Marina - OK ou KO?

em 17/12/12


Algures entre os popularíssimos Maria e Mariana, é possível encontrar o nome Marina. E numa altura em que Maria do Mar parece estar a ganhar adeptos, talvez esteja aqui uma agradável redescoberta. Presume-se que o nome derive do latim "marinus" e, por isso, significa "do mar". Marinha seria a sua versão arcaica e também é aprovado em Portugal. 
Em 2011, o nome Marina foi apenas registado 24 vezes em Portugal, estando no mesmo patamar de outros trissílabos terminados em -ina, como Cristina, Carina e Sabrina, sendo um pouquinho mais popular do que Celina e Melina, ambos com dez registos, e um pouco menos popular do que Irina, que teve 66. Arriscaria dizer que, neste momento, a preferência dos nomes terminados em -ina vai para os polissílabos - por cá, Carolina e Catarina não imbatíveis e vejo Angelina e Valentina como fortes tendências no Brasil. 
Resumidamente, Marina não está no lote de nomes preferidos dos portugueses, mas a pergunta que se impõe é: poderia estar? À semelhança do que acontece com Cristina e Carina, identificam claramente Marina com os anos 70 e 80 ou é um nome que vão ouvindo em várias gerações? No vosso ponto de vista, o facto de estar associado ao substantivo "marina" é desmotivador ou apenas uma coincidência sem importância? OK ou KO?
Em 1990, Marina rondava o top 30 português, mas abandonou o top 100 em 2009. Em 2014, ficou-se pelos 14 registos. 

A coisa mais gira que li a propósito de Marina foi que aparecia em Bocage como nome poético de Maria Joaquina... 

27 comentários:

  1. A Chef portuguesa Mafalda Pinto Leite é mãe de uma menina Marina e de dois meninos cujos nomes agora não recordo :)

    ResponderEliminar
  2. O nome é interessante, mas talvez ainda algo datado. Talvez precise de mais uns anitos para voltar à ribalta.

    ResponderEliminar
  3. Eu até não acho um nome feio, mas é o 2º nome da minha irmã numa combinação desastrosa dos anos 70, logo ainda não o encaro como muito usável...

    Depois nunca consigo esquecer das marinas e dos barcos... mas bem acho que é daqueles nomes que se começasse a conhecer algumas bebés Marinas, começa a entendê-lo de outra forma.

    ResponderEliminar
  4. um nome terminado em ina que gostava de ver abordado é Aldina... gostava de saber o que pensam dele...

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de Marina! Maria do Mar até acho graça mas Marina não ...

    ResponderEliminar
  6. Não consigo gostar de Marina (barcos), nem Mariana, menos ainda de Maria do mar. Em espanhol é María del Mar ou "Marimar" e já consigo achar alguma piada talvez pela sonoridade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mais ou menos, mas associo sempre aos barcos :), ñ o vejo como nome datado, até pk ó conheço 2 Marinas uma k deve ter 12 anos, e outra 50..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gosto de Benedita.Apesar de ser o nome de uma irmazinha falecida ainda bebê.
      Aqui no Brasil esse nome é horrível.

      Eliminar
  8. Não gosto muito, mas prefiro Marina a Carina.

    ResponderEliminar
  9. Eu acho bem bonito! Conheço uma Marina de 6 aninhos e uma de 33. Também tenho uma aluna de 12 anos com esse nome. Então por aqui não me parece um nome datado. Não gosto de Maria do Mar, porque lembra, como a Benedita disse, Marimar, uma novela mexicana pra lá de ruim! Rs...

    ResponderEliminar
  10. Conheço duas irmãs uma Carina (26 Anos) e uma Marina (17 anos), mas pessoalmente nao gosto de nenhum. Cresci a ouvir mais Carina do que Marina .

    ResponderEliminar
  11. Conheço duas irmãs uma Carina (26 Anos) e uma Marina (17 anos), mas pessoalmente nao gosto de nenhum. Cresci a ouvir mais Carina do que Marina .

    ResponderEliminar
  12. Conheço duas irmãs uma Carina (26 Anos) e uma Marina (17 anos), mas pessoalmente nao gosto de nenhum. Cresci a ouvir mais Carina do que Marina .

    ResponderEliminar
  13. Prefiro Marina a Carina!
    Por falar em nomes terminados em -ina, quantos registos teve o nome Ina.
    Mariana e Maria são nomes tão comuns, ao contrário de Marina.
    Talvez esteja OK, mas não estou muito convencida...

    ResponderEliminar
  14. Fabiana Saboya a novela era péssima, péssima então dobrada!!!
    Mas eu adorava ver... Lol

    ResponderEliminar
  15. Hehehehe... Essa eu não gostava mesmo! Mas uma não muito diferente, Maria do bairro, eu adorava ver! Esses nomes mexicanos... Tá aí um post interessante: os nomes compostos típicos de novela mexicana! E seria interessante ver quais nomes adoramos em segredo, porque temos vergonha de dizer que no fundo adoraríamos ter um filho Gabriel Alfonso. Hehehehehehe....

    ResponderEliminar
  16. Sou Ana, e aqui no Brasil Marina não é muito comum, mas não é associado à barcos, talvez por que aqui usamos mesmo marinha para isso, e por isso NUNCA vemos uma menina chamada de Marinha por aqui, isso lembra a todos peixe, ou então a marinha do Brasil. Marina é considerado um nome bonito, e não é datado. É bem mais bonito que Mariana e Maria, e também por que já são muito usados.
    Nossa, aí em Portugal não acham esse nome bonito... Estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela defesa.
      Sou Marina aqui no Brasil.

      Eliminar
  17. Marina, para mim, é OK :)

    ResponderEliminar
  18. Marina é lindo! Lembra mar que é uma das coisas mais bonitas da natureza!! Além disso, é atemporal, há em várias gerações.

    ResponderEliminar
  19. Eu defendo o nome Marina , acho lindo...Não se vê muito. A Pior coisa que tem , é ter um nome comum, vc vai na esquina e tem três ou quatro com o mesmo nome.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite, sou Marina aqui do Brasil, amo meu nome acho lindo tem tudo a ver comigo além de significar do Mar e eu sou do signo de câncer que é elemento água... tudo a ver comigo *-*
    E ainda tem uma música do Dorival ...
    Marina Morena, vc se pintou... 😀😁...
    As pessoas cantavam essa canção pra mim quando eu era pequena e eu não sabia que ar uma música e agora eu sei, me sinto lisonjeada... ainda aparece alguém que de vez em quando canta pra mim...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)