Murilo

em 14/01/13


Por sugestão da Alda, hoje olhamos com um pouquinho mais de atenção para o nome Murilo. Pronunciem-no em Espanhol e não será difícil antecipar o significado - "pequeno muro". Dizem, aliás, que passou a ser nome próprio por influência do pintor sevilhano Bartolomé Esteban Murillo mas, como tantos outros nomes interessantes, chegou até mim por influência brasileira. No Brasil, ao contrário do que acontece em Portugal, é um nome relativamente comum; está bem cotado no ranking de 2012 do Baby Center Brasil, onde ocupa a 24.ª posição e não está na lista de nomes marcantes dos anos 80, o que é uma maravilha para quem está neste momento a ponderá-lo.
Eu gosto bastante de Murilo, quer para bebés brasileiros, quer para portugueses e está na minha lista de recomendações masculinas para 2013. É um nome forte, diferente do que estamos habituados, mas ao mesmo tempo reconhecível e, principalmente, acho-o bonito. E mais, creio que seria um par perfeito para Rodrigo que também tem algum salero.
Em 2014, Murilo foi apenas registado num menino português, mas no Brasil, no mesmo ano, Murilo ocupou a 22.ª posição do ranking do Estado de S. Paulo. 

Outros nomes masculinos terminados em -ilo:


  • Adonilo
  • Adruzilo
  • Berilo
  • Cirilo
  • Danilo
  • Nilo
  • Quirilo
  • Teófilo

20 comentários:

  1. Filipa, adorei o post. Obrigada. Quando nós escolhemos o nome, muitos acharam estranho, pois esperavam os mais populares Artur, Miguel, Mateus etc.
    Contudo, somos avessos aos nomes do Top 10, não porque sejam feios, mas porque meu marido é um pouco traumatizado com isso, pois nas suas salas de aula sempre havia, pelo menos, mais dois ou três com o mesmo nome dele.

    Agora, já conheci vários pequenos Murilos, todos fofos.

    Amei a parte em que você disse que combina com Rodrigo, que, afinal, é o nome do meu marido e responsável pela escolha do nome.

    Uma das coisas que mais gosto no nome é o apelido que proporciona: Lilo.

    Beijos, Alda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alda, posso assumir que Murilo vem ganhando popularidade nas maternidades?

      Eliminar
  2. O filho de uma amiga Brasileira chama-se Vinícius Murilo, gosto ambos os nomes muito embora não goste de os ouvir juntos:/
    Mas Vinícius é mais bonito!

    ResponderEliminar
  3. Ah, esqueci de dizer que dos outros nomes terminados em ilo, o único do qual gosto é Danilo. Entretanto, não o usaria em um outro filho, pois ficaria muito "casadinho" com Murilo. Não gosto de nomes muito parecidos para irmãos.

    ResponderEliminar
  4. Ih, o post de 14h saiu errado. A remetente é a Alda hahaha

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do nome Murilo, mesmo não sendo um nome comum em Portugal e pensar sempre no Brasil quando oiço o nome, escolheria o nome sem problemas.

    Já agora o menino para o nome Murilo foi muito bem escolhido, é mesmo como imagino um pequeno Murilo.

    Também gosto bastante de Danilo, mas prefiro Daniel.

    ResponderEliminar
  6. Já agora conheci um Cirilo que por acaso era brasileiro, quando o conheci fiquei admirada com o nome, nunca o tinha ouvido... aliás ele ficou logo famoso na escola e acho que em muito devido ao nome tão fora do comum :P

    ResponderEliminar
  7. Não gosto nada…
    Para além disso acho demasiado brasileiro…

    ResponderEliminar
  8. Murilo é realmente muito bonito. Não sabia o seu significado, nem procedência. Acho que passa por nome português numa boa! Rs... Dos outros citados, prefiro Danilo, mas gosto mesmo é de Daniel. berilo parece elemento químico da tabelo periódica e o Cirilo ficou estigmatizado por causa da novela Carrossel aqui... O coitado sofria horrores!!! Rs...

