Desengane-se quem acha que a escolha de um nome não rende horas e horas de conversa. Os mediáticos Jorge Kapinha e Mafalda Teixeira perceberam isso há algum tempo e ontem o assunto invadiu blogs e redes sociais depois de eles terem decido oferecer 50 euros a quem adivinhasse o nome do bebé que acabou de nascer. Fazendo ótimo uso do apetite geral pela controvérsia, lá foram divulgando que o nome poderia ser "polémico".
Ora, eu diria que a lista de nomes aprovados e proibidos divulgada pelo IRN condiciona bastante a escolha de um nome dos pais de nacionalidade portuguesa, mas pergunto-vos: qual seria a vossa lista de nomes polémicos?
Polémico na Páscoa, sem acentos nem cedilhas, reconhecível... Meio do alfabeto... Acho mesmo que é Judas.
ResponderEliminarPara eles polémico deve ser tipo diferente.... mas não tão polémico assim. Talvez Luca.
ResponderEliminarComo não pode ser com K, vai ser com J.
ResponderEliminarVai ser JasMIM - MIM - MIMikas.
Eu acho que vai ser Lucas.
ResponderEliminarJá agora, aproveito para perguntar uma coisa. Não tem nada a ver com o tema, mas é uma curiosidade minha. Guiomar é um nome masculino ou feminino? É que já conheci pessoas de ambos os sexos com esse nome...
ResponderEliminarO livro "Nomes para as Crianças da Nova Era" (Osmar Barbosa), informa que é nome feminino: Guiomar (teutônico) - Gloriosa.
ResponderEliminar- "Qual seria a vossa lista de nomes polémicos?"
ResponderEliminarVisto que o termo polêmico também designa tema sujeito a meditação, dessa forma, cito os nomes a seguir por estarem relacionados a fatos históricos marcantes ou simplesmente pelo significado:
1 - Bíblicos
1.1-Caim, Herodes, Pôncio, Judas.
1.2-Sear-Jasub, "um resto se converterá"(nome do filho de Isaías); Ruhama, "aquela que inspira afeição" (do livro Oséas); Emanuel, "Deus está conosco" (e os demais nomes atribuídos a Jesus: Cristo, Messias, Salvador, Joshua); Maria, para o qual existem cerca de 70 interpretações, segundo alguns autores.
2 - Históricos: Adolph, Sadam.
3 - Mitológicos: Édipo, Laio, Hades.
4 - Significado: Cecília, "a cega"; Cláudio, "o coxo, o que manca"; Dejanira, "a que arruína o marido".
Acho que o palpite da Maria tem tdo a ver! Jasmim. Um menino com nome de flor tb é polémico! e ainda, meio do alfabeto, duas silabas, sem acentos e cedilhas, internacional, fácil de dizer, pode ter mimikas como diminutivo.
ResponderEliminarMaria corra para ganhar 50€...lol
Mas sinceramente não acredito, acho que estão a fazer circo para aparecerem, estou a espera de um Kévim ou um Enzo.
E depois há algo que não bate certo, o sr Kapinha primeiro disse que o nome não podia ser motivo de chacota e depois diz que é polémico, acho mt dificil um nome polémico não ser motivo de chacota, mas pronto. Vai-se a ver e não é nada polémico é só mesmo para eles venderem o seu peixe.
Sónia, Judas é um óptimo palpite!! :)
ResponderEliminarJoana, nos dicionários que consulto Guiomar aparece referido como Feminino; até encontrei uma referência a Guiomário, "masculino de Guiomar".
Quécia, óptima lista, só não concordo tanto com o ponto 4, apenas porque não são literais, ou seja, se ouvir chamar por Cecília não imagino de imediato uma pessoa cega...
Obrigada pelas respostas. =)
ResponderEliminarMas então, como é possível ter conhecido pessoas do sexo masculino, portugueses, filhos de portugueses, chamados Guiomar? Conheci dois: um senhor mais velho e um rapaz mais ou menos na casa dos vinte...
Jasmim seria sim um nome polémico, mas o Kapinha disse que queria um nome com K...
Era mesmo essa a razão da minha dúvida... sempre pensei que Guiomar era um nome feminino, por isso é que nunca entendi estes dois casos...
ResponderEliminarJoana, a lista do IRN existe há poucos anos. Antigamente as restrições de nomes eram "conforme dava na telha da pessoa que estava no registo".
ResponderEliminarComo considero a sociedade portuguesa algo conservadora no que toca aos nomes próprios creio que os que conseguem o pódio como nomes polémicos são os estrangeiros ou os que soam a "importação" em par de igualdade com os nomes que a Filipa tem no post intitulado retro.
