a ouví-lo desde pequena já que minha mãe chamava-se Pureza. Somente Pureza. Signica inocência, candura, sinceridade. Combinava totalmente com ela. Sempre foi uma pessoa doce alegre,simpática, com ares da criança interior sempre se manifestando. Era boa. Caridosa. Sorridente. Amava crianças e idosos. Sempre a vi assim. Grandiosa em sua Pureza. Era tão amada que quando faleceu havia tanta gente que eu não conhecia e fui sabendo de histórias de pessoas que ela havia ajudado de um jeito ou de outro, sem ninguém saber(ela era assim ajudava sem fazer alarde) e que aprenderam a amå-la pelo coração puro e generoso. Esse nome ficou para mim como um grande significado e legado de amor. Saudades mami.

    ResponderEliminar
  37. Não sei se vou obter resposta, já que estou a comentar com uns anos de atraso, mas qual era a mummy blogger que tinha o nome Pureza na lista de possibilidades, Filipa? Fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
  38. Minha Vozinha se chama Pureza e detestava que a chamasse de Purinha!

    Kkkk

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)