Os meus momentos preferidos de 2012

em 31/12/12



O ano não poderia ter começado de melhor forma: a divulgação da lista oficial de Nomes mais registados em 2011 deixou-me eufórica porque, pela primeira vez, deixei de presumir a popularidade de alguns nomes, passando a fazer afirmações concretas e isso mudou muita coisa por aqui! Teci algumas Considerações sobre o top 100 e fiz tantos e tantos posts sobre o assunto que achei que devia optar pela criação do Dossier 2011. Pessoalmente, acho que é imperdível e bastante útil para quem quiser fazer uma escolha consciente de um nome. E apesar de desejar profundamente que 2013 se inicie com a divulgação da mesma lista relativa a 2012, acho que se isso não acontecer, a lista de 2011 continuará a ser muito, mas muito válida!


Entretanto, no mundo dos famosos, nasceu a princesa Estelle - um nome pouco convencional para uma futura rainha, mas uma escolha que revela atenção às tendências. Nasceu também o pequeno Samuel Affleck - para mim, era o nome mais esperado do ano, mas acabou por me parecer demasiado conformista para as irmãs Violet e Seraphina - e nasceu a pequena Penélope, filha da estrela dos reality shows americanos, Kourtney Kardashian. A notícia seria quase irrelevante, se o nome escolhido para o seu primeiro filho - Mason - não tivesse dado um salto de dez posições no ranking americano de 2011, passando de 12.º para 2.º lugar. 
E o ano não teria sido o mesmo sem o anúncio do nascimento da pequena Lyanii Viiktórya. No balanço de 2011, tinha escrito a propósito de Lyonce que "Liana ou Leana são nomes que, internacionalmente, estão em grande, portanto a Luciana até nem andou muito longe de acertar". E pimba, fiquei sem margem de manobra para criticar. 
No campo das novidades, arrisquei a compilação de uma lista de Nomes perfeitos para Meninos e para Meninas e agora que as reli, fiquei cheia de vontade de começar 2013 por aí... Escrevi sobre Concha e relembrando o ano todo, parece que o fiz por diversas vezes, pelo que, juntamente com Caetana e Sancho, diria que foi um dos nomes fortes no blog. Também dediquei uma semana inteirinha aos Nomes Masculinos, uma experiência a repetir, porque continuei a dar maior destaque aos nomes femininos. Para a posteridade fica o link do post sobre Nomes masculinos que merecem mais atenção: vale a pena reler, porque mantenho a minha posição! 
Em 2012, apreciei sobretudo a reação das leitoras e leitores aos desafios que fui colocando: a participação foi sempre acima da esperada e as sugestões sempre interessantíssimas. Temos todos gostos muito diferentes, mas o resultado é sempre uma delícia! Foi assim no Desafio dos Nove, nos Nomes preferidos de A a ZNomes para trigémeosO que pensa do seu nome?, no desafio das imagens que inspiram nomes femininos masculinos e nas vossas sugestões de nomes femininos e nomes masculinos para 2013. 
Em Maio foram divulgados os nomes mais populares de 2011 nos EUA e apesar de vivermos noutra realidade, é uma lista que me influencia muito. Sophia e Jacob foram os nomes mais registados, mas a minha atenção está direccionada para Olívia e Benjamim. Conhecemos também os nomes mais populares em EspanhaInglaterra e Gales, as tendências francesas para 2013. 
Outro dos meus posts preferidos foi o que abordou as diferenças entre os nomes mais usados em 1993 em concelhos com maior e menor poder de compra (bela forma de contornar a coisa, ah?), tanto que, mais tarde, reproduzi a experiência com resultados semelhantes. 
Ao longo do ano, realizaram-se vários duelos, mas o que mais me espantou foi aquele em que foram a votos os nomes clássicos masculinos, que teve como vencedor Luís. E já agora, estes foram os restantes resultados: 