ResponderEliminarNo geral concordo com a lista da Quécia, mas não diria que todos os nomes bíblicos são polémicos. Uns são, mas outros não. E Salvador para mim não é nada polémico...
Na realidade a polémica que o nome pode ou não despoletar depende em grande medida do meio onde a família se insere, não?! Há aquele grupinho de nomes seguros que sempre se usaram e que por isso ninguém estranha. Não causa sensação, mas também não causa desilusão.
Depois quem escolhe um nome menos usual irá cruzar-se, antes ou depois, com um olhar de censura e um comentário de reprovação. Afinal, gostos são gostos e ainda bem que não gostamos todos do mesmo.
Por último, também acho que este secretismo está é a servir o efeito mediático e assim sempre dura mais uns diazinhos... A ver vamos se afinal é assim tão polémico.
Também acho que "polémico" foi o adjectivo escolhido para criar ruído...
ResponderEliminarConsidero polêmicos os nomes enquadrados nas seguintes situações:
ResponderEliminara) grafias inventadas;
b) nome composto formado por variante portuguesa & variante estrangeira;
c) falta de imaginação (uso de nomes que estão na moda).
Escolhi o nome Salvador para meu filho, em homenagem ao meu avô. Achava que não teria problema, vez que na minha cidade os nomes religiosos são apreciados. Por ser um nome carregado de misticismo, e atualmente quase não se usa, os adultos cuidam em emitir opinião inoportuna que logo é assimilada pelos jovens, e haja polêmica! Soube que um professor de meu filho, chamado Messias, também é alvo de comentários dessa natureza.
ResponderEliminarNa minha lista de nomes próprios sujeitos à polêmica, cito os que são diretamente relacionados com Deus (Javé, Jeová, etc) e com Cristo (Jesus, Salvador, Messias, etc).
Para mim nomes polémicos são nomes diferentes que chocam as pessoas. O português está habituado a meia dúzia de nomes e fica chocado facilmente. Tenho uma filha de 4 meses a quem chamei Mia e as reacções têm sido do "coitadinha", ao riso que nao conseguem controlar ou o silêncio prolongado. O que prova que para essas pessoas é um nome polémico. Alem dos biblicos referidos e dos diferentes tambem considero polemicos conjugacoes de nomes como catia vanessa ou jessica beatriz...
ResponderEliminarBom dia. Gostaria de pedir sugestões de nomes compostos com Diogo. Obrigada.
ResponderEliminarAquilo que me ocorreu foi Jorge Kenzo. Mas não tem nada a ver com a Páscoa. E depois lembrei-me de Jorge Kristo e isto, sim, pareceu-me polémico... Será aprovado?
ResponderEliminarAposto num Jorge Jesus...
ResponderEliminarDiogo António
ResponderEliminarDiogo Caetano
Diogo Elias
Diogo Francisco
Diogo Gabriel
Diogo Isaac
Diogo José
Diogo Lopo
Diogo Mateus
Diogo Rafael
Diogo Samuel
Diogo Silvestre
Diogo Teodoro
Diogo Vicente
Diogo Xavier
Diogo Zarco
Bárbara, aceito que existam pessoas que não gostam de Mia mas não consigo entender mesmo o "coitadinha"... Não é tão invulgar assim, certo?! :)
ResponderEliminarQuanto a nomes polémicos, depois de muito pensar no assunto, o único nome que conseguiria rotular assim é Anaís, porque acho que haveria uma chuva de comentários grosseiros a lembrar que o nome sem acento significa outra coisa...
Eu nao acho, mas sou suspeita :) mas temos as mais variadas reacções. O que nao me leva a arrepender do nome que escolhi. Adoro!
ResponderEliminarFilipa, Mia é ainda é polémico mesmo já sendo mais comum, porque para muita gente Mia é um diminutivo, e é estranho que uma pessoa leve um diminutivo como nome, por isso é "coitadinha" porque não tem um "nome a sério". Para outras o gato é que mia!
ResponderEliminarÉ mais por aí e não pela invulgaridade. Porque a minha sobrinha bebé chama-se Nair , muito menos comum, e não tem causado polémica nenhuma, coitadinha também nunca ninguém lhe chamou.
O nome Mia é o mais polêmico que conheço, principalmente quando forma composto, por exemplo, Mia Lara (ou Lara Mia).
ResponderEliminarAcho Gina um nome feminino polêmico e Bráulio o masculino.
ResponderEliminarAcho que é suscetível à polêmica o nome Gia, por ser prontamente associado ao nome jia (designação regional às rãs).
ResponderEliminar