    ResponderEliminar
  9. Corrigindo: B*erilo, tabelA*

    ResponderEliminar
  10. Acho giro mas associo sempre as novelas brasileiras :)

    ResponderEliminar
  11. Gosto mas também me faz lembrar as novelas brasileiras! Filipa, por acaso sabe se os brasileiros também detestam os nomes portugueses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su., é uma boa pergunta para colocar às leitoras brasileiras!
      Baseando-me unicamente na interacção aqui no blog, diria que os nossos nomes são vistos como antigos e isso provoca duas reacções distintas: por um lado, há quem aprecie e os procure exactamente por isso; por outro, há quem fiquei horrorizado! :D

      Eliminar
  12. Su, tentarei responder a seu questionamento. Mas tenho que esclarecer, inicialmente, que a percepção sobre prenomes no Brasil não parece ser tão uniforme como em Portugal. O Brasil é um país enorme, com inúmeras diferenças regionais e de classe social. Vou dar a minha impressão com os seguintes parâmetros: Sudeste do Brasil, classe média e nível universitário.
    Mesmo com os esclarecimentos acima, não sei se posso generalizar minhas conclusões para esse 'nicho'.

    - Não é habitual misturar gêneros em prenomes como: Antônio Maria ou Maria João. Acha-se estranho utilizar um nome de homem em uma mulher ou vice-versa. Conheço, contudo, pessoas de ascendência portuguesa ou do interior com esse tipo de nome. Fiquei extremamente surpresa ao descobrir que Maria como segundo nome de um homem é considerado algo chique em Portugal...

    - Nomes compostos em que a combinação não seja tradicional (Ex de combinações tradicionais que não geram estranheza: Pedro Henrique, Marcos Paulo, Fernando Henrique, Vera Lúcia, Regina Célia etc) ou que não seja formada pelos primeiros elementos Luís, João, José, Maria ou Ana: parecem nomes de novela mexicana! A explicação, salvo engano, já foi dada por uma leitora brasileira em outro post. Ex: Cristiano Ronaldo ou Rodrigo Gabriel.

    - Nomes como Gonçalo, Dinis, Duarte, Martim, Nuno: são muito pouco encontrados no Brasil. Acho-os bonitos, mas geram um pouco de estranhamento, algo saído da época das caravelas.
    Na minha opinião, Nuno é um nome lindíssimo, mas não colocaria em um filho pelo único motivo de que a cada momento teria que corrigir as pessoas que teimariam em chamá-lo Bruno.

    Abraços fraternos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alda, meus parâmetros são os mesmos dos seus, à exceção de que sou da região Centro-Oeste. Concordo com tudo o que você disse. E ainda há os polêmicos usos das consoantes dobradas; de h, k, w e y indiscriminadamente (como em Nikolly, Kayo, Thaynnara etc.). Isso não é visto como algo chique, mas como alguém que quer se passar por chique e importante.
      Para nós, nomes como Leonor ou Maria do Rosário são de senhoras, de pessoas do interior, algo assim.
      Bom, creio que é isso!
      Abraços!

      Eliminar
  13. Um nome q eu poderia colocar em um filho, acho-o lindo.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pela explicação!! Adorei a definição de "nomes da época das caravelas", vou começar a usar para falar de nomes antigos! ;D
    Apesar de tudo, como os brasileiros têm menos acesso à cultura portuguesa do que o contrário, acabam por ser menos influenciados do que nós somos! :(

    ResponderEliminar
  15. Filipa, quanto ao seu questionamento sobre o aumento de popularidade do nome Murilo, posso dizer que eu tenho percebido mais crianças com esse nome, embora não seja algo muito comum.
    Não sei se passei a reparar mais nos Murilos depois de o meu bebê nascer ou se há objetivamente um aumento nos registros.
    O que vi no site do Babycenter é que o nome teria tido uma pequena queda no ano de 2012.Mas, como você já explicou, não são dados oficiais. Abraços

    ResponderEliminar
  16. Su e Filipa, sei que esse comentário chega meio atrasado, mas como brasileira quero dar minha opinião quanto à pergunta da Su. Eu confesso que acho grande parte dos nomes mais usados em Portugal estranhíssimos, soam como nome de avós e são impensáveis por aqui.
    Acredito que temos essa impressão porque brasileiro tem mania de querer inovar nos nomes, o que às vezes não é uma boa! Creio que algumas tentativas por aqui de escolher um nome exclusivo saem pela culatra e deviam ser proibidas mesmo. Por outro lado, fiquei chocada em saber que existe uma lista de nomes pré-aprovados pelo governo aí em Portugal. Oi?!? O que o governo tem que dar pitaco no nome do meu filho? Que barrem os nomes vexatórios eu super concordo, mas proibirem adição ou alteração de uma simples letra, aí já acho abuso demais... Enfim, essa é minha opinião, meninas. Desculpem o texto! Ah, estou quase batendo o martelo quando ao nome do meu bebê: Murilo! :) Acho lindo, forte e delicado ao mesmo tempo. Fiquem com Deus, Lorena.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)