  • Diana venceu Marta
  • Daniel venceu André
  • Camila venceu Rafaela
  • Ricardo venceu Alexandre
  • Jéssica venceu Soraia
  • Mateus venceu Samuel
  • Isabel venceu Teresa
  • Henrique venceu Eduardo
  • Morgana venceu Oriana
  • Vitória venceu Benedita
  • Matilde venceu Mafalda
  • Diego venceu Santiago
  • Melissa venceu Larissa
  • Eduarda venceu Francisca
  • Leandro venceu Rúben
  • Adriana venceu Andreia
  • Mateus venceu Matias
  • Maiara venceu Naiara
  • Enzo venceu Giovani
  • Olívia venceu Amália
  • Carolina venceu Mariana
  • Eduarda venceu Fernanda
  • Manuela venceu Fernanda

Em 2012, ainda revisitamos os Nomes chiques para crianças, vimos as variaantes de Maria aprovadas em Portugal, conhecemos um pouco melhor algumas mamãs bloggers, ficamos a conhecer as escolhas reais de alguns portugueses no que respeita a nomes compostos, falamos das tendências masculinas para 2013, e até abordamos a questão dos nomes de ricos e de pobres
E as boas notícias mantiveram-se até ao fim do ano, com a divulgação provisória dos nomes mais usados em 2012 (apesar de não ter havido novidades no topo do ranking, com Maria & Rodrigo a serem novamente os mais populares, temos dois novos números dois: Matilde & Martim) e com a divulgação oficial dos nomes mais usados nas últimas décadas, que originou o Ranking dos Rankings dos nomes portugueses
Ficará também na minha memória a brincadeira que fiz para comemorar o terceiro aniversário do blog e o dia em que o blog ultrapassou a barreira do visitante número 1 milhão. Puxando a brasa à minha sardinha, acho que foi mesmo um ano em cheio e acredito cada vez mais que uma leitura transversal do blog pode ser o suficiente para que um casal escolha um nome português, bonito e  diferente para o seu bebé! 
Termino fazendo votos de Feliz 2013 para todos, mas em particular para quem me fez companhia ao longo destes doze meses. Eu dou o mote diário, mas são vocês que dão vida ao Nomes e mais Nomes! 

7 comentários:

  1. Curioso que na maioria dos duelos votei no perdedor! Isso fará de mim mais convencional ou mais original? (Tirando Henrique, Francisca, Leandro, Mateus, Olívia e Eduarda, em que preferi o vencedor...) Bom ano para todos e, se for caso disso, boas e inspiradas escolhas de nomes ;)

    ResponderEliminar
  2. Para quando o nome Salomão e Caspian?
    Beijinhos e bom 2013!

    ResponderEliminar
  3. Em quem votei?
    "Diana" vs Marta
    Daniel vs "André"
    "Camila" vs Rafael
    "Ricardo" vs Alexandre
    Jéssica vs "Soraia"
    Mateus vs "Samuel"
    Isabel vs "Teresa"
    "Henrique" vs Eduardo
    Morgana vs "Oriana"
    Vitória vs "Benedita"
    "Matilde" vs Mafalda
    "Diego" vs Santiago
    "Melissa" vs Larissa
    "Eduarda" vs Francisca
    "Leandro" vs Rúben
    "Adriana" vs Andreia
    Mateus vs "Matias"
    "Maiara" vs Naiara
    Enzo vs "Giovani"
    "Olívia" vs Amália
    "Carolina" vs Mariana
    "Eduarda" vs Fernanda
    "Manuela" vs Fernanda

    Pus entra "aspas" o nome em que votei.

    ResponderEliminar
  4. gostaria de
    saber o que
    pensam dos
    nomes:
    ali, akin,
    kenya, sara
    fatma
    eliane
    yves
    malik
    etienne

    ResponderEliminar
  5. Um bom 2013 para a Filipa e para todos que acompanham este blog :) e que para o ano continuemos a comentar, palpitar e a divirtir-mo-nos com o mundo dos nomes.

    ResponderEliminar
  6. Q maravilha poder fzr parte da história desse blog q tanto gosto. Beijos e feliz 2013 com muitos novos assuntos interessantes para comentarmos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)