Duelo de nomes - Salvador vs Xavier

em 15/11/19


Chegados a esta altura do ano, começo inevitavelmente a pensar nos nomes que mais se destacaram e, apesar de ainda estar indecisa quanto ao Nome do Ano, posso garantir que Xavier está bem posicionado na corrida. Não é segredo para ninguém que gosto mesmo muito deste nome e teria sido a nossa escolha, caso esperássemos um menino. Xavier é antigo, mas parece moderno. É imponente, mas divertido e aquele X dá-lhe uma enorme graça, na minha opinião! Sinceramente, acho que tem tudo para se aproximar do top 25! 
Por falar em nomes populares, continuo a ouvir imenso o nome Salvador. Sei que foi alvo de um duelo recente mas, na última semana, o nome esteve em grande destaque e tivemos mais um exemplo de que é um nome com uma aura especial e que o seu significado atrai pais ou cuidadores de crianças que passam por momentos delicados na gravidez ou nas primeiras horas de vida, tema que já abordamos aqui. E se também é verdade que evito repetir nomes nos duelos, neste caso parece-me que Salvador é mesmo um dos grandes adversários de Xavier nas listas de agora, por isso vou ter de contornar a minha própria regra! 
O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem: 


12 comentários:

  1. Salvador é um dos meus nomes preferidos desde sempre, gosto mesmo muito.
    Xavier não me encanta mas já tinha comentado num post anterior que acredito que caminha a passos largos para se tornar numa das próximas tendências.
    Beijinhos,
    Sofia.

    ResponderEliminar
  2. Uma grande vantagem de Xavier é o fato da grafia ser igual em vários idiomas (apesar da pronúncia ser bem diferente: "za-VIÉ" ou "gza-vié" em francês, "ZEI-vier" em inglês, etc). Aliás é considerado um nome bem chique na França atualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos, durante a grande crise económica que o país atravessou, era notório que os pais pensavam muito na necessidade de encontrar um nome internacional, mas agora é raro alguém me referir esse elemento como fundamental. Acho que, de certa forma, com a melhoria das condições, deixou de estar no topo das preocupações!

      Eliminar
  3. Gosto mais de Xavier do que Salvador! Contudo, acho que só usaria como segundo nome.

    ResponderEliminar
  4. Salvador é o nome mais parolo deste país, não consigo entender como se tornou tão popular, há literalmente inúmeros nomes ligados ao catolicismo, não é preciso escolher sempre o mesmo.
    Xavier acho bonito, penso que é juntamente com Naiara, os nomes bascos mais populares em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de nenhum mas a ter que escolher, escolho Salvador.

    ResponderEliminar
  6. Nos queríamos mt Xavier caso fosse um menino. Escolhemos este nome ha imenso tempo, 10 anos julgo eu.
    Mas se está a ficar na moda então eu já não o poria.

    ResponderEliminar
  7. Entre Salvador e Xavier, admito meu coração se derrete por Salvador, creio eu que não por acaso rs. Nasci em Salvador, Bahia- Brasil. E desde sempre me encantei pelo nome da minha cidade então certamente seria uma excelente opção como um nome para algum filho, considerando que aqui no Brasil não é um nome popular.

    ResponderEliminar
  8. Como já falei anteriormente não gosto nada de Salvador. Os nomes literais ponho de lado. Xavier não gosto.

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito, muito de Xavier.

    Salvador é um nome bonito, mas não gosto particularmente. Acho-o demasiado "banal" por ser tão usado.

    ResponderEliminar
  10. Não aprecio nenhum deles. De qualquer forma, de ter de escolher, ficaria com Xavier.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)