Nomes com amor

em 14/02/14


Hoje comemora-se o Dia de S. Valentim e como o romance anda no ar, nada melhor do que relembrar que o blog têm listas muito interessantes de nomes românticos para meninos e para meninas. No mesmo espírito, fiz um duelo entre Romeu e Valentim, dois nomes que, para mim, são sinónimo de amor. 
Afastando-me um bocadinho do conceito do Dia dos Namorados, o que acham da possibilidade de introduzir no nome dos filhos uma espécie de declaração de amor, utilizando nomes como Amado, Amada, Amor ou Amorina? 

11 comentários:

  1. Se é para declarar, então que seja Amor. Ainda não me esqueci da Maria Amor registada em 2013! Uma delícia...

    ResponderEliminar
  2. Filipa, coloquei um post no forum, mas quer-me parecer que o forum não tem muita adesão :( Era sobre palpites para o mano/a da Carlota... talvez seja melhor ir divulgando o fórum ou os tópicos directamente, aqui, acho que as pessoas preferem participar no blog!

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma amiga que chama-se Amor. O nome completo é Dulce Amor. A irmã dela chama-se Dulce Corazon. Acho os conjuntos fofos e românticos.

    ResponderEliminar
  4. Convivi há uns anos com uma menina que se chama Amar, a mãe fala com sotaque espanhol mas não sei qual a nacionalidade para dizer a verdade. Não sei se nasceu em Portugal mas acho que sim. Há um facto curioso que não posso deixar de revelar, tem uma irmã adoptiva de etnia chinesa chamada Abril Huan. Sempre lhes chamei a família Benetton, a mais velha loira e de olhos azuis a mais nova de cabelo preto e olhos esticados.

    ResponderEliminar
  5. Nessa linha de pensamento acho que não só os derivados ou compostos com Amor podem classificar-se como "declarações de amor". Para mim essa lista poderia incluir muitas outras combinações, como por exemplo:
    x Benedito ou x Benedita
    x Luz
    x Celeste
    x Paz
    ...

    Por exemplo, o facto de alguém ter registado um Francisco Luz para mim significa que os pais querem dizer que o Francisco é a luz da vida deles ou algo semelhante e isso também é uma declaração de amor!

    ResponderEliminar
  6. Conheço um senhor de cerca de 70 anos chamado Amor.

    ResponderEliminar
  7. Falta Amora. O significado do nome do fruto, é amor no feminino, devido ao formado e cores do fruto.

    ResponderEliminar
  8. Mary, achei piada à sua sugestão. Eu creio que a Carlota era para se chamar Carolina, e que durante a gravidez da Fernanda foi Carolina até alguns meses. Portanto, se for menina...talvez seja Carolina. Ou caso o motivo pelo qual desistiram de Carolina ainda se mantenha, Carolina não será. Fico curiosa em caso de ser rapaz...só espero que não escolha o nome do meu filho, que com os seus escassos 25 registos se tem o azar de alguém com alguma influencia nesta coisa de bebes escolher esse nome vai arruinar-me a cabeça.

    ResponderEliminar
  9. Filipa há um pequenino chamado Máximo na chefs academy kids, achei...um máximo :)

    ResponderEliminar
  10. Mary, eu vi o post no fórum e coloquei lá a minha resposta :)

    Deixei Amora de fora precisamente pela associação ao fruto!

    Não vi o programa mas é uma óptima novidade! Imagino que o menino não tenha ar de traumatizado por causa do nome, certo? :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)