Aida

em 18/12/12



Olhando para as vossas preciosas sugestões, percebi que há nomes que foram abordados de forma um tanto ao quanto superficial, pelo que decidi reescrever alguns deles. É o caso de Aida, sugerido pela Sónia, que já tinha sido mencionado em Fevereiro do ano passado... 
Aida é um nome curtinho, mas com bastante ritmo; faz-me lembrar Heidi, que é um diminutivo de Adelaide. Indissociável da obra de Verdi, é hoje um nome muito raro no país e em 2011 teve apenas quatro registos, mas eu acho que é bastante usável. A sua pronúncia varia entre "Áida" e "Aída", sendo a última versão mais popular no Brasil. Em relação ao significado, apesar de haver quem o aponte como uma criação do próprio Verdi, também há quem o relacione com o gótico "haidus" - de nobre estirpe - ou com o arábico Ayda, que significa "visitante". Se espreitarmos os outros nomes terminados em -aida que são aprovados em Portugal, talvez nos inclinemos para a ligação ao arábico, que é o que acontece com:


  • Naida
  • Zenaida
  • Zobaida
  • Zoraida 
  • Zubaida


Olhando para alguns nomes femininos com destaque nos últimos anos, como Alice, Clara, Ema ou Lia, acho que Aida não destoa tanto quanto isso. Não é, de forma nenhuma, tão fácil de agradar como os dois primeiros, nem tão moderno quanto os últimos, mas a Aida poderia perfeitamente ser irmã da Ana, da Olívia ou da Sara.
Em 2014, Aida foi o nome escolhido para três meninas portuguesas. 

6 comentários:

  1. esse nome aqui é sinal de brincadeiras maldosas na certa.. Aída, e a volta? SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Aida como já se deve ter percebido... acho um nome leve e com um toque poético... acho perfeitamente usável, além disso como acho que nunca se usou em abundância, pode parecer quase um nome novo :)

    Patrícia como a Filipa disse nós dizemos Áida, por isso não tem volta eheh ;)

    ResponderEliminar
  3. Conheço só uma Aida e esta na casa dos 50 :)
    Até acho querido mas não o usaria...

    ResponderEliminar
  4. Sônia, entendi, rs... ainda bem.. fica até mais suave pronunciado assim..
    É como Pilar, nós aqui falamos mais pilastra, acho q por isso não tem tanta brincadeiras maldosas com o esse nome... rs..

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito :) lembro-me sempre da ópera. Prefiro sem dúvida pronunciar "Áida", acho "Aída" terrível(sorry!). Por causa das diferentes formas de pronunciar, acho que não dava a uma filha...

    Rita

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma amiga chamada Aida Letícia. Ela tem 24 anos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)