Gonçalo

em 15/11/12


Quando penso em nomes elegantes masculinos, Gonçalo é um dos primeiros que me ocorrem. Tem um charme muito próprio e consegue ser um nome forte, marcante, sem ser agressivo. Gonçalo chegou até nós através de Gonçalbo, que é uma evolução do germânico Gundisalvus, que significa "guerreiro". 


Popularidade em Portugal

Gonçalo popularizou-se muito nos últimos 35 anos. Em 1990, Gonçalo ocupava a 29.ª posição do ranking, sendo alvo de 584 registos. Em 1996, ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos mil registos e, em 2002 ultrapassou os dois mil registos anuais. O melhor  resultado foi em 2007, quando foi o quarto nome masculino mais registado, chegando aos 2300 registos. Desde então, perdeu alguma força e em 2011 já foi 6.º, com 1607 registos, superiorizando-se, ainda assim, a Francisco e Guilherme, que me parecem ser os seus grandes opositores. No entanto, há dois nomes que têm vindo a ganhar um enorme destaque e que poderiam perfeitamente entrar para este grupinho: estarão Lourenço Salvador à altura de Gonçalo? 


Atualização em 2015

Gonçalo continua a descer no ranking, ocupando agora a 12.ª posição, mas tem conseguido manter-se acima dos mil registos por ano. Tal como previ em 2012, foi ultrapassado por Francisco [3.º em 2014] e por Guilherme [10.º] nas preferências dos portugueses.

14 comentários:

  1. Gonçalo é um nome bastante comum na minha zona, por S. Gonçalo ser o santo padroeiro. Se para alguns pode parecer um nome de elite, para mim sempre foi um nome presente em qualquer tipo de família. É um nome antigo, masculino, forte sem ser agressivo. É o nome do meu melhor amigo! Não gosto de Salvador, nem de Santigo, são demasiado "religiosos" para o meu gosto. Lourenço aproxima-se mais de Gonçalo ou Vasco.

    ResponderEliminar
  2. Acho que o problema de Gonçalo é não ser internacional, por causa do ç...

    ResponderEliminar
  3. Queria deixar uma sugestão. E que tal amanhã o nome do dia ser Nicolau, aproveitando a proximidade do natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal o Filipe se chamar de Sérgio Manuel guerreiro Semedo da silva. Ass: Gonçalo silva.

      Eliminar
  4. Olá :)
    Lindo o nome, Gonçalo!
    Nunca tinha pensado nisso, mas sim penso que fica no mesmo grupo de Salvador, Lourenço e onde colocaria ainda o Guilherme e o Francisco.
    Uma curiosidade: no ano em que tive o meu filho, Gonçalo, estava muito em voga o nome Tomás e Afonso.
    Um diminutivo de Gonçalo, para além do conhecido Gonças ou Gonça, é Guga :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Gonçalo não me diz nada...para além de ser daqueles nomes que se houve constantemente e por isso, perde o interesse, não acho um nome muito bonito...acho um bocadito "sem sal(o)" ;)

    ResponderEliminar
  6. Gonçalo é o nome do meu segundo filho, e neste momento estou grávida do meu terceiro e estou indecisa entre guilherme e duarte...

    ResponderEliminar
  7. Nunca gostei muito do nome Gonçalo, mas talvez por também ser um nome muito comum nos anos 80 (conheço vários Gonçalos) agora não o vejo com uma carga elitista como vejo Martim ou Tomás.

    Acho que a Infinitiva tem razão o Ç não abona muito a seu favor. Lá têm todos os Gonçalos que ter Goncalo no email :S

    Por último acho que Lourenço tem mais a ver com Gonçalo, acho os dois mais intemporias e de todas as classes. Na minha opinião daqui a poucos anos desapareceram os Salvadores, bem como os Santiagos... Acho que estes últimos são sem dúvida nomes da moda (sobretudo Santiago).

    ResponderEliminar
  8. O que acha do nome Moira? O que sugere para acompanhá-lo? Estou à procura de um nome para milha filha pequeno, bonito e com um significado interessante. Gosto de nomes românticos... Se é que essa "categoria" existe! Ajuda-me, por favor?! Um abraço! Ah, ADORO seu blog!!!

    ResponderEliminar
  9. Fabiana, eu gosto de Moira! Quanto a nomes românticos, eu também acho que existem e acho que têm de ser delicados e femininos, como:

    Alice
    Ana
    Anaís
    Betina
    Celina
    Clara
    Elisa
    Ema
    Flora
    Inês
    Laura
    Lídia
    Lívia
    Madel
    Melissa
    Mia
    Nina
    Perla
    Rosa
    Violeta



    ResponderEliminar
  10. Adoro o nome Gonçalo:))

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Olá moro no Brasil há 16 anos. Tenho 6 filhos e realizei o sonho de menina que era ter os 6 filhos e nunca repeti a primeira letra do nome dos meu filhos aqui vai:
    GONÇALO 13 de Abril de 1999
    JULIANA 5 de Setembro de 2002
    MIGUEL 20 de Setembro de 2004
    ALÉXIA 4 DE Junho de 2007
    LETÍCIA 10 de Agosto de 2009
    VERÓNICA 1 de Dezembro de 2012

    ResponderEliminar
  12. Adoro o nome. Não é nada comum no Brasil.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)