Máxima

em 23/08/12


Quando em 2010 nasceu o pequeno Max, filho do ator Pedro Lima e da mulher, Anna Westerlund, não fiquei muito impressionada, apesar de a escolha ter feito todo o sentido, já que pretendiam um nome curto, que funcionasse em português e sueco e que combinasse com os nomes das filhas do casal, Emma e Mia. Na altura, não conseguia dissociar Max de Maximiano ou Maximino, mas hoje olho para o nome com mais agrado, apenas porque entretanto me apaixonei por Máxima, que também deriva do Latim maximus e significa "a maior"
Não tenho grandes explicações para esta paixão, para além de que me remete para o Império Romano e  para vestidos de corte império. Aliás, seria bem mais fácil apresentar razões para não gostar - trata-se de um substantivo e de um adjectivo usados frequentemente e são de prever inúmeras brincadeiras com os seus antónimos Mínima e Mini - mas, apesar de tudo, gosto da sonoridade e gosto da grafia. E gosto de o encontrar nos registos antigos, misturado com nomes que são hoje populares: 


  • Maria Máxima
  • Ana Máxima
  • Carlota Máxima
  • Francisca Máxima
  • Margarida Máxima
  • Mariana Máxima
  • Máxima Catarina
  • Máxima Júlia
  • Máxima Benedita
  • Máxima Matilde
  • Máxima Rosa

Sugestões de conjuntos
  • Máxima & Tomás
  • Máxima & Cesarina

Internacionalmente, já vimos que a letra X, marcante em Máxima, é tendência, e em Portugal são aprovados alguns nomes interessantes. Para terminar, uma singela homenagem ao meu queridíssimo professor de Latim: Máxima pulchra est. 

8 comentários:

  1. Talvez pro causa do diminutivo Max, Máxima não é delicado e feminino o suficiente para mim. Apesar de ser um nome cheio de auto-estima não acho usável.

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que ouvi o nome causou me alguma estranheza mas gostei e hoje sou completamente apaixonada por Máxima exactamente por nos remeter ao império romano e a realeza é um nome que ta na minha lista tal Máximo, é daqueles nomes que gosto nos dois géneros.

    ResponderEliminar
  3. Eu dava este nome a uma filha minha, mas como não sou só eu que decido... :D

    ResponderEliminar
  4. E não é que também me lembrei logo das aulas de latim? Como todos os nomes romanos, tem um atractivo de nobreza muito apelativo. Para mim, é um nome invulgar, mas com muita classe, sem dúvida, muito como o fantástico Lívia.

    ResponderEliminar
  5. Numa escala de 0 a 10 específica para Máxima, dou-lhe um 4.

    Diminutivos:
    Max; Máxi

    Conjuntos:
    Máxima & Maxina
    Máxima & Maura

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de Max. Mas associo a nome de cão.

    ResponderEliminar
  7. Também me remete logo para o latim e a história de Roma! Acho-o muito usável, sonoridade forte, muito nobre, excelente para meninas que se tornem mulheres corajosas e determinadas... nesta crise de lideranças ao nível internacional, bem que o Mundo precisa delas!
    Gosto também das variações que proporciona, algumas já referidas: Maximiana, Maximina, Maximiliana, Maxina.

    Sugeria um post com Maximiliana para nomes compostos.
    Obrigada deste já!